ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Government / Politics

Gendarmeria

Portuguese translation: Polícia Federal

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Gendarmeria
Portuguese translation:Polícia Federal
Entered by: Paulo Celestino Guimaraes

01:52 Oct 20, 2004
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Government / Politics
Spanish term or phrase: Gendarmeria
Cual seria este cuerpo policial en Brasil? O mejor dicho a que organismo corresponderia o seria similar?

En Argentina son los encargados de cuidar los pasos fronterizos.

PT BRASIL
Jeslu
Argentina
Polícia Federal
Explanation:
SegundO a Constituição da República Federativa do Brasil, uma das atribuições da Polícia Federal é a de exercer as funções de polícia de fronteira.
(Artigo 144 parágrafo Primeiro. III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras
ARTIGO 144
1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União
http://64.233.179.104/search?q=cache:r6XdVk8wXuMJ:legis.sena...
Selected response from:

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Grading comment
Gracias!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +4Polícia Federal
Paulo Celestino Guimaraes
5 +1polica federalMonica Nehr
4 +1Polícia de Fronteira
Heloísa Ferdinandt
4Gendarmaria
Luciano Monteiro


Discussion entries: 2





  

Answers


8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Gendarmaria


Explanation:
Gendarme é um termo muito específico que, conforme o Houaiss, significa "militar pertencente a um tipo especial de corporação, que tem o encargo de velar pela ordem e segurança pública na França e em alguns outros países".

Segundo o mesmo dicionário, o termo equivalente em português é gendarmaria (corpo de gendarmes).

Que eu saiba, a "gendarmerie" francesa não é simplesmente responsável pelo controles das fronteiras. Dependendo do contexto, se quiseres um equivalente para os encarregados de cuidar das fronteiras brasileira, sugiro que use "policial federal", pois este serviço é de responsabilidade da PF.

Luciano Monteiro
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Heloísa Ferdinandt: Você está certíssimo nessa parte, foi um engano meu. Mas a tradução de Gendarmeria para o Brasil nesse caso continua sendo Polícia de Fronteira, sendo um trabalho da Polícia Federal ou não.
14 mins
  -> Heloisa, o site que mencionaste refere-se ao "Comando Regional de Policiamento da Fronteira Oeste". Fronteira Oeste é uma região do Rio Grande do Sul (onde está Uruguaiana, por exemplo). Não tem nada a ver com o policiamento da fronteira propriamente dita

agree  Henrique Magalhaes
6 hrs
  -> Obrigado.

disagree  Paulo Celestino Guimaraes: desculpe mas no Brasil não existe este corpo de gendarmes. A Polícia Federal é que exerce esta função de "polícia de fronteiras".
10 hrs
  -> Foi o que disse na minha explicação. O problema é que o termo que precisa ser traduzido não se limita ao serviço de policiamento de fronteira.

6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Polícia de Fronteira


Explanation:
Polícia de Fronteira recebe viaturas - [ Translate this page ]
... sergipanos, cujos repórteres queriam saber mais detalhes a respeito do serviço que
está sendo implantado em nosso Estado, o policiamento de fronteira. ...
www.agencia.se.gov.br/HomePages/asn.nsf/ 0/3d0c18231caa3ca003256ef60066aff5?OpenDocument - 14k

--------------------------------------------------
Note added at 8 mins (2004-10-20 02:01:05 GMT)
--------------------------------------------------

Melhor ainda:
http://www.dji.com.br/constitucional/policia_de_fronteira.ht...

Heloísa Ferdinandt
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  Luciano Monteiro: Não existem fronteiras no Sergipe
2 mins
  -> Luciano, a costa marítima é tratada como fronteira. Se o site não era bom, já dei outro exemplo que explica melhor.

agree  Paulo Celestino Guimaraes: função de polícia de fronteira mas a nivel federal não existe corpo, quem se ocupa é a própria polícia federal (ver constituição)
10 hrs
  -> Oi, Paulo. Só queria dizer que a parte da Polícia Federal dedicada ao policiamento de fronteira, marítima, terrestre ou aérea, é chamada Polícia de Fronteira. No 2o. site que citei pode ver que na constituição é assim que falam dela. Abraço.

32 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
Polícia Federal


Explanation:
SegundO a Constituição da República Federativa do Brasil, uma das atribuições da Polícia Federal é a de exercer as funções de polícia de fronteira.
(Artigo 144 parágrafo Primeiro. III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras
ARTIGO 144
1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, organizado e mantido pela União e estruturado em carreira, destina-se a:
I - apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
II - prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
III - exercer as funções de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras;
IV - exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União
http://64.233.179.104/search?q=cache:r6XdVk8wXuMJ:legis.sena...


    Reference: http://legis.senado.gov.br/con1988/CON1988_15.04.2004/art_14...
Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Gracias!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Monica Nehr: isso,
1 hr
  -> Obrigado

agree  Simone Tosta: Concordo, se Jeslu quer o correspondente a "gendarmería", é a Polícia Federal.
12 hrs
  -> tbém acho isso Simone...Obrigado!

agree  Luciano Monteiro: Neste caso, sem dúvida.
17 hrs
  -> Obrigado Luciano!

agree  Cristina Santos
1 day19 hrs

15 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
polica federal


Explanation:
quien cuida de las fronteras, pasaje de mercancías y personas es la Policia Federal, gendarmeria no hay, policia de fronteira tampoco, lo que hay es que si por cualquier razón alguien se mete a bobo en fronteras no controladas por la Policia Federal, caso de montañas, ríos, el amazonas, el ejército entra, pero quien cuida de las fronteras es siempre la Policia Federal, no hay vuelta Paulo dio la respuesta correcta, tanto cuida que los extranjeros, me incluyo, tenemos documentos hechos por la Policia Federal
puntos para Paulo...

Monica Nehr
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: muito obrigado Monica pelo apoio irrestrito a minha resposta!!!
3 hrs
  -> de tanto ir, passar fronteiras, fazer documentos no fim entendo de PF, un abrazo e apoiado