KudoZ home » Spanish to Portuguese » Idioms / Maxims / Sayings

cardo

Portuguese translation: cardo (Centaurea melitensis) / escólimo-malhado (na Madeira)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:cardo
Portuguese translation:cardo (Centaurea melitensis) / escólimo-malhado (na Madeira)
Entered by: rhandler

00:47 Mar 6, 2008
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Art/Literary - Idioms / Maxims / Sayings
Spanish term or phrase: cardo
"Por abril corta un cardo y nacerán mil"

é um ditado popular.
simonete
cardo (Centaurea melitensis) / escólimo-malhado (na Madeira)
Explanation:
Igual, em espanhol e em português. que o DRAE assim define:

(Del lat. cardus).
1. m. Planta anual, de la familia de las Compuestas, que alcanza un metro de altura, de hojas grandes y espinosas como las de la alcachofa, flores azules en cabezuela, y pencas que se comen crudas o cocidas, después de aporcada la planta para que resulten más blancas, tiernas y sabrosas.

Veja o que diz o Houaiss:
planta anual (Centaurea melitensis) da fam. das compostas, nativa do Sul da Europa, Norte da África, ilhas Canárias e Madeira, de caule ereto e revestido de pêlos, folhas espinescentes e flores amarelas, em capítulos terminais
2.2 Regionalismo: Madeira.
m.q. escólimo-malhado (Scolymus maculatus)

Selected response from:

rhandler
Grading comment
gracias
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2cardoFreitas e Silva
4 +1cardo (Centaurea melitensis) / escólimo-malhado (na Madeira)rhandler


  

Answers


1 min   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
cardo


Explanation:
.

Freitas e Silva
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Lota Moncada
20 mins

agree  Fernando Fonseca
20 mins

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
cardo (Centaurea melitensis) / escólimo-malhado (na Madeira)


Explanation:
Igual, em espanhol e em português. que o DRAE assim define:

(Del lat. cardus).
1. m. Planta anual, de la familia de las Compuestas, que alcanza un metro de altura, de hojas grandes y espinosas como las de la alcachofa, flores azules en cabezuela, y pencas que se comen crudas o cocidas, después de aporcada la planta para que resulten más blancas, tiernas y sabrosas.

Veja o que diz o Houaiss:
planta anual (Centaurea melitensis) da fam. das compostas, nativa do Sul da Europa, Norte da África, ilhas Canárias e Madeira, de caule ereto e revestido de pêlos, folhas espinescentes e flores amarelas, em capítulos terminais
2.2 Regionalismo: Madeira.
m.q. escólimo-malhado (Scolymus maculatus)



rhandler
Native speaker of: Portuguese
Grading comment
gracias

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Fonseca
4 mins
  -> Obrigado, Fernando!




Voters for reclassification
as
PRO / non-PRO
Non-PRO (1): rhandler