KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law (general)

sustanciar

Portuguese translation: instruir


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:sustanciar
Portuguese translation:instruir
Entered by: rhandler

11:23 Nov 1, 2006
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Acção
Spanish term or phrase: sustanciar
de conformidad con el dispuesto en el articulo 250.2 da LEC, procede sustanciar el processo por los trámites del juicio verbal.
Paulo Rocha
Portugal
instruir
Explanation:
Sustanciar = tramitar el juicio oyendo alternativamente a ambas partes, hasta ponerlo en estado de dictar sentencia. (Eduardo J. Couture).

Veja o DRAE:

sustanciar.

1. tr. Compendiar, extractar.
2. tr. Der. Conducir un asunto o juicio por la vía procesal adecuada hasta ponerlo en estado de sentencia.


Veja, agora, o significado número 5 de "instruir", segundo o Aurelio:

[Do lat. instruere.]
V. t. d.
1. Transmitir conhecimentos a; ensinar.
2. Adestrar, habilitar: 2
3. Adestrar, exercitar, domesticar: 2
4. Transmitir instruções, informar: 2
5. Jur. Pôr (um processo, uma causa, etc.) em estado de ser julgado: &
6. Jur. Anexar a (uma petição apresentada em juízo) documentos comprobatórios de alegações nela feitas: &
V. t. d. e i.
7. Esclarecer, informar, cientificar: 2 2
V. int.
8. Educar, ensinar: 2
V. p.
9. Receber instrução; adquirir conhecimentos.

[Conjug.: v. atribuir.]

Selected response from:

rhandler
Grading comment
obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2instruirrhandler
5consubstanciar
Gabriela Frazao


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
consubstanciar


Explanation:
:-)

Gabriela Frazao
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
instruir


Explanation:
Sustanciar = tramitar el juicio oyendo alternativamente a ambas partes, hasta ponerlo en estado de dictar sentencia. (Eduardo J. Couture).

Veja o DRAE:

sustanciar.

1. tr. Compendiar, extractar.
2. tr. Der. Conducir un asunto o juicio por la vía procesal adecuada hasta ponerlo en estado de sentencia.


Veja, agora, o significado número 5 de "instruir", segundo o Aurelio:

[Do lat. instruere.]
V. t. d.
1. Transmitir conhecimentos a; ensinar.
2. Adestrar, habilitar: 2
3. Adestrar, exercitar, domesticar: 2
4. Transmitir instruções, informar: 2
5. Jur. Pôr (um processo, uma causa, etc.) em estado de ser julgado: &
6. Jur. Anexar a (uma petição apresentada em juízo) documentos comprobatórios de alegações nela feitas: &
V. t. d. e i.
7. Esclarecer, informar, cientificar: 2 2
V. int.
8. Educar, ensinar: 2
V. p.
9. Receber instrução; adquirir conhecimentos.

[Conjug.: v. atribuir.]



rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 119
Grading comment
obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
2 hrs
  -> Obrigado, Henrique.

agree  Rildo Oliveira
21 hrs
  -> Obrigado, Polycarpo.