KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law (general)

recurso de reposición

Portuguese translation: recurso de agravo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:recurso de reposición
Portuguese translation:recurso de agravo
Entered by: rhandler

11:25 Nov 1, 2006
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents - Law (general) / Acção
Spanish term or phrase: recurso de reposición
Contra esta resolução cabe recursi de REPOSICIÓN ante este Juzgado, no obstante el cual se llevará.........
Paulo Rocha
Portugal
recurso de agravo
Explanation:
É o recurso cabível contra decisões interlocutórias. O magistrado pode, em face desse recurso, modificar sua decisão anterior, no que se denomina "juízo de retratação".

Também assim se denomina, em espanhol, o que se chama, em português, de "pedido de reconsideração", que é dirigido ao próprio magistrado.

As definições que dá o Vocabulario Jurídico de Eduardo Couture para "reposición" são:

1. Decisión del magistrado modificando por contrario imperio su resolución anterior (que seria a nossa "reconsideração");

2. Recurso conferido al litigante que ha sufrido algun perjuicio por una mere-interlocutoria o por una interlocutoria, por el cual solicita del magistrado que la dictó, la reconsidere y modifique por contrario imperio (este seia o recurso de agravo, dirigido ao Tribunal, mas no qual se dá a oportunidade do juízo de retratação ao juiz do primeiro grau).

Alguns exemplos:

Acordão da Relação de Évora de 11.5.2000
É dessa douta decisão que vem interposto o presente recurso de agravo. Nas suas alegações a agravante formulou as seguintes conclusões:. 1 - O art. ...
www.tre.pt/jurisp/1056-99bc.html

[DOC] NOTAS SOLTAS SOBRE APELAÇÃO E AGRAVO
File Format: Microsoft Word - View as HTML
Não nos parece que a solução de impugnação de despachos interlocutórios proferidos no processo, por recurso de agravo, possa ter a solução do artº 511º nº3 ...
www.gplp.mj.pt/home/conferencias/SistemaRecursos/MinhoTexto...
Selected response from:

rhandler
Grading comment
obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1recurso de agravorhandler
3reclamação
bezowski


  

Answers


1 hr   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
reclamação


Explanation:
Esclareça-se ainda que, na Ley de Enjuiciamiento Civil, o
recurso de apelación só se aplica às decisões finais, estando
reservado para as "decisões não definitivas" o recurso de
reposición (que se comporta como uma reclamação).
Em alguns casos, é possível recorrer da decisão do juiz proferida
sobre a reclamação. Sobre o "recurso de reposición": artigo 454 da LEC 1/2000. Saliente-se que o "nosso" recurso de agravo é simultaneamente reclamação e recurso.
http://tinyurl.com/yxaknq

bezowski
Poland
Specializes in field
Native speaker of: Native in PolishPolish

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
recurso de agravo


Explanation:
É o recurso cabível contra decisões interlocutórias. O magistrado pode, em face desse recurso, modificar sua decisão anterior, no que se denomina "juízo de retratação".

Também assim se denomina, em espanhol, o que se chama, em português, de "pedido de reconsideração", que é dirigido ao próprio magistrado.

As definições que dá o Vocabulario Jurídico de Eduardo Couture para "reposición" são:

1. Decisión del magistrado modificando por contrario imperio su resolución anterior (que seria a nossa "reconsideração");

2. Recurso conferido al litigante que ha sufrido algun perjuicio por una mere-interlocutoria o por una interlocutoria, por el cual solicita del magistrado que la dictó, la reconsidere y modifique por contrario imperio (este seia o recurso de agravo, dirigido ao Tribunal, mas no qual se dá a oportunidade do juízo de retratação ao juiz do primeiro grau).

Alguns exemplos:

Acordão da Relação de Évora de 11.5.2000
É dessa douta decisão que vem interposto o presente recurso de agravo. Nas suas alegações a agravante formulou as seguintes conclusões:. 1 - O art. ...
www.tre.pt/jurisp/1056-99bc.html

[DOC] NOTAS SOLTAS SOBRE APELAÇÃO E AGRAVO
File Format: Microsoft Word - View as HTML
Não nos parece que a solução de impugnação de despachos interlocutórios proferidos no processo, por recurso de agravo, possa ter a solução do artº 511º nº3 ...
www.gplp.mj.pt/home/conferencias/SistemaRecursos/MinhoTexto...


rhandler
Specializes in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 119
Grading comment
obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
2 hrs
  -> Obrigado, Henrique.