KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law (general)

Expósito

Portuguese translation: órfão /abandonado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Expósito
Portuguese translation:órfão /abandonado
Entered by: Simone Tosta

23:28 Feb 10, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law (general) / Certidão de nascimento
Spanish term or phrase: Expósito
Tenho numa certidão de nascimento esta expressão: DATOS DEL EXPÓSITO

Segundo o DRAE:
expósito, ta.
(Del lat. exposĭtus, expuesto).

1. adj. Dicho de un recién nacido: Abandonado o expuesto, o confiado a un establecimiento benéfico.

Como diria isso em Pt-Br? Abandonado (soa tão feio...), órfão?

Obrigada!
Simone Tosta
Mexico
órfão /abandonado
Explanation:
É infelizmente esses são os termos legais (embora não sejam "legais" de se aplicarem, especialmente a crianças!)

"A condição de órfão e de abandonado, o histórico de família, os procedimentos e a trajetória de institucionalização, ..."
** http://www.facom.ufba.br/pretextos/silva2.html
Selected response from:

Lota Moncada
Grading comment
Obrigada a todos! Como se trata do título de uma seção, optei por óRFÃO.< Grata!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2enjeitado, exposto
P Forgas
4órfão /abandonado
Lota Moncada
3entregue
Clauwolf


Discussion entries: 1





  

Answers


12 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
entregue


Explanation:
:) ... pela morte de sua filha menor, entregue aos cuidados da instituição e atropelada quando distribuía panfletos publicitários em uma esquina na cidade de ...
www.stj.gov.br/portal_stj/publicacao/engine.wsp?tmp.estilo=... - 20k - Em cache - Páginas Semelhantes

Clauwolf
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
órfão /abandonado


Explanation:
É infelizmente esses são os termos legais (embora não sejam "legais" de se aplicarem, especialmente a crianças!)

"A condição de órfão e de abandonado, o histórico de família, os procedimentos e a trajetória de institucionalização, ..."
** http://www.facom.ufba.br/pretextos/silva2.html

Lota Moncada
Specializes in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigada a todos! Como se trata do título de uma seção, optei por óRFÃO.< Grata!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
enjeitado, exposto


Explanation:
enjeitado
n substantivo masculino
2 aquele que foi abandonado, ao nascer ou em tenra idade, pelos pais ou pela mãe, de quem não se conhece a identidade; exposto
Ex.: asilo de enjeitados

exposto
n substantivo masculino
3 criança que foi abandonada pelos pais, ao nascer ou em tenra idade, e colocada na roda dos expostos; enjeitado

dic. houaiss

P Forgas
Brazil
Native speaker of: Spanish
PRO pts in category: 4
Notes to answerer
Asker: Agradezco tu comentario. De hecho, en mi respuesta seleccioné las dos opciones "Huérfano/Abandonado", y creo que es lo más adecuado para mi contexto. Gracias!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
8 hrs

agree  Charlesp
23 hrs