KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law (general)

obra en virtud

Portuguese translation: actua por força(ou em virtude)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:obra en virtud
Portuguese translation:actua por força(ou em virtude)
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

16:18 Aug 5, 2004
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Law/Patents - Law (general)
Spanish term or phrase: obra en virtud
Numa certidão de nascimento aparece no fim: "El declarante obra en virtud de la autorización que se archiva." Não percebo bem o sentido da expressão. Obrigada
Ana Mendes
actua
Explanation:
O declarante actua por força(OU= em virtude) da autorização que (agora) se arquiva (OU= é arquivada).

Obra: Cosa hecha o producida por un agente.

Tomar alguien una obra:
1. fr. Encargarse de ella, concertándola para ponerla en ejecución.


www.rae.es (Real Academis Española)

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 4 hrs 20 mins (2004-08-06 20:38:28 GMT)
--------------------------------------------------

iPerdonad, quiso decir REAL ACADEMIA ESPAÑOLA!


--------------------------------------------------
Note added at 1 day 4 hrs 23 mins (2004-08-06 20:41:10 GMT)
--------------------------------------------------

Acordão do Tribunal Central Administrativo
... de Alfândega; e, na qualidade em que ACTUA , está, nos ... nº 5, do RJIFA - descaminho por atribuição de ... de uma declaração assinada pelo declarante ou pelo ...
www.dgsi.pt/jtca.nsf/0/ 2817ab51bece0e7780256dfd0042f87a?

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça
... O que sucede é que o DECLARANTE se serve da sua ... susceptíveis de tributação - que o direito penal secundário ACTUA. Por outro lado - e ainda a respeito da ...
www.gde.mj.pt/jstj.nsf/0/ e03a28fca86bf13d80256d4f0040576a?OpenDocument - 101k - Resultado suplementar
Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Grading comment
Obrigada a todos!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2age em virtude de
Simone Tosta
5actua
María Leonor Acevedo-Miranda


Discussion entries: 1





  

Answers


8 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
age em virtude de


Explanation:
Ana, "obrar", neste caso, traz a idéia de realizar uma ação.
Minha sugestão é "agir em virtude de".

Sorte! :)

Simone Tosta
Mexico
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
9 hrs
  -> Obrigada!

agree  M. Graciela Aparicio - BGE Translation Group
15 hrs
  -> Obrigada

1 day4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
actua


Explanation:
O declarante actua por força(OU= em virtude) da autorização que (agora) se arquiva (OU= é arquivada).

Obra: Cosa hecha o producida por un agente.

Tomar alguien una obra:
1. fr. Encargarse de ella, concertándola para ponerla en ejecución.


www.rae.es (Real Academis Española)

--------------------------------------------------
Note added at 1 day 4 hrs 20 mins (2004-08-06 20:38:28 GMT)
--------------------------------------------------

iPerdonad, quiso decir REAL ACADEMIA ESPAÑOLA!


--------------------------------------------------
Note added at 1 day 4 hrs 23 mins (2004-08-06 20:41:10 GMT)
--------------------------------------------------

Acordão do Tribunal Central Administrativo
... de Alfândega; e, na qualidade em que ACTUA , está, nos ... nº 5, do RJIFA - descaminho por atribuição de ... de uma declaração assinada pelo declarante ou pelo ...
www.dgsi.pt/jtca.nsf/0/ 2817ab51bece0e7780256dfd0042f87a?

Acórdão do Supremo Tribunal de Justiça
... O que sucede é que o DECLARANTE se serve da sua ... susceptíveis de tributação - que o direito penal secundário ACTUA. Por outro lado - e ainda a respeito da ...
www.gde.mj.pt/jstj.nsf/0/ e03a28fca86bf13d80256d4f0040576a?OpenDocument - 101k - Resultado suplementar

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 19
Grading comment
Obrigada a todos!