KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law/Patents

técnica de difuminado

Portuguese translation: esbatimento


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:difuminado
Portuguese translation:esbatimento
Entered by: Andreia Silva

00:39 Mar 5, 2002
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents
Spanish term or phrase: técnica de difuminado
uma técnica utilizada na pintura de automóveis. Será Técnica de esbatimento?
Andreia Silva
Portugal
Técnica de Esbatido / de Esbatimento
Explanation:
A definição de Esbater dada no nosso grande Aurélio Séc.XXI é:

Esbater = "Atenuar os contrastes de cor ou tom de, passando gradualmente do mais forte ao mais fraco, ou vice-versa: Ex.: Esbatendo o céu, Portinari criou, em muitas de suas telas, efeitos de grande profundidade.

Esbatido = Desmaiado, atenuado, suavizado: Ex.: "ali, àquela luz tênue e esbatida, ele exalava a sua paixão crescente" (Eça de Queirós, Contos, p. 28); Ex.: "Pela abertura do vale, a vista alongava-se aos tons dos planos distantes, esfumados, esbatidos " (Conde de Ficalho, Uma Eleição Perdida, pp. 30-31).
S. m.
2. Efeito de esbater.
3. Impressão de relevo obtida com o emprego do claro-escuro.


Espero tê-la ajudado.
Bom trabalho ;>D
Lusobras.
Selected response from:

Lusobras
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5Técnica de Esbatido / de Esbatimento
Lusobras
4esfumar / esfumado
Tatiana Öri-Kovács


  

Answers


43 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
esfumar / esfumado


Explanation:
Encontrado no dicionário Señas:

difuminar: disminuir la intensidad de un color, de un olor o de un sonido (...). esfumar

Tatiana Öri-Kovács
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 8

7 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Técnica de Esbatido / de Esbatimento


Explanation:
A definição de Esbater dada no nosso grande Aurélio Séc.XXI é:

Esbater = "Atenuar os contrastes de cor ou tom de, passando gradualmente do mais forte ao mais fraco, ou vice-versa: Ex.: Esbatendo o céu, Portinari criou, em muitas de suas telas, efeitos de grande profundidade.

Esbatido = Desmaiado, atenuado, suavizado: Ex.: "ali, àquela luz tênue e esbatida, ele exalava a sua paixão crescente" (Eça de Queirós, Contos, p. 28); Ex.: "Pela abertura do vale, a vista alongava-se aos tons dos planos distantes, esfumados, esbatidos " (Conde de Ficalho, Uma Eleição Perdida, pp. 30-31).
S. m.
2. Efeito de esbater.
3. Impressão de relevo obtida com o emprego do claro-escuro.


Espero tê-la ajudado.
Bom trabalho ;>D
Lusobras.

Lusobras
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 43