KudoZ home » Spanish to Portuguese » Law/Patents

Juzgado Letrado

Portuguese translation: Juízo


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:Juzgado Letrado
Portuguese translation:Juízo
Entered by: rhandler

17:23 Jan 8, 2003
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Law/Patents
Spanish term or phrase: Juzgado Letrado
Estatutos de uma empresa:

De acuerdo con lo informado, remitarse estos obrados al Juzgado Letrado de origen.

*****

Estatutos tramitados ante el Juzgado Letrado Departamental de la Capital de 14° Turno.
Tatiana Öri-Kovács
Brazil
Tribunal
Explanation:
A palavra "Letrado" em espanhol é usada para diferenciar o Juiz Togado dos Juízes de Paz (ou, entre nós, nas Varas do Trabalho, até algum tempo atrás, dos Juízes Classistas). Quando couber a tradução, o equivalente é "Togado".

No caso em pauta, a tradução seria "... ao Tribunal (ou Vara) de origem."

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-08 18:58:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos e referências do Google, tanto do Brasil quanto de Portugal:

Supremo Tribunal Federal
... Art. 314. O agravo de instrumento obedecerá, no Juízo ou Tribunal de origem, às normas da legislação processual vigente. CPC: art. 508 (prazo) - art. ...
www.stf.gov.br/institucional/regimento/p2t11c3.asp - 34k - Em cache - Páginas Semelhantes

Supremo Tribunal Federal
... 326 2 e 5 . Compete ao Presidente do Tribunal de origem, com agravo do despacho denegatório para o Supremo Tribunal Federal, o exame da admissibilidade do ...
www.stf.gov.br/institucional/regimento/p2t11c5.asp - 67k - Em cache - Páginas Semelhantes

O NEÓFITO - Informativo Jurídico
... a apuração realizada, normalmente, em primeira instância, o que também acontece quando a ação é, originariamente, apreciada pelo tribunal de origem. ...
www.neofito.com.br/artigos/art01/pcivil34.htm

[PDF]ACÇÕES DE FORMAÇÃO HABILUS
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... SECÇÃO CENTRAL Registar: - qualquer tipo de papel, que entre no Tribunal - a complexidade em processos crime - a informação do Tribunal de Origem - um novo ...
www.dgsj.pt/tecno/pdf/mapformc.pdf - Páginas Semelhantes

Centros de Apoio
Instruções : Informe o Tribunal de origem do processo a ser pesquisado;. Informe o número do processo, sem incluir os separadores;. ... Tribunal de Origem. ...
www.pgj.mg.gov.br/scpj/principal.htm

DireitoNet - Doutrina - Dicionário Jurídico - Supremo Tribunal ...
... todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ...
www.direitonet.com.br/doutrina/dicionarios/ juridico/x/29/00/290/

::Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia::
... 508 do CPC), os autos serão conclusos ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem para proceder o juízo de prelibação, mediante decisão ...
www.tj.ro.gov.br/emeron/revistas/revista1/11.htm - 32k


--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-08 19:01:39 (GMT)
--------------------------------------------------

No Brasil, para juízos monocráticos, como é o caso dos de primeira instância, emprega-se Vara, em vez de Tribunal, que é palavra reservada para os órgãos de segunda instância e superiores.

Não há necessidade (nem cabe) traduzir a palavra \"Letrado\", neste caso. Traduza, simplesmente, por \"Tribunal de origem\" ou \"Vara de origem\", conforme melhor caiba no contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-08 19:06:48 (GMT)
--------------------------------------------------

Uma solução mais genérica: JUÍZO DE ORIGEM, que serve em qualquer caso. Por favor, considere esta a minha sugestão, e boa sorte.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-08 19:10:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos de Juízo de origem:

[DOC]www.tj.mt.gov.br/corregedoria/provimentos/prov0102.doc
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... 7.33.3.1.2 – Igual procedimento deverá ser adotado toda vez que a guia retornar ao Juízo de origem por decisão do Juízo da CEPA/MT. ...
Páginas Semelhantes

[PDF]PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Eleitoral do Maranhão, à unanimidade de votos e de acordo com o parecer do Ministério Público, determinar a baixa dos autos ao Juízo de origem, a fim de ...
www.tre-ma.gov.br/processos_lidos/ 05022002/178cs29.23.pdf - Páginas Semelhantes

Tribunal de Justiça do Espírito Santo
... providências junto a UNIS-Unis de Integração Social, do ICAES, expedindo a respectiva Guia de Internamento e autorizando o Juízo de origem a encaminhar o ...
www.tj.es.gov.br/Inf_Juventude/art9_infjuventude.htm - 27k - Em cache - Páginas Semelhantes

[RTF]RO Nº 161.97.0343-50
Formato do arquivo: Rich Text Format - Ver em HTML
... recurso, a reforma da decisão para afastar a litispendência acolhida e, em conseqüência, que seja determinado o retorno dos autos ao Juízo de Origem a fim ...
www.trt05.gov.br/ementas/Ac/13171-98.rtf - Páginas Semelhantes

[RTF]AP Nº 002.90.1734-55
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Uau! Quantos exemplos! Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3Tribunalrhandler
3Tribunal de Jurisdição
Clauwolf


  

Answers


10 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
Tribunal de Jurisdição


Explanation:
:)

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 367

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
Tribunal


Explanation:
A palavra "Letrado" em espanhol é usada para diferenciar o Juiz Togado dos Juízes de Paz (ou, entre nós, nas Varas do Trabalho, até algum tempo atrás, dos Juízes Classistas). Quando couber a tradução, o equivalente é "Togado".

No caso em pauta, a tradução seria "... ao Tribunal (ou Vara) de origem."

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-08 18:58:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Alguns exemplos e referências do Google, tanto do Brasil quanto de Portugal:

Supremo Tribunal Federal
... Art. 314. O agravo de instrumento obedecerá, no Juízo ou Tribunal de origem, às normas da legislação processual vigente. CPC: art. 508 (prazo) - art. ...
www.stf.gov.br/institucional/regimento/p2t11c3.asp - 34k - Em cache - Páginas Semelhantes

Supremo Tribunal Federal
... 326 2 e 5 . Compete ao Presidente do Tribunal de origem, com agravo do despacho denegatório para o Supremo Tribunal Federal, o exame da admissibilidade do ...
www.stf.gov.br/institucional/regimento/p2t11c5.asp - 67k - Em cache - Páginas Semelhantes

O NEÓFITO - Informativo Jurídico
... a apuração realizada, normalmente, em primeira instância, o que também acontece quando a ação é, originariamente, apreciada pelo tribunal de origem. ...
www.neofito.com.br/artigos/art01/pcivil34.htm

[PDF]ACÇÕES DE FORMAÇÃO HABILUS
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... SECÇÃO CENTRAL Registar: - qualquer tipo de papel, que entre no Tribunal - a complexidade em processos crime - a informação do Tribunal de Origem - um novo ...
www.dgsj.pt/tecno/pdf/mapformc.pdf - Páginas Semelhantes

Centros de Apoio
Instruções : Informe o Tribunal de origem do processo a ser pesquisado;. Informe o número do processo, sem incluir os separadores;. ... Tribunal de Origem. ...
www.pgj.mg.gov.br/scpj/principal.htm

DireitoNet - Doutrina - Dicionário Jurídico - Supremo Tribunal ...
... todos os membros da magistratura sejam direta ou indiretamente interessados, e aquela em que mais da metade dos membros do tribunal de origem estejam impedidos ...
www.direitonet.com.br/doutrina/dicionarios/ juridico/x/29/00/290/

::Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia::
... 508 do CPC), os autos serão conclusos ao presidente ou ao vice-presidente do tribunal de origem para proceder o juízo de prelibação, mediante decisão ...
www.tj.ro.gov.br/emeron/revistas/revista1/11.htm - 32k


--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-08 19:01:39 (GMT)
--------------------------------------------------

No Brasil, para juízos monocráticos, como é o caso dos de primeira instância, emprega-se Vara, em vez de Tribunal, que é palavra reservada para os órgãos de segunda instância e superiores.

Não há necessidade (nem cabe) traduzir a palavra \"Letrado\", neste caso. Traduza, simplesmente, por \"Tribunal de origem\" ou \"Vara de origem\", conforme melhor caiba no contexto.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-08 19:06:48 (GMT)
--------------------------------------------------

Uma solução mais genérica: JUÍZO DE ORIGEM, que serve em qualquer caso. Por favor, considere esta a minha sugestão, e boa sorte.

--------------------------------------------------
Note added at 2003-01-08 19:10:07 (GMT)
--------------------------------------------------

Exemplos de Juízo de origem:

[DOC]www.tj.mt.gov.br/corregedoria/provimentos/prov0102.doc
Formato do arquivo: Microsoft Word 2000 - Ver em HTML
... 7.33.3.1.2 – Igual procedimento deverá ser adotado toda vez que a guia retornar ao Juízo de origem por decisão do Juízo da CEPA/MT. ...
Páginas Semelhantes

[PDF]PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DO MARANHÃO ...
Formato do arquivo: PDF/Adobe Acrobat - Ver em HTML
... Eleitoral do Maranhão, à unanimidade de votos e de acordo com o parecer do Ministério Público, determinar a baixa dos autos ao Juízo de origem, a fim de ...
www.tre-ma.gov.br/processos_lidos/ 05022002/178cs29.23.pdf - Páginas Semelhantes

Tribunal de Justiça do Espírito Santo
... providências junto a UNIS-Unis de Integração Social, do ICAES, expedindo a respectiva Guia de Internamento e autorizando o Juízo de origem a encaminhar o ...
www.tj.es.gov.br/Inf_Juventude/art9_infjuventude.htm - 27k - Em cache - Páginas Semelhantes

[RTF]RO Nº 161.97.0343-50
Formato do arquivo: Rich Text Format - Ver em HTML
... recurso, a reforma da decisão para afastar a litispendência acolhida e, em conseqüência, que seja determinado o retorno dos autos ao Juízo de Origem a fim ...
www.trt05.gov.br/ementas/Ac/13171-98.rtf - Páginas Semelhantes

[RTF]AP Nº 002.90.1734-55


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in pair: 1906
Grading comment
Uau! Quantos exemplos! Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  LoreAC
16 hrs
  -> Thank you, Lore

agree  Ricardo Souza: Perfeição!
20 hrs
  -> Obrigado, tradsouza

agree  xxxPandorah: mais completo impossível!
51 days
  -> Obrigado, Pandorah