ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Linguistics

o / lhe ajudarão

Portuguese translation: Vão ajudá-lo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:o / lhe ajudarão
Portuguese translation:Vão ajudá-lo
Entered by: Annoni

15:00 Aug 30, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Linguistics
Spanish term or phrase: o / lhe ajudarão
NO PT do Brasil o correto é : o ajudarão ou lhe ajudarão?
Está ferindo-se a VOCÊ

Original: "Estos sitios web lo ayudarán a avanzar .."
Annoni
Vão ajudá-lo
Explanation:
Acho que pode ser um opção correta.
Selected response from:

Maria Fandiño
Argentina
Grading comment
Também acho qeu esta forma é mais usual no Brasil. Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2Vão ajudá-lo
Maria Fandiño
5 +1ajudá-lo-ão
Mariana Moreira
3 +3o ajudarão
tierri pimpao
4o ajudarão ou vão ajudá-lo ou vão lhe ajudar a ...AlejandroB
4o ajudarão
Marisa Nagayama


  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
ajudá-lo-ão


Explanation:
em Portugal esta seria uma forma correcta

:)

Mariana Moreira
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  rhandler: A consulente foi explícita: qual a forma correta no Brasil? A dúvida era entre "o" e "lhe", a aí estamos todos de acordo.
23 mins
  -> Por isso tive o cuidado de realçar "em Portugal"

agree  Ricardo Pereira
1 hr
  -> Obrigada, Ricardo

disagree  xxxLuzCardoso: Gramaticalmente está correto, mas soa pedantismo, não é nada usual. Faço referência aqui ao português do Brasil.
4 hrs
  -> não concordo

agree  Cristina Santos: Para Pt Pt sim, claro!
1 day43 mins
  -> Obrigada, Cristina

4 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +3
o ajudarão


Explanation:
creio que esta regra nao se aplica no Brasil

tierri pimpao
France
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in FrenchFrench

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler: Tem razão, Tierri: a mesóclise não é usual no Brasil, e sua resposta é a melhor. O verbo ajudar não pede preposição: ajudá-lo, ajudam-no, o ajudarão, etc.
19 mins

agree  Egmont
17 hrs

agree  Cristina Santos
1 day41 mins

50 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
o ajudarão


Explanation:
Pode-se usar ambos, só que "lhe" fica muito rebuscado e não é muito usado. Depende do contexto e do tipo de texto que está a ser traduzido.

Example sentence(s):
  • Querido Pedro, seus primos "o ajudarão" a achar casa em Portugal.
Marisa Nagayama
Native speaker of: Portuguese

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
Vão ajudá-lo


Explanation:
Acho que pode ser um opção correta.

Maria Fandiño
Argentina
Native speaker of: Spanish
PRO pts in category: 4
Grading comment
Também acho qeu esta forma é mais usual no Brasil. Obrigada!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  xxxLuzCardoso: É a melhor forma, definitivamente. O verbo ajudar é transitivo direto, ou seja, ajudar alguém a fazer alguma coisa.
59 mins
  -> Obrigada Luz!

agree  Cristina Santos
22 hrs
  -> Obrigada Cristina!

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
o ajudarão ou vão ajudá-lo ou vão lhe ajudar a ...


Explanation:
Em português brasileiro.

AlejandroB
Specializes in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish