KudoZ home » Spanish to Portuguese » Mechanics / Mech Engineering

husillo

Portuguese translation: eixo-árvore


01:32 Feb 22, 2008
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Mechanics / Mech Engineering / automação industrial/máquina-ferramenta
Spanish term or phrase: husillo
ES > PTBr, neste contexto:

"c) Inversor. Para el control de la velocidad del husillo se compró un inversor..."

Obrigada!
Suzel Belmonte
Brazil
Portuguese translation:eixo-árvore
Explanation:
El husillo es el eje principal del torno que gira de acuerdo a las velocidades y el sentido requerido por el operario. Este eje es hueco para que por dentro pasen las varillas largas a mecanizar.
En esta página web (pág. 7) se pueden apreciar las partes principales de un torno en español:
http://www.bisonworkholding.com/Tools/PDF/BISONMandriles.pdf

Y en esta las características técnicas principales de tornos en portugués:

Nariz do eixo-árvore. ASA. A2-11". Diâmetro do furo do eixo-árvore. mm. 160. Faixa de velocidades. rpm. 1 a 1.022. Faixa I. rpm. 1 a 258. Faixa II ...
www.romi.com.br/mf_centur_50.0.html - 29k
Selected response from:

Eddy Roni
Grading comment
Obrigada, Eddy!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5eixo-árvore
Eddy Roni
4 +1carretelrhandler
4árvore (do torno)Freitas e Silva
4parafusoLuciano Eduardo de Oliveira
3fuso / parafuso
Paula Mangia Garcia Terra


  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
parafuso


Explanation:
Pelo que sei, é isso.

Luciano Eduardo de Oliveira
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4

8 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
carretel


Explanation:
trata-se de um parafuso de ferro ou madeira usado para o movimento de prensas e outras máquinas, como definido pelo DRAE:

husillo1.
(Del dim. de huso).
1. m. Tornillo de hierro o madera que se usa para el movimiento de las prensas y otras máquinas.


A frase ficará:

"c) Inversor. Para o controle da velocidade do carretel, comprou-se um inversor..."




rhandler
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 128

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
6 hrs
  -> Obrigado, Humberto!


36 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
árvore (do torno)


Explanation:
A Spanish -> English Dictionary (Granada University, Spain), 7.7 husillo
= spindle.
Ex: The movement of the bar turned the spindle through about ninety degrees, and the screw working in the nut caused it to descend about 15 mm.

Paulo Roberto da Costa - Glossário de Mecânica
Spindle
Fuso, rosca sem-fim, eixo que serve a outros eixos ou engrenagens, árvore

x
Lathe spindle
Árvore do torno

--------------------------------------------------
Note added at 57 mins (2008-02-22 02:30:35 GMT)
--------------------------------------------------

Indústrias Romi S.A.
Cabeçote engrenado, com eixo-árvore apoiado em mancais de rolamento de ultra precisão, ... Diâmetro do furo do eixo-árvore. mm. 160. Faixa de velocidades ...
www.romi.com.br/mf_centur_50.0.html

Freitas e Silva
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
eixo-árvore


Explanation:
El husillo es el eje principal del torno que gira de acuerdo a las velocidades y el sentido requerido por el operario. Este eje es hueco para que por dentro pasen las varillas largas a mecanizar.
En esta página web (pág. 7) se pueden apreciar las partes principales de un torno en español:
http://www.bisonworkholding.com/Tools/PDF/BISONMandriles.pdf

Y en esta las características técnicas principales de tornos en portugués:

Nariz do eixo-árvore. ASA. A2-11". Diâmetro do furo do eixo-árvore. mm. 160. Faixa de velocidades. rpm. 1 a 1.022. Faixa I. rpm. 1 a 258. Faixa II ...
www.romi.com.br/mf_centur_50.0.html - 29k

Eddy Roni
Specializes in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 11
Grading comment
Obrigada, Eddy!