ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Medical (general)

aleteo auricular

Portuguese translation: fibrilação (OU fibrilhação, em Portugal)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:aleteo
Portuguese translation:fibrilação (OU fibrilhação, em Portugal)
Entered by: rhandler

16:53 Nov 14, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Medical - Medical (general) / Cardiología
Spanish term or phrase: aleteo auricular
¿Es segura y eficaz la dronedarona para el mantenimiento del ritmo sinusal en pacientes con fibrilación o aleteo auricular?

Sei que este "aleteo" é equivalente a um ritmo cardíaco acelerado, mas agradeço uma sugestão mais precisa.

Obrigada!
Elisabete Coutinho
fibrilação atrial
Explanation:
Esta é a expressão em português de Portugal, veja:

Untitled Document
... diz respeito a um indivíduo de sexo masculino que desenvolveu um quadro de fibrilação atrial enquanto mascava 30 pastilhas de 2mg de nicotina por dia; ...
www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0607/nicotina/toxca...

ESPERÂNÇA CONDICIONADA
considerar a utilização de anticoagulantes na presença de fibrilação atrial. Mulher portadora do gene da distrofia muscular de Emery-Dreifuss: ...
http://esperancacondicionada.blogs.sapo.pt/tag/noticias sobr...

Insuficiência Cardíaca Congestiva (2ª parte)
... no tratamento da insuficiência cardíaca associada a arritmias supraventriculares, com alta freqüência de resposta ventricular, como a fibrilação atrial. ...
http://estudmed.com.sapo.pt/cardiologia/insuficiencia_cardia...

[PPT] Como avaliar, na prática, um caso de doença crónica e como ajudar ...
File Format: Microsoft Powerpoint - View as HTML
Fibrilação auricular ou Fibrilação Atrial crónica. Silicose. Teve um Acidento Isquémico Transitório há dois anos. Aponta como principal fonte dos seus ...
www.fpce.uc.pt/pessoais/aprelvas/IPDC/trabalhos/ExIIGrupo2/...



--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-11-14 19:45:10 GMT)
--------------------------------------------------

Aliás, no Brasil também é a expressão usada, veja:

Fibrilação atrial
A fibrilação atrial é a arritmia clínica sustentada mais comum. Está presente em 0,4% da população geral e em 3% a 5% daqueles com mais de 65 anos. ...
www.manuaisdecardiologia.med.br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.h...

Hipertensão Arterial :::. cuide-se, informe-se, viva melhor!!!
A Fibrilação Atrial é um ritmo anormal e irregular, por meio do qual os sinais elétricos são ... Existem muitos fatores de risco para a Fibrilação Atrial. ...
www.hipertensaoarterial.com.br/fibrilacao.html


No total, o Google indica: 73,600 Portuguese pages for " fibrilação atrial".


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-11-14 19:46:54 GMT)
--------------------------------------------------

Também se pode dizer "fibrilação auricular", mas é muito menos usado, veja as estatísticas e compare: 529 Portuguese pages for " fibrilação auricular"

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-11-14 20:07:13 GMT)
--------------------------------------------------

Fibrilação é uma palavra muito usada, e poderá aparecer muitíssimas vezes no seu texto, sem comprometer a tradução correta da expressão. Veja como o Houaiss define "fibrilação":

Rubrica: medicina.
série de contrações rápidas e desordenadas das fibras musculares, sem, no entanto, contrair o músculo como um todo.

Um dos equipamentos usados em UTI cardiológica se chama "desfibrilador", usado em reanimação de paradas cardíacas.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-11-14 20:08:51 GMT)
--------------------------------------------------

O seu texto indica "fibrilación" como sinónimo de "aleteo", na última frase: "ritmo sinusal en pacientes con fibrilación o aleteo auricular".

--------------------------------------------------
Note added at 21 hrs (2007-11-15 14:42:09 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Para melhor responder ao comentário da Dora Matos e à tradução de "aleteo" ao português via o inglês "flutter": nada contra, mas veja o que diz o Houaiss sobre "flutter", palavra da língua inglêsa:

ing. flutter (1641) 'movimento rápido de bater de asas, contração repentina, oscilação de movimento ou de comportamento devido a causas externas', der. do v. ing. to float 'flutuar'.

Compare-se com a definição de "fibrilação", do mesmo dicionário, acima transcrita (série de contrações rápidas e desordenadas das fibras musculares).

Adicionalmente, transcrevo o que diz o "Bantam Medical Dictionary" sobre "flutter": "a disturbance of normal heart rythm that - like fibrillation - may affect the atria or ventricles. However, the arrhythmia is less rapid and less chaotic. The causes and treatment are similar to those of fibrillation."

É preciso muito cuidado com as traduções via outra língua, pois as palavras podem significar coisas perecidas, mas não serem exatamente as mesmas.

Em espanhol, não existe a palavra "flúter", veja o que diz o DRAE: "La palabra flúter no está registrada en el Diccionario" que assim define "aleteo":" Acción de palpitar acelerada y violentamente el corazón."

O próprio texto da consulente fala em "pacientes con fibrilación o aleteo auricular".
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Muito obrigada a ambos, em especial ao Rhandler :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1fibrilação atrialrhandler
3 -1aleteo auricularliz askew


Discussion entries: 14





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): -1
aleteo auricular


Explanation:
Es lo mismo.

http://www.siteadvisor.com/sites/bireme.br?ref=safesearch&af...
... la bradicardia sinusal,taquicardia sinusal,taquicardia supraventricular,fluter (aleteo) auricular,fibrilacion auricular,taquicardia ventricular etc.(au) ...
bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online/?IsisScript=iah/iah.xis&src=google&base=LILACS... - 30k - Cached - Similar pages

http://216.239.59.104/search?q=cache:sGsD6inUyvUJ:servicos.c...


--------------------------------------------------
Note added at 5 mins (2007-11-14 16:58:57 GMT)
--------------------------------------------------

I have even found

Flutter auricular on Port. sites

--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2007-11-14 16:59:45 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] Layout 1 File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
história de FA, documentação de flutter. auricular e disp_A. ..... documented atrial flutter/tachycardia and atrial. ERP dispersion. ...
www.spc.pt/spc/pdfs/artigos/839.pdf - Similar pages


--------------------------------------------------
Note added at 6 mins (2007-11-14 17:00:15 GMT)
--------------------------------------------------

[PDF] AF has been the most challenging arrhythmia File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
Duração do intervalo QT nos pacientes com fibrilação ou aleteo auricular, ..... Intravenous Doses of Ibutilide for Rapid Conversion of Atrial Flutter or ...
www.cardios.com.br/ishne/2fa/palestras/nibentan-fa_chazov.p... - Similar pages

Revistas - Volume 04 - edição 3 Marcia Melo Barbosa Hospitais ...- [ Translate this page ] A importância da função atrial e consequente estase sanguínea como fator de ... com flutter/fibrilação atrial e estenose mitral acha-se bem documentada. ...
sociedades.cardiol.br/sbc-mg/publicacoes/revistas/volume04/03/valor.asp - 11k - Cached - Similar pages


--------------------------------------------------
Note added at 20 hrs (2007-11-15 13:23:43 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

In support of my remark at 5 minutes, too:

http://216.239.59.104/search?q=cache:tHcg_bmBblcJ:pt.wikiped...

liz askew
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 8
Notes to answerer
Asker: A minha dúvida é que, na frase, já aparece antes a palavra "fibrilação"...

Asker: Liz, I do thank you for your help, with lots of respect for your research :)


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  rhandler: A palavra "aleteo" não existe em português. // No, the site is right, but the whole sentence is written in Spanish. You may find "aleteo" in a Brazilian site, but not in the Portuguese language. Be more careful !!!
2 hrs
  -> So this Brazilian site is wrong then? Page 7 http://216.239.59.104/search?q=cache:sGsD6inUyvUJ:servicos.c...

neutral  Dora Matos: I do not agree with your suggestion, but after a quick search I believe you are right and "aleteo" corresponds to "flutter" (EN)/"flúter" (ES)//In PT-PT we use "flutter". My comment to Ralph's suggestion was made before I had some free time to search.
20 hrs
  -> For RHandler: Here is another Brazilian site happily incorporating the term "aleteo auricular" into their language: http://216.239.59.104/search?q=cache:HqIuEgphAp0J:www.cardio...

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
fibrilação atrial


Explanation:
Esta é a expressão em português de Portugal, veja:

Untitled Document
... diz respeito a um indivíduo de sexo masculino que desenvolveu um quadro de fibrilação atrial enquanto mascava 30 pastilhas de 2mg de nicotina por dia; ...
www.ff.up.pt/toxicologia/monografias/ano0607/nicotina/toxca...

ESPERÂNÇA CONDICIONADA
considerar a utilização de anticoagulantes na presença de fibrilação atrial. Mulher portadora do gene da distrofia muscular de Emery-Dreifuss: ...
http://esperancacondicionada.blogs.sapo.pt/tag/noticias sobr...

Insuficiência Cardíaca Congestiva (2ª parte)
... no tratamento da insuficiência cardíaca associada a arritmias supraventriculares, com alta freqüência de resposta ventricular, como a fibrilação atrial. ...
http://estudmed.com.sapo.pt/cardiologia/insuficiencia_cardia...

[PPT] Como avaliar, na prática, um caso de doença crónica e como ajudar ...
File Format: Microsoft Powerpoint - View as HTML
Fibrilação auricular ou Fibrilação Atrial crónica. Silicose. Teve um Acidento Isquémico Transitório há dois anos. Aponta como principal fonte dos seus ...
www.fpce.uc.pt/pessoais/aprelvas/IPDC/trabalhos/ExIIGrupo2/...



--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-11-14 19:45:10 GMT)
--------------------------------------------------

Aliás, no Brasil também é a expressão usada, veja:

Fibrilação atrial
A fibrilação atrial é a arritmia clínica sustentada mais comum. Está presente em 0,4% da população geral e em 3% a 5% daqueles com mais de 65 anos. ...
www.manuaisdecardiologia.med.br/Arritmia/Fibrilacaoatrial.h...

Hipertensão Arterial :::. cuide-se, informe-se, viva melhor!!!
A Fibrilação Atrial é um ritmo anormal e irregular, por meio do qual os sinais elétricos são ... Existem muitos fatores de risco para a Fibrilação Atrial. ...
www.hipertensaoarterial.com.br/fibrilacao.html


No total, o Google indica: 73,600 Portuguese pages for " fibrilação atrial".


--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2007-11-14 19:46:54 GMT)
--------------------------------------------------

Também se pode dizer "fibrilação auricular", mas é muito menos usado, veja as estatísticas e compare: 529 Portuguese pages for " fibrilação auricular"

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-11-14 20:07:13 GMT)
--------------------------------------------------

Fibrilação é uma palavra muito usada, e poderá aparecer muitíssimas vezes no seu texto, sem comprometer a tradução correta da expressão. Veja como o Houaiss define "fibrilação":

Rubrica: medicina.
série de contrações rápidas e desordenadas das fibras musculares, sem, no entanto, contrair o músculo como um todo.

Um dos equipamentos usados em UTI cardiológica se chama "desfibrilador", usado em reanimação de paradas cardíacas.

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2007-11-14 20:08:51 GMT)
--------------------------------------------------

O seu texto indica "fibrilación" como sinónimo de "aleteo", na última frase: "ritmo sinusal en pacientes con fibrilación o aleteo auricular".

--------------------------------------------------
Note added at 21 hrs (2007-11-15 14:42:09 GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Para melhor responder ao comentário da Dora Matos e à tradução de "aleteo" ao português via o inglês "flutter": nada contra, mas veja o que diz o Houaiss sobre "flutter", palavra da língua inglêsa:

ing. flutter (1641) 'movimento rápido de bater de asas, contração repentina, oscilação de movimento ou de comportamento devido a causas externas', der. do v. ing. to float 'flutuar'.

Compare-se com a definição de "fibrilação", do mesmo dicionário, acima transcrita (série de contrações rápidas e desordenadas das fibras musculares).

Adicionalmente, transcrevo o que diz o "Bantam Medical Dictionary" sobre "flutter": "a disturbance of normal heart rythm that - like fibrillation - may affect the atria or ventricles. However, the arrhythmia is less rapid and less chaotic. The causes and treatment are similar to those of fibrillation."

É preciso muito cuidado com as traduções via outra língua, pois as palavras podem significar coisas perecidas, mas não serem exatamente as mesmas.

Em espanhol, não existe a palavra "flúter", veja o que diz o DRAE: "La palabra flúter no está registrada en el Diccionario" que assim define "aleteo":" Acción de palpitar acelerada y violentamente el corazón."

O próprio texto da consulente fala em "pacientes con fibrilación o aleteo auricular".

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 26
Grading comment
Muito obrigada a ambos, em especial ao Rhandler :)
Notes to answerer
Asker: A minha dúvida é que, na frase, já aparece antes a palavra "fibrilação"...


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
3 hrs
  -> Obrigado, Humberto.

neutral  Dora Matos: Existem várias possibilidades correctas, mas "fibrilhação auricular" é mais usado em Pt-Pt. Tomando o Google somente como indicador: "fibrilação atrial" - 69 ocorr. e "fibrilhação auricular" 500.//Veja sff comentários acima.//Nem eu disse que existia!
14 hrs
  -> Obrigado, Dora! Acrescentei essa palavra (que nunca havia ouvido) ao glossário, graças à sua ajuda. // Dora, acrescentei uma nota, para responder aos seus comentários adicionais. /// Não existe "aleteo" em português. //// Qual sua proposta, então?