ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Medical (general)

enfermedad del ojo diabético

Portuguese translation: doença ocular diabética

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:enfermedad del ojo diabético
Portuguese translation:doença ocular diabética
Entered by: Annoni

19:01 Aug 9, 2011
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Medical (general) / diabetes
Spanish term or phrase: enfermedad del ojo diabético
2. La enfermedad del ojo diabético se refiere al grupo de problemas del ojo que las personas con diabetes enfrentan como complicaciones. Todas pueden causar pérdida en la visión y hasta ceguera. Frecuentemente la enfermedad del ojo diabético puede ser tratada antes de que haya pérdida en la visión.
Annoni
doença ocular diabética
Explanation:
Diria assim em PT(pt):

A doença ocular diabética pode ser prevenida usando tecnologia existente e os custos envolvidos são centenas de vezes menores do que o custo do tratamento da cegueira provocada pela Diabetes. Estima-se em 5 a 10% o custo do tratamento precoce comparado com o tratamento em fases avançadas da Retinopatia Diabética.
http://www.acs.min-saude.pt/pns2011-2016/files/2010/12/retdi...
Selected response from:

Teresa Borges
Belgium
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1doença ocular diabética
Teresa Borges
4doença do olho diabético
Elcio Carillo
4doença ocular causada pelo/pela diabete(s)Luciano Eduardo de Oliveira


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
doença ocular diabética


Explanation:
Diria assim em PT(pt):

A doença ocular diabética pode ser prevenida usando tecnologia existente e os custos envolvidos são centenas de vezes menores do que o custo do tratamento da cegueira provocada pela Diabetes. Estima-se em 5 a 10% o custo do tratamento precoce comparado com o tratamento em fases avançadas da Retinopatia Diabética.
http://www.acs.min-saude.pt/pns2011-2016/files/2010/12/retdi...

Teresa Borges
Belgium
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Catarina Donzelli
2 days11 hrs
  -> Obrigada, Catarina!

7 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
doença ocular causada pelo/pela diabete(s)


Explanation:
Parece que o mais chique é o diabetes.

Luciano Eduardo de Oliveira
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8

9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
doença do olho diabético


Explanation:
http://www.ic.unicamp.br/~tjose/msc/msc-thesis.pdf

Elcio Carillo
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8