KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

terrazzo

Portuguese translation: granitado


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:terrazzo
Portuguese translation:granitado
Entered by: Sandra Baptista

23:05 Jun 2, 2002
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Spanish term or phrase: terrazzo
Para levantar el conjunto se utilizaron diversos materiales: cristal, paneles metálicos y planchas perforadas de aluminio para las fachadas y hormigón para la estructura. En el interior se empleó terrazzo, baldosas cerámicas y moqueta para el suelo, yeso para las particiones
Sandra Baptista
Portugal
granitado
Explanation:
Uma sugestão, mais uma vez baseada nos dicionários Hachette. Aguardemos outras.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-02 23:39:19 (GMT)
--------------------------------------------------


O Cauê Mix - Terrazzo é uma mistura pronta, aditivada, para que o aplicador apenas adicione água e o pigmento da cor desejada. É fácil de aplicar. Tem a mistura certa de granilha e cimento. Na substituição da solução tradicional de Granilite, a empresa eliminou o problema de trinca. Além disso, o tempo de aplicação caiu de 15 dias para 3 dias. Com isso, a solução ganha impulso na briga contra as cerâmicas. Graças à qualidade da mistura, o Terrazzo pode ser desenvolvido. É um piso com pedaços de mármore e granito, que permite a paginação com formas e cores personalizadas, ideal para saguões, halls, etc. Essa solução pode ser oferecida com a mesma beleza e qualidade pela metade do preço do granito e mármore.


--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-02 23:41:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Visto em http://www.camargocorrea.com.br/noticias/conteudo.asp?idNoti...
Selected response from:

Aida Macedo
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4granitado
Aida Macedo
5lajeadoclari
4 +1Terraço / Lajota
Lusobras
5piso Terrazzo
Paulo Celestino Guimaraes
2terra
Teresa Domingos


  

Answers


23 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
terra


Explanation:
Pelo contexto, tudo me leva a crer que a palavra adequada será "terra". Além disso, creio que está mal escrita e que deveria ser "terrazo".
Espero que a minha sugestão a ajude.

Teresa Domingos
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 40

26 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
granitado


Explanation:
Uma sugestão, mais uma vez baseada nos dicionários Hachette. Aguardemos outras.

--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-02 23:39:19 (GMT)
--------------------------------------------------


O Cauê Mix - Terrazzo é uma mistura pronta, aditivada, para que o aplicador apenas adicione água e o pigmento da cor desejada. É fácil de aplicar. Tem a mistura certa de granilha e cimento. Na substituição da solução tradicional de Granilite, a empresa eliminou o problema de trinca. Além disso, o tempo de aplicação caiu de 15 dias para 3 dias. Com isso, a solução ganha impulso na briga contra as cerâmicas. Graças à qualidade da mistura, o Terrazzo pode ser desenvolvido. É um piso com pedaços de mármore e granito, que permite a paginação com formas e cores personalizadas, ideal para saguões, halls, etc. Essa solução pode ser oferecida com a mesma beleza e qualidade pela metade do preço do granito e mármore.


--------------------------------------------------
Note added at 2002-06-02 23:41:19 (GMT)
--------------------------------------------------

Visto em http://www.camargocorrea.com.br/noticias/conteudo.asp?idNoti...

Aida Macedo
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes: É isso, Aida. Minha resposta foi mais no sentido de fornecer maiores detalhes e reforçar a sua resposta.
15 mins
  -> Obrigada.

agree  Chinoise
1 hr
  -> Obrigada.

agree  Armando A. Cottim
8 hrs
  -> Obrigada.

agree  Gabriela Frazao
10 hrs
  -> Obrigada.

39 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
piso Terrazzo


Explanation:
Citado em : "Uma das mostras nessas apresentações é o piso Terrazzo (piso fundido in loco a base de cimento composto por diversos materiais como mármore, granito, aditivos e agregados especiais) que permite as mais variadas possibilidades de criação em formas e cores. O objetivo é exemplificar para os profissionais que o cimento branco alia alta resistência e infinitas alternativas decorativas.

Outra referência:
Graças à qualidade da mistura, o Terrazzo pode ser desenvolvido.
É um piso com pedaços de mármore e granito, que permite a paginação com formas e cores personalizadas, ideal para saguões, halls, etc

Fonte: http://216.239.51.100/search?q=cache:MzOUcHuzKPoC:www.sinoma...

Fonte:
http://216.239.51.100/search?q=cache:9VSm0pYpqS0C:www.camarg...

Paulo Celestino Guimaraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 59

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
Terraço / Lajota


Explanation:
Olá Sandra,

A explicação de "terrazo" em espanhol é:
"pavimentos sin juntas compuesto con pequeñas piezas coloreadas, de mármol, piedra, etc, de forma irregular, mezcladas con mortero de cemento en su lugar de aplicación. La superficie después de endurecida se esmerilla y pulimenta".
Fuente: Dic. Manual Ilustrado de Arquitectura.

Já o Dic. Básico da Construção, José Zurita Ruiz, Lisboa nos define
Terraço = pavimento sem juntas formado de pedra mármore; granito artificial; terreno representado numa paisagem", além da definição de "cobertura plana de um edifício".

Também temos o termo Lajota que no Google tem, entre outros,os seguintes resultados:

1- lajota colonial - direita
LAJOTA COLONIAL. -Processo de Produção: Fabricada pelo processo de estrução e
queimada por volta de 950 a 1050 graus centígrados de temperatura e recebendo ...
www.geocities.com/lajotacolonial/dir.html - 3k - En caché - Páginas similares
[ Más resultados de www.geocities.com ]

2- acabamento com lajota
Acabamento de teto utilizando lajota como enchimento. < home.
www.terravista.pt/Mussulo/5947/foto5.htm - 4k - En caché - Páginas similares

3-A Arte em Biscuit & Pintura em Porcelana - Super Lojas
... Rosas R$100.00 lajota pintada com rosas dimensões : 20cm X 30cm... Flores-1
R$100.00 lajota pintada com flores dimensões : 20cm X 30cm... .. ...
www.superlojas.com.br/ ljcategoria.cfm?login=potes&codigocategoria=6873 - 9k - En caché - Páginas similares

4-FEIRA DE CIÊNCIAS ... O imperdível !
... Tomando a lajota como unidade de área e contando o número delas,
teremos a medida da superfície da sala: 30 lajotas de área. ...
www.feiradeciencias.com.br/SIU.asp - 83k - En caché - Páginas similares

Espero tê-la ajudado ;>D
Lusobrás.



Lusobras
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 43

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  LoreAC
13 hrs
  -> Obrigada LoreAC!

16 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
lajeado


Explanation:
Concordo com as outra 4 respostas mas na tradução de um texto não podemos dar uma definição, portanto, acho que o termo a ser utilizado seria este proposto

clari
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 3