KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

marisco a pie

Portuguese translation: apanha do marisco a pé (manualmente)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:marisco a pie
Portuguese translation:apanha do marisco a pé (manualmente)
Entered by: Cristina Santos

20:06 Oct 29, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Other
Spanish term or phrase: marisco a pie
O texto é sobre o sector das pescas :"subrayando la importancia del marisco a pie en Galicia"
Preciso também de uma ajuda sobre o termo "subrayando".
Obrigado pela vossa ajuda.
Aida Gabriel
Portugal
apanha do marisco a pé
Explanation:
Outra opção

...realçar a importância da apanha do marisco a pé...

Correcto. Nas rias da Galiza grande parte da apanha do marisco (amêijoa, etc.) é feita por mulheres a pé, ou seja, apanham o marisco elas próprias “à mão”.
Na ria de Pontevedra por exemplo é comum ver as mulheres com galochas, de manhã cedo, a apanhar o marisco a pé. (Eu vivi na Galiza).

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2007-10-29 20:33:23 GMT)
--------------------------------------------------

Na Galiza, a apanha do marisco a pé assim se apanha a amêijoa macha é levada a cabo unicamente por mulheres. Seria moroso
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//...
Selected response from:

Cristina Santos
United Kingdom
Grading comment
Obrigado!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2apanha do marisco a péCristina Santos
3 +2mariscos colhidos manualmenterhandler
3(Salientando) a coleta de marisco
Paula Mangia Garcia Terra


Discussion entries: 1





  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
mariscos colhidos manualmente


Explanation:
É o que deduzo, a partir destes exemplos:

[PDF] Las mujeres en la pesca: un papel desconocido
File Format: PDF/Adobe Acrobat - View as HTML
que recogen el marisco a pie, a las esposas de capitanes de buque en Francia que pueden obtener el estatuto oficial de «esposas colaboradoras» que les da ...
http://ec.europa.eu/fisheries/publications/magaz/fishing/mag...

Geografía
Marisqueo: Acto de recolección (pesca) de marisco a pie o en barco. Vocabulario Tema 6. Materia Prima: Recursos a partir de os cuales se obtienen productos ...
http://html.rincondelvago.com/geografia_13.html

El Parlamento decide si apoya la recuperación marisquera en O Vicedo
... sigue siendo la localidad mariñana donde más profesionales extraen marisco a pie. Cuando el PP regía la Xunta, pactó con la cofradía vicedense un plan ...
www.lavozdegalicia.es/hemeroteca/2007/02/07/5526407.shtml

Prestige : Las noticias . Febrero 2003
Como la mayor parte de la captura de marisco a pie se concentra en las Rías Bajas, en estos momentos ya han vuelto a trabajar 4.312 del total de 5.153 ...
www.losgenoveses.net/Prestige/prestigenoticiasfebrero03.htm...


rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 143

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Cristina Santos: Correcto. Nas rias da Galiza grande parte da apanha do marisco (amêijoa, etc.) é feita por mulheres a pé, ou seja apanham o marisco elas próprias “à mão”.
2 mins
  -> Obrigado, Cristina! Sim, nós diríamos "à mão", mas acho que "a pie" corresponderia a "a vau", ou "a vadear", em contraposição a "en barco".

agree  Humberto Ribas
5 hrs
  -> Obrigado, Humberto!

13 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
(Salientando) a coleta de marisco


Explanation:
Uma sugestão.

--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2007-10-29 20:25:54 GMT)
--------------------------------------------------

http://www.e-zine.com.br/e-zine/content/view/48/

Paula Mangia Garcia Terra
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in ItalianItalian

25 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
apanha do marisco a pé


Explanation:
Outra opção

...realçar a importância da apanha do marisco a pé...

Correcto. Nas rias da Galiza grande parte da apanha do marisco (amêijoa, etc.) é feita por mulheres a pé, ou seja, apanham o marisco elas próprias “à mão”.
Na ria de Pontevedra por exemplo é comum ver as mulheres com galochas, de manhã cedo, a apanhar o marisco a pé. (Eu vivi na Galiza).

--------------------------------------------------
Note added at 27 mins (2007-10-29 20:33:23 GMT)
--------------------------------------------------

Na Galiza, a apanha do marisco a pé assim se apanha a amêijoa macha é levada a cabo unicamente por mulheres. Seria moroso
http://www.europarl.europa.eu/sides/getDoc.do?pubRef=-//EP//...

Cristina Santos
United Kingdom
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Fernando Fonseca
31 mins
  -> Obrigada, Fernando

agree  Humberto Ribas
5 hrs
  -> Obrigada, Humberto