KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

faenan

Portuguese translation: trabalham


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:faenan
Portuguese translation:trabalham
Entered by: rhandler

20:23 Oct 29, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Other
Spanish term or phrase: faenan
O texto é sobre o sector das pescas: "Por los caladeros en los que los buques faenan"
Aida Gabriel
Portugal
trabalham
Explanation:
Veja o que diz o DRAE:

faenar.

(De faena).


1. tr. Matar reses y descuartizarlas o prepararlas para el consumo.

2. intr. Hacer los trabajos de la pesca marina.

3. intr. Dicho de la marinería: Realizar sus trabajos.

4. intr. Laborar, trabajar.


--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-10-29 20:28:06 GMT)
--------------------------------------------------

Em português, existe a palavra "faina", muito comum entre marinheiros, que o Houaiss assim define:

n substantivo feminino
1 Rubrica: termo de marinha.
trabalho de que participa a tripulação de um navio
2 Derivação: sentido figurado.
qualquer trabalho árduo que se estende por muito tempo
Selected response from:

rhandler
Grading comment
Obrigado!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5trabalhamrhandler
4 +2fainamCSimao


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
trabalham


Explanation:
Veja o que diz o DRAE:

faenar.

(De faena).


1. tr. Matar reses y descuartizarlas o prepararlas para el consumo.

2. intr. Hacer los trabajos de la pesca marina.

3. intr. Dicho de la marinería: Realizar sus trabajos.

4. intr. Laborar, trabajar.


--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2007-10-29 20:28:06 GMT)
--------------------------------------------------

Em português, existe a palavra "faina", muito comum entre marinheiros, que o Houaiss assim define:

n substantivo feminino
1 Rubrica: termo de marinha.
trabalho de que participa a tripulação de um navio
2 Derivação: sentido figurado.
qualquer trabalho árduo que se estende por muito tempo

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 143
Grading comment
Obrigado!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paula Mangia Garcia Terra
1 min
  -> Obrigado, Paula!

agree  Cristina Santos: trabalho / faina / lide
2 mins
  -> Obrigado, Cristina!

agree  Fernando Fonseca
26 mins
  -> Obrigado, Fernando!

agree  Yolanda Sánchez
57 mins
  -> Obrigado, Iolanda!

agree  Humberto Ribas
5 hrs
  -> Obrigado, Humberto!

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
fainam


Explanation:
Em PT-PT diz-se mesmo "fainam".


Com efeito, são cerca de quinhentas embarcações que fainam em águas ... para a frota de pesca portuguesa: os barcos portugueses vão deixar de pescar, ...
www.europarl.europa.eu/press/sdp/journ/pt/1999/n9910282.htm

"A opção deve passar pela proibição de entrada de novos barcos neste tipo de pescaria ...... atingindo assim todos os pescadores que fainam com este método. ...
revistadeimprensa.weblog.com.pt/arquivo/2004/12/

O número de barcos que actualmente pesca no rio também vai ser reduzido, dos 400 que actualmente fainam naquele curso de água vão ficar apenas 200, o que, ...
www.caminhense.com/archive_news.php?artigo_id=654&publicaca... - 18k -

... atingindo assim todos os pescadores que fainam com este método. ... 20 dias a quase todos os barcos, a partir de Fevereiro, no mar da Península Ibérica. ...
www.agroportal.pt/x/agronoticias/2004/12/08d.htm - 19k

O sinal chega à costa e permite duas coisas: identificar o barco e conhecer, .... quando fainam em áreas ilegais, como aparentemente foi o caso, ...
www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=227268&idCanal=181&currP... - 93k

CSimao
Spain
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas: trabalho aturado; lida, azáfama
3 hrs
  -> Neste caso trata-se mesmo de "faina"=pesca. A escolha não é aleatória.

agree  Cristina Santos: :)
18 hrs