KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

computar

Portuguese translation: calcular/proceder ao cálculo do dia de trabalho com base na atribuição/definição de esforço


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:computar
Portuguese translation:calcular/proceder ao cálculo do dia de trabalho com base na atribuição/definição de esforço
Entered by: Aida Gabriel

17:23 Nov 2, 2007
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Other
Spanish term or phrase: computar
A frase é: "limitar as capturas por mareas en 10 kg, a los efectos de no computar el día de trabajo contra su asignación de esfuerzo."
Preciso de ajuda para traduzir "computar" e a frase a partir de "a los efectos....de esfuerzo."
Obrigado pela vossa ajuda!!
Aida Gabriel
Portugal
calcular/proceder ao cálculo do dia de trabalho com base na atribuição/definição de esforço
Explanation:
espero que ajude:)
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Obrigado!!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +5calcular/proceder ao cálculo do dia de trabalho com base na atribuição/definição de esforço
Mariana Moreira
5 +1computarrhandler


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +5
calcular/proceder ao cálculo do dia de trabalho com base na atribuição/definição de esforço


Explanation:
espero que ajude:)

Mariana Moreira
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 102
Grading comment
Obrigado!!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Humberto Ribas
3 mins
  -> Obrigada, Humberto

agree  Vania de Souza
1 hr
  -> Obrigada, Vania

agree  Fernando Fonseca
2 hrs
  -> Obrigada, Fernando

agree  Cristina Santos
21 hrs
  -> Cristina, obrigada

agree  Elisabete Coutinho
23 hrs
  -> Elisabete, obrigada

23 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
computar


Explanation:
Na língua portuguesa desde 1651, segundo o Houaiss, e que tem os seguintes significados:

n verbo
transitivo direto
1 fazer o cômputo de
Ex.: c. os gastos de uma festa
bitransitivo
2 calcular em, orçar em
Ex.: computou o prejuízo em milhões
bitransitivo
3 efetuar confronto, comparar; igualar
Ex.: computou o que recebeu com o que gastou e viu que saiu ganhando
bitransitivo
4 incluir, inscrever, contar
Ex.: computou a insinuação entre os insultos recebidos naquela noite
intransitivo
5 Rubrica: informática.
cumprir todas as etapas de um algoritmo, alcançando o resultado almejado; executar tarefa usando um computador


Sua etimologia é assim apresentada:
lat. compùto,as,ávi,átum,áre 'contar, calcular'; cp. divg. contar; ver 1put-; f.hist. 1651 cõputado, 1682 computar, 1873 computado

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 143

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Fandiño
1 hr
  -> Obrigado, Mariafan!