KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

tuerce

Portuguese translation: azar/pouca sorte


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:tuerce
Portuguese translation:azar/pouca sorte
Entered by: Freitas e Silva

15:07 Feb 16, 2008
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Other / tuerce
Spanish term or phrase: tuerce
?Dónde ves, Hilario, un maicerico? Parece TUERCE, pero todos somos más pelados.
simonete
azar/pouca sorte
Explanation:

Glosario de Nicaraguanismos Browse

tuerce
mala suerte, suceso fortuito negativo, desgracia. Tuerce es probablemente un anagrama de suerte en el que la s y la t intercambian su lugar y la s se convierte luego en c. Al invertirse la posición de estas letras se invierte completamente el significado de la palabra y lo que antes era una cosa es ahora su contrario.
Selected response from:

Freitas e Silva
Portugal
Grading comment
gracias
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2azar/pouca sorteFreitas e Silva
3torcedurarhandler


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
torcedura


Explanation:
Se não for gíria, deve ser isso.

Diz o DRAE:

tuerce.

1. m. El Salv. y Nic. Período de desgracia.
2. m. p. us. torcedura (‖ acción y efecto de torcer o torcerse).

Veja como o Houaiss define "torcedura":

n substantivo feminino
1 ato ou efeito de torcer; torção, torcilhão
2 ato ou efeito de torcer, deslocar, desarticular; estado de torcido
Ex.: t. de tornozelo
3 volta tortuosa; sinuosidade
Ex.: as t. do caminho
4 Derivação: sentido figurado.
frase de sentido vago, ou dúbio, com a qual se evita afirmar algo de maneira categórica; desvio, sofisma, evasiva
Ex.: defendia-se das acusações usando de torceduras
5 repuxão da pele (de alguém), ger. com as pontas dos dedos, com a finalidade de causar dor ; beliscão
6 Regionalismo: Portugal.
interrogatório difícil


--------------------------------------------------
Note added at 15 mins (2008-02-16 15:23:06 GMT)
--------------------------------------------------

A falta de contexto dificulta. Veja o que diz o DRAE:
La palabra maicerico no está en el Diccionario.

--------------------------------------------------
Note added at 29 mins (2008-02-16 15:36:45 GMT)
--------------------------------------------------

Sem mais contexto, fica difícil para mim confirmar o sentido figurado. De qualquer forma, aí estão os significados que os dois dicionários nos oferecem. Com o contexto maior, você poderá decidir. Boa sorte!

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 143
Notes to answerer
Asker: Obrigada! Mas acho que é no sentido figurado.


1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
azar/pouca sorte


Explanation:

Glosario de Nicaraguanismos Browse

tuerce
mala suerte, suceso fortuito negativo, desgracia. Tuerce es probablemente un anagrama de suerte en el que la s y la t intercambian su lugar y la s se convierte luego en c. Al invertirse la posición de estas letras se invierte completamente el significado de la palabra y lo que antes era una cosa es ahora su contrario.

Freitas e Silva
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16
Grading comment
gracias
Notes to answerer
Asker: gracias!


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Elisabete Coutinho: Encontrei também este glossário e ia responder o mesmo :)
6 mins
  -> Obrigado, Elizabete.

neutral  mirta diez: Si, si. _Maicerito_ si, pero la palabra en cuestion es _maiceRICO_ que no tiene ni un registro en google, y no recuerdo jamas haberla oido.
8 hrs
  -> "maicerito" es un dominutivo de "maicero" (vea el DRAE)

agree  Humberto Ribas
15 hrs
  -> Obrigado, Humberto.