KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

pizarra

Portuguese translation: xisto


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:pizarra
Portuguese translation:xisto
Entered by: Luciano Monteiro

03:42 May 18, 2003
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
/ geologia
Spanish term or phrase: pizarra
Los principales trabajos de ensanche culminaron en el 6 de noviembro de 2001 cuando la draga Christensen removió la última porción de roca y pizarra del Corte.
Luciano Monteiro
Brazil
xisto
Explanation:
"Subject Chemistry (CH)




(1)
TERM pizarra

Reference Arancel Aduanero Notex CCD 27.09


Definition rocha fissível,silicatada,aluminosa que provém do endurecimento de argilas sedimentares por compressão ou por metamorfismo

Reference BTB
(1)
TERM xisto

Reference BTB"

Selected response from:

Rowan Morrell
New Zealand
Grading comment
Obrigado
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5ardósia
Maria Luisa Duarte
3 +2xistoRowan Morrell


  

Answers


27 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
xisto


Explanation:
"Subject Chemistry (CH)




(1)
TERM pizarra

Reference Arancel Aduanero Notex CCD 27.09


Definition rocha fissível,silicatada,aluminosa que provém do endurecimento de argilas sedimentares por compressão ou por metamorfismo

Reference BTB
(1)
TERM xisto

Reference BTB"




    Reference: http://europa.eu.int/eurodicautom/Controller
Rowan Morrell
New Zealand
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in pair: 16
Grading comment
Obrigado

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ekaterina Khovanovitch: De acordo, é xisto
1 hr
  -> Obrigado.

agree  clari
18 hrs
  -> Obrigado clari.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
ardósia


Explanation:
tem a propriedade de clivar em lamelas,apresenta geralmente cor cinzento-azulada



--------------------------------------------------
Note added at 2003-05-18 06:03:22 (GMT) Post-grading
--------------------------------------------------

Com muito menor importância em termos de valor de produção do que a substância anterior, a ardósia destaca-se na região Norte, por ser a única zona do país onde é explorada. Esta substância, de tonalidade cinzento escuro e clivagem xistenta, é produzida na localidade de Valongo, onde são extraídos blocos para a produção de pedras para mesas de bilhar, pavimentos, revestimentos, entre outros.

http://www.igm.pt/edicoes_online/boletim/vol36_4/artigo2/par...


http://www.map-slate.com.br/lajotas.html



Maria Luisa Duarte
Spain
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 198