ProZ.com global directory of translation services
 The translation workplace
Ideas
KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

encino

Portuguese translation: azinheira

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:encino
Portuguese translation:azinheira
Entered by: Claudia da Matta

18:08 Feb 5, 2004
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Spanish term or phrase: encino
Planta do México
Andreia Silva
Portugal
azinheira
Explanation:
em inglês é holm oak, ilex
Larousse

Quercus ilex: azinheira, holm oak

sistematica_plantas
... Quercus coccifera (Kermes oak/Carrasco). Quercus faginea (Portugal oak/Carvalho-cerquinho).
Quercus ilex (Holm oak/Azinheira). Quercus pyrenaica (Carvalho-negral). ...
atelier.hannover2000.mct.pt/~pr474/ sistematicaplantas.htm - 29k - Em cache - Páginas Semelhantes

New Page 5
atelier.hannover2000.mct.pt/~pr184/Azinheira.htm - 1k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

A flora
... feto-ordinário Quercus coccifera: kermes oak, carrasco Quercus faginea: Portugal
oak, carvalho-cerquinho Quercus ilex: azinheira, holm oak Quercus pyrenaica ...
www.rede-nonio.min-edu.pt/es/sebgama/ aescola11a/a%20flora.html - 32k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-05 18:17:45 (GMT)
--------------------------------------------------

encina. The American Heritage® Dictionary of the English Language ... - [ Traduzir esta página ]
... 2000. encina. SYLLABICATION: en·ci·na. PRONUNCIATION: ns n. NOUN: See live oak.
ETYMOLOGY: Spanish, holm oak, from Late Latin lic na, from Latin lex, lic-. ...
www.bartleby.com/61/65/E0126500.html - 19k - Em cache - Páginas Semelhantes
Selected response from:

Claudia da Matta
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +2azinheira
Claudia da Matta
5 +1carvalho
Henrique Serra
4¿?Óscar Gómez


Discussion entries: 1





  

Answers


7 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +2
azinheira


Explanation:
em inglês é holm oak, ilex
Larousse

Quercus ilex: azinheira, holm oak

sistematica_plantas
... Quercus coccifera (Kermes oak/Carrasco). Quercus faginea (Portugal oak/Carvalho-cerquinho).
Quercus ilex (Holm oak/Azinheira). Quercus pyrenaica (Carvalho-negral). ...
atelier.hannover2000.mct.pt/~pr474/ sistematicaplantas.htm - 29k - Em cache - Páginas Semelhantes

New Page 5
atelier.hannover2000.mct.pt/~pr184/Azinheira.htm - 1k - Resultado Adicional - Em cache - Páginas Semelhantes

A flora
... feto-ordinário Quercus coccifera: kermes oak, carrasco Quercus faginea: Portugal
oak, carvalho-cerquinho Quercus ilex: azinheira, holm oak Quercus pyrenaica ...
www.rede-nonio.min-edu.pt/es/sebgama/ aescola11a/a%20flora.html - 32k - Em cache - Páginas Semelhantes


--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-05 18:17:45 (GMT)
--------------------------------------------------

encina. The American Heritage® Dictionary of the English Language ... - [ Traduzir esta página ]
... 2000. encina. SYLLABICATION: en·ci·na. PRONUNCIATION: ns n. NOUN: See live oak.
ETYMOLOGY: Spanish, holm oak, from Late Latin lic na, from Latin lex, lic-. ...
www.bartleby.com/61/65/E0126500.html - 19k - Em cache - Páginas Semelhantes

Claudia da Matta
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 12

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Henrique Magalhaes
2 hrs
  -> Obrigada, Henrique.

agree  Marcelo Fogaccia
16 hrs
  -> Obrigada, Marcelo.

14 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
carvalho


Explanation:
As plantas do gênero Quercus são os carvalhos.

Talvez a sua informação sobre Pita não seja precisa, pois pita é uma planta da família Agavaceae, a mesma do sisal.

Se você tiver o nome científico exato, será mais fácil procurar, pois o gênero Quercus é bastante extenso.

Aurélio: CARVALHO

Designação comum a várias árvores ornamentais da família das fagáceas, gênero Quercus, de rápido crescimento, que preferem lugares frescos, ou margens de rios e lagoas, e fornecem madeira pardacenta, dura, us. na construção em geral.
2. A madeira de qualquer dessas árvores.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-05 18:24:23 (GMT)
--------------------------------------------------

O Houaiss oferece o seguinte:

CARVALHO

substantivo masculino
1 Rubrica: angiospermas.
design. comum a árvores e arbustos do gên. Quercus, da fam. das fagáceas, muito cultivados como ornamentais, pela casca, glandes e galhas taníferas, e pela madeira, ger. dura e pardacenta, us. para diversas finalidades
1.1 Rubrica: angiospermas.
árvore de até 45 m (Quercus robur), nativa da Europa e do Mediterrâneo, com algumas subespécies e variedades, casca adstringente, febrífuga e muito us. em curtume, madeira nobre, dura e resistente, us. há milênios em construções de navios, arquitetura, mobiliário, estátuas etc., folhas membranosas, penatifendidas com lobos obtusos, em serreado, flores monóicas, e glandes us. como alimento para suínos; alvarinho, carvalheira, carvalho-alvarinho, carvalho-comum, carvalho-da-europa, roble
1.2 Rubrica: angiospermas.
árvore de até 25 m (Q. pubescens), nativa de regiões montanhosas e secas da Europa e do Mediterrâneo, que produz, pela ação de uma sp. de vespa, Cynips tinctoria, galhas (noz-de-galha) com alta concentração de tanino, us. em ungüentos e supositórios
1.3 Rubrica: angiospermas.
m.q. sobreiro (Q. suber)
2 Rubrica: angiospermas.
árvore de até 7 m (Maytenus evonymoides) da fam. das celastráceas, nativa do Brasil (RJ), de folhas elípticas, flores esverdeadas, em fascículos, e cápsulas subglobosas
3 Rubrica: angiospermas.
árvore frondosa (Terminalia rotundifolia) da fam. das combretáceas, nativa do Brasil (MG, RJ)
4 Derivação: por metonímia.
a madeira dessas árvores


--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-05 18:29:22 (GMT)
--------------------------------------------------

A referência abaixo mostra com alguma clareza que existem várias espécies de carvalhos, todos denominados \"encino\". Mostra ainda que a pita, ou palma pita, é uma planta totalmente diferente (há uma foto).

--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-05 18:29:44 (GMT)
--------------------------------------------------

oops, esqueci de colocar a ref. ->

http://www.laneta.apc.org/charco/wildlife.htm

--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-05 23:17:05 (GMT)
--------------------------------------------------

Quercus castanea - Fagaceae - Encino prieto
Quercus resinosa - Fagaceae - Encino roble
Quercus rugosa - Fagaceae - Encino roble

http://www.laneta.apc.org/charco/wildlife.htm

El género Quercus se compone de aproximadamente 400 especies que ocurren en Europa, Asia y en las Américas. El roble encino (Quercus oleoides) fig.1 es *una de las ***doce*** especies de encino que son nativas de Costa Rica*.

http://www.acguanacaste.ac.cr/rothschildia/v4n1/textos/roble...


    Aurlio Eletrnico Sculo XXI
Henrique Serra
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in pair: 45

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  rhandler
35 mins
  -> obrigado, rhandler

neutral  Claudia da Matta: O carvalho é outro tipo de Quercus; encino/encina é Quercus ilex = holm oak em inglês e azinheira em português.
4 hrs
  -> Desculpe, Cláudia, não posso concordar. Encino é carvalho, gênero Quercus, ponto. Dizer que encino é uma determinada espécie de carvalho, dentre 450 outras, não é razoável. Mostre-me uma referência que diga que encino é apenas Quercus ilex.

7 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
¿?


Explanation:
Si es pita no es árbol sino planta. tal vez en México la llamen encino y estemos hablando de cosas diferentes

Yo siempre he pensado que encina (que segun el DRAE es lo mismo que encina) es azinheira y que roble es carvalho. Creo que son de la misma especie y tienen carcaterísticas similares: hoja perenne, madera dura y los dos dan bellotas (al menos algunas especies de roble)

DRAE
pita.
De or. inc.
1. f. Planta vivaz, oriunda de Méjico, de la familia de las amarilidáceas, con hojas o pencas radicales, carnosas, en pirámide triangular, con espinas en el margen y en la punta, color verde claro, de 15 a 20 centímetros de anchura en la base y de 12 a 14 decímetros de largo; flores amarillentas, en ramilletes, sobre un bohordo central que no se desarrolla hasta que la planta tiene 20 ó 30 años, pero entonces se eleva en pocos días a la altura de seis o siete metros. Es muy útil para hacer setos vivos en terrenos secos y cálidos; se ha naturalizado en las costas del Mediterráneo; de las hojas se saca buena hilaza, y una variedad de esta planta produce, por incisiones en su tronco, un líquido azucarado, de que se hace el pulque.
2. Hilo que se hace de las hojas de esta planta.


--------------------------------------------------
Note added at 2004-02-06 01:58:21 (GMT)
--------------------------------------------------

me he liado
donde dice
Yo siempre he pensado que encina (que segun el DRAE es lo mismo que encina)
debe decir
Yo siempre he pensado que encina (que segun el DRAE es lo mismo que encino)

Óscar Gómez
Spain
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in pair: 13