KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

humitas

Portuguese translation: humitas


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:humitas
Portuguese translation:humitas
Entered by: Marcelo Fogaccia

11:36 Mar 10, 2004
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Other
Spanish term or phrase: humitas
En la capital se realiza un corso con desfile de comparsas y carrozas, mientras que en localidades de los valles Calchaquíes y de Lerma la gente se junta a cantar y se divierte tirándose harina y agua, a la vez que disfrutan del sabor de humitas y empanadas.
Andreia Silva
Portugal
humitas
Explanation:
Nome do prato. Não conheço tradução.

Michaelis Espanhol->Português
humita
hu.mi.ta [um´ita]
sf AL preparado de milho tenro, ralado e temperado.
Selected response from:

Marcelo Fogaccia
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3humitas
Marcelo Fogaccia
5Pamonharhandler


  

Answers


16 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
humitas


Explanation:
Nome do prato. Não conheço tradução.

Michaelis Espanhol->Português
humita
hu.mi.ta [um´ita]
sf AL preparado de milho tenro, ralado e temperado.

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 62

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  SCosta
3 mins
  -> Obrigado, SCosta.

agree  Henrique Magalhaes
22 mins
  -> Obrigado, Henrique.

agree  ArthurLuiz
6 hrs
  -> Obrigado, Arthur.

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
Pamonha


Explanation:
É o nome equivalente no Brasil. Trata-se de uma pasta doce, feita de milho, embrulhada na própria folha que envolve a espiga, na qual se cozinha em água.

É prato típico do norte da Argentina (Salta, Tucumán e Jujuy).

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-10 21:30:29 (GMT)
--------------------------------------------------

A pamonha pode ser doce ou salgada, tanto na Argentina como no Brasil.

--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-12 15:28:52 (GMT)
--------------------------------------------------

Embora as \"humitas\" possam ser doces ou salgadas, assim como a pamonha, parece que ficou dúvida quanto a traduzir ou deixar no original. No Rio e em São Paulo, o mais comum é a doce, mas veja alguns exemplos de pamonha salgada, inclusive com receita:

Culinária - Sua Receita
... Lasanha de Beringela. Lombo Trançado. Manjar dos Deuses. Nhoque Ligeirinho. Pamonha Salgada. Panqueca Recheada. Pão de Batata. Pão de Queijo. Pavê Bicolor. ...
www.ultragaz.com.br/dicas/culinaria/receita.htm

MaXcozinha - Receitas especiais para você!
... Palitos de Chocolate e Laranja. Palitos de Queijo. Pamonha à moda. Pamonha Salgada de Forno. Panela de massa. Parisiense. Pastilhagem filipina. Picles de pêra. ...
www.maxbusca.com.br/cgi/cozinha.cgi?cat=R59&col1

São João - JC OnLine
... Pamonha Salgada Ingredientes: - 12 espigas de milho verde com a palha - ½ colher de sopa de sal - 1 colher de copa de manteiga ou margarina derretida. ...
www2.uol.com.br/JC/servicos/saojoao2000/cume1.htm


Da mesma forma, seguem exemplos também de \"humita dulce\":

La Paila en Folklore CLUB ...nada más que lo nuestro
... SUGERENCIAS, Costillitas de cerdo con humita dulce y batatas crocantes, $ 12,00. Pechuga de pollo rellena de quinoa con papas andinas, $ 12,00. ...
www.folkloreclub.com.ar/folkloreclub/ lapaila/lapailamenu.htm

CHAPTER XI QUINUA: Post-harvest Operations
... Bife apanado con quinua graneada (Bolivia). - Chaulafan de Quinua (Ecuador). - Humita dulce de Quinua (Bolivia). - Pastel de Quinua al horno (Bolivia). ...
www.fao.org/inpho/compend/text/ch11-05.htm


Traduzindo ou não, o importante é acrescentar uma N. do T. explicando do que se trata, pois, se os leitores da Andréia forem portugueses, tampouco saberão o que é \"pamonha\". Trata-se de massa feita com milho verde ralado, que pode ser doce ou salgada, que é embrulhada na folha que envolve a espiga do milho e posta a cozer em água (ou assada no forno).


--------------------------------------------------
Note added at 2004-03-12 15:59:58 (GMT)
--------------------------------------------------

Tanto a \"humita\" quanto a \"pamonha\", podem ser doces ou salgadas. Veja alguns exemplos de \"humita dulce\":

La Paila en Folklore CLUB ...nada más que lo nuestro
... SUGERENCIAS, Costillitas de cerdo con humita dulce y batatas crocantes, $ 12,00. Pechuga de pollo rellena de quinoa con papas andinas, $ 12,00. ...
www.folkloreclub.com.ar/folkloreclub/ lapaila/lapailamenu.htm

CHAPTER XI QUINUA: Post-harvest Operations
... Bife apanado con quinua graneada (Bolivia). - Chaulafan de Quinua (Ecuador). - Humita dulce de Quinua (Bolivia). - Pastel de Quinua al horno (Bolivia). ...
www.fao.org/inpho/compend/text/ch11-05.htm


Agora veja exemplos (com receitas) de \"pamonha salgada\":

REVISTA CORPO A CORPO ONLINE
... Espiga de milho verde cozida, 135 cal. Pamonha doce, 135 cal. Pamonha salgada. 135 cal. Pacote (30 g) de biscoito de polvilho salgado, 180 cal. ...
www2.uol.com.br/simbolo/corpoacorpo/1102/conte.htm

São João 2003 - Cruz das Almas - BA
... Pamonha Salgada Ingredientes: 12 espigas de milho verde com a palha, 1/2 colher de sopa de sal e 1 colher de copa de manteiga ou margarina derretida Modo de ...
www.cruzdasalmas.com.br/saojoao2003/ index2.php?p=comida_salgada.php3

Datas especiais - Festas Juninas - Culinária vegetariana - site ...
... Pamonha Salgada. Ingredientes: 12 espigas de milho verde com a palha ½ colher de sopa de sal 1 colher de copa de manteiga derretida. ...
www.blocosonline.com.br/sitespes/ lm/culinar/culijunin.htm

Traduzir ou não, depende da Andréia, embora o Dicionário Etimológico da Lingua Portuguesa, do Rodrigo Fontinha, editado em Portugal (Editorial Domingos Barreira, Porto), traga o verbete.

De qualquer forma, acredito que caiba uma N. do T. explicando do que se trata, se o público leitor for de Portugal, pois pode não estar familiarizado com a palavra, como no Brasil.

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 143

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  P Forgas: a humita é um prato salgado, não doce. É, sim, uma pasta de milho verde temperada e envolta nas folhas do próprio milho e cozida em água fervente. Saludos, P., nasc. em Tucumán.
5 mins
  -> Gracias, Paulo, pero quizás te has olvidado del sabor. Se coce con sal, pero la pasta es dulce.

neutral  Marcelo Fogaccia: Ralph, se é assim, deve ser pamonha, mas mesmo assim acho melhor não traduzir nesse caso. Apenas para informação ao P.Forgas, em Minas Gerais é comum a pamonha salgada também.
5 hrs
  -> Obrigado, Marcelo. Seu esclarecimento é muito útil ao consulente, que poderá decidir se traduz ou não. Vê-se que, salgada ou doce, a pamonha varia de sabor, conforme a região (também na Argentina).