KudoZ home » Spanish to Portuguese » Other

taraceador

Portuguese translation: embutidor/entalhador (para madeira)


GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
Spanish term or phrase:taraceador
Portuguese translation:embutidor/entalhador (para madeira)
Entered by: María Leonor Acevedo-Miranda

01:23 Apr 5, 2004
Spanish to Portuguese translations [Non-PRO]
Other
Spanish term or phrase: taraceador
Relacionado com artesanato.

Será que há algum site onde possa encontrar a tradução/explicação de várias artes ou ofícios?
Obrigada
Andreia Silva
Portugal
EMBUTIDOR / ENTALHADOR
Explanation:
Quem faz embutidos em madeira

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 2 mins (2004-04-05 13:26:22 GMT)
--------------------------------------------------

Na frontaria, que mantém a sua autenticidade seiscentista, pode ver-se um pequeno nicho com a imagem da Virgem, enquanto que no interior se destaca, pelo seu interesse, o retábulo de talha dourada do último terço do séc. XVIII (tendo existido um outro anterior da autoria do ENTALHADOR João da Costa, datado de 1712).

http://www.portoturismo.pt/patrimonio_mundial/circuitos/circ...
O Mestre entalhador e escultor Manuel Martins, personagem que dominou o panorama artístico algarvio, na 1ªmetade do século XVIII, executou não só os riscos para esta obra (um para o retábulo, outro para o trono e um terceiro para o secretário), mas também o trabalho de talha entre 1735 e 1739. Este mestre foi também ainda responsável pelo risco e pela talha do retábulo de Santa Teresa, contratado em 1741.

http://www.esec-joao-deus.rcts.pt/cultura/igrejas.htm

Foi mostrada e tocada a Guitarra Portuguesa mais cara do mundo avaliada em dez mil contos, com voluta de Mestre Cid, ENTALHADOR oficial da Fundação Ricardo Espirito Santo, com todos os adornos em prata e ouro branco.




--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 4 mins (2004-04-05 13:28:29 GMT)
--------------------------------------------------

Mei tem uma igreja cuja arquitectura é bem mais antiga (séc. XVII?) que a talha. Não é de admirar: é mais fácil trabalhar a madeira que a pedra; mas não deixa de ser curioso pensar que o trabalho de pedra poderá acabar, quando todas as contas estiverem feitas, por ser mais barato que o da madeira. Paradoxo? Não. É fácil explicar: o trabalho do ENTALHADOR não era nada barato; e a seguir ao ENTALHADOR vinha o dourador que recobria o retábulo ou qualquer outra peça com folha de ouro de boa qualidade. E tudo quanto era madeira deveria estar recoberto de ouro: retábulos, sanefas, sanefões, castiçais...
http://www.center.pt/PT/roteiro.php?roteiroid=17&pag=2

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 12 mins (2004-04-05 13:35:44 GMT)
--------------------------------------------------

Para EMBUTIDOR veja aqui Colega:

Curso de Iniciação à Marcenaria
Curso de Iniciação à Pintura Decorativa

Artífice Qualificado
- Marceneiro
- Marceneiro/Entalhador
- Marceneiro/Embutidor
em : http://www.fress.pt/port/iao_oferta.htm

OU
.....
As madeiras mais utilizadas na arte do embutido na Ilha da Madeira são as do Til, Peredo, Barbusano, Urze, Massaroco, Laranjeira, Nogueira, Buxo, Vinhático, Cedro, Etc. Fazem-se na Madeira com EMBUTIDOS os mais variados objectos de uso corrente: mesas de jogo (damas e xadrez); jardineiras, tabuleiros e bandejas; caixas de costura, de lenços, de luvas, de agulhas e alfinetes; pastas facas para papel; pequenos cofres; etc. O EMBUTIDOR executa o seu trabalho talhando pequenos fragmentos de espécies florestais e introduzindo-os em aberturas feitas com as mesmas dimensões, noutras madeiras, de modo a produzir os mais diversos, e por vezes complicados e artísticos desenhos ornamentais....
EM: http://www.madeiratourism.org/pt/infogerais/artesanato.htm

Madeira e Mobiliário
Serrador de Madeiras (II)
Preparador-Afiador de Ferramentas (II)
Mecânico de Madeiras (II)
Marceneiro (II)
Carpinteiro de Limpos (II)
ENTALHADOR-EMBUTIDOR de Madeiras (II)
Prensador-Folheador (II)
Acabador de Mobiliário (II)

EM: http://www.drec.min-edu.pt/ciep/x1f.html

Selected response from:

María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +1EMBUTIDOR / ENTALHADOR
María Leonor Acevedo-Miranda
5 +1incrustador
Marcelo Fogaccia


  

Answers


11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
incrustador


Explanation:
Aurélio
incrustador (ô). [De incrustar + -dor.] Adj. 1. Que incrusta. • S. m. 2. Aquele que faz incrustações, embutidos.

DRAE
taraceador, ra.
1. m. y f. Persona que tiene por oficio hacer taraceas.

taracea.
(Del ár. hisp. tarsí', y este del ár. clás. tarṣī‘, incrustación).
1. f. Embutido hecho con pedazos menudos de chapa de madera en sus colores naturales, o de madera teñida, concha, nácar y otras materias.
2. f. Entarimado hecho de maderas finas de diversos colores formando dibujo.
3. f. Obra realizada con elementos tomados de diversos sitios.


--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 3 mins (2004-04-05 13:26:51 GMT)
--------------------------------------------------

A Maria Leonor tem razão. Acho que o melhor para esse caso é \"marcheteiro\".

Aurélio
marcheteiro . [De marchet-, como em marchetar, + -eiro.] S. m. 1. Oficial que trabalha em marchetaria; embutidor.

marchetaria . [De marchetar + -ia1, poss.] S. f. 1. Arte de incrustar, embutir ou aplicar peças recortadas de madeira, marfim, tartaruga, bronze, etc., em obra de marcenaria, formando desenhos. 2. A obra executada segundo essa arte. 3. Obra marchetada; tauxia.

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 4 mins (2004-04-05 13:28:26 GMT)
--------------------------------------------------

Mateus Eichner
... com a pintura na análise de seu trabalho, é possível fazer um paralelo entre as
linhas e os traços do pintor ea forma como o marcheteiro talha suas lâminas ...
marcheteiro.vila.bol.com.br/ - 6k - Em cache - Páginas Semelhantes

:: Gazeta de Piracicaba ::
... zona rural habitada pelos descendentes de povos oriundos da região de Trento, na
Europa - é uma atividade recompensadora para o marcheteiro Airson Vendemiatti ...
www.gazetadepiracicaba.com.br/ mostra_noticia.asp?noticia=1043275&ordem=26100 - 23k - Em cache - Páginas Semelhantes

MAM
... às sextas-feiras, das 17h às 19h Início: dia 12 de março de 2004 Preço: R$120/
mês MARCHETARIA Coordenação: César Terranova (marcheteiro) Objetivo: A ...
www.mam.org.br/educativo/cursos/ - 20k - Em cache - Páginas Semelhantes

artbr/mam/cursos
... 11 de março curso de 4 meses 12 vagas quintas, das 17h às 19h R$ 120
/ mês. marchetaria. coordenação César Terranova marcheteiro. ...
www.artbr.com.br/mam/cursos/ - 27k - Em cache - Páginas Semelhantes

artbr/mam/2ºsemestre de 2003
... marchetaria. coordenação César Terranova - marcheteiro. A marchetaria é uma
técnica que consiste em formar mosaicos a partir da mistura de vários tipos ...
www.artbr.com.br/mam/agosto/cursos2s2003.htm - 41k - Em cache - Páginas Semelhantes

ArteeHist ó ria - A arte como ela reamente é!
... às 22h. _Obs:. curso de 2 meses / 07 vagas. _ R$ 150,00 / mês. _MARCHETARIA
- Coordenação: César Terranova (marcheteiro ). _A marchetaria ...
www.arteehistoria.hpg.ig.com.br/home_mam.htm - 101k - Em cache - Páginas Semelhantes

Governo do Estado do Acre
... em 1997 pela embaixadora do órgão, Karen Stempel, Maqueson Pereira da Silva, 40,
natural de Cruzeiro do Sul, é o único marcheteiro reconhecido deste lado ...
www.ac.gov.br/outraspalavras/outras_8/fe.html - 23k - Em cache - Páginas Semelhantes

FOTOBLOG
... Jose Carlos nome artistico Kerua, trabalha nesta area de vidraceiro, marcheteiro,
mosaicista e ceramista desde 1.995, já participou de varias Bienais ...
www.fotoblog.blogger.com.br/2004_02_01_archive.html - 27k - Em cache - Páginas Semelhantes

MTS: 1ª Série - Nº 40- 29/10/98 (integral_1)
... Emalhetador. Embalador. Embutidor (marcheteiro). Empalhador. Encastelador-enfardador. ... Emalhetador.
Embalador. Embutidor (marcheteiro). Empalhador. ...
www.depp.msst.gov.pt/cict/bte/s1/98/40/bte_40a.html - 49k - Em cache - Páginas Semelhantes

Potiguarte - Frame artista plastico
... disposição, criatividade e talento não lhe faltam\". Ulisses Leopoldo
Marcheteiro. Exposições COLETIVAS 1999-Natal 400 Anos - Natal ...
www.potiguarte.com.br/artesplasticas/Joaoluiz/ - 36k - Em cache - Páginas Semelhantes

Marcelo Fogaccia
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 62

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  María Leonor Acevedo-Miranda: Em Portugal Incrustador é para Pedras Preciosas. Para madeiras dizemos Entalhador.
33 mins
  -> Correto, Maria Leonor. O termo é "marcheteiro" ou "embutidor".

agree  frossos
1 hr
  -> Obrigado, frossos.

agree  Henrique Magalhaes
20 hrs
  -> Obrigado, Henrique.

11 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +1
EMBUTIDOR / ENTALHADOR


Explanation:
Quem faz embutidos em madeira

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 2 mins (2004-04-05 13:26:22 GMT)
--------------------------------------------------

Na frontaria, que mantém a sua autenticidade seiscentista, pode ver-se um pequeno nicho com a imagem da Virgem, enquanto que no interior se destaca, pelo seu interesse, o retábulo de talha dourada do último terço do séc. XVIII (tendo existido um outro anterior da autoria do ENTALHADOR João da Costa, datado de 1712).

http://www.portoturismo.pt/patrimonio_mundial/circuitos/circ...
O Mestre entalhador e escultor Manuel Martins, personagem que dominou o panorama artístico algarvio, na 1ªmetade do século XVIII, executou não só os riscos para esta obra (um para o retábulo, outro para o trono e um terceiro para o secretário), mas também o trabalho de talha entre 1735 e 1739. Este mestre foi também ainda responsável pelo risco e pela talha do retábulo de Santa Teresa, contratado em 1741.

http://www.esec-joao-deus.rcts.pt/cultura/igrejas.htm

Foi mostrada e tocada a Guitarra Portuguesa mais cara do mundo avaliada em dez mil contos, com voluta de Mestre Cid, ENTALHADOR oficial da Fundação Ricardo Espirito Santo, com todos os adornos em prata e ouro branco.




--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 4 mins (2004-04-05 13:28:29 GMT)
--------------------------------------------------

Mei tem uma igreja cuja arquitectura é bem mais antiga (séc. XVII?) que a talha. Não é de admirar: é mais fácil trabalhar a madeira que a pedra; mas não deixa de ser curioso pensar que o trabalho de pedra poderá acabar, quando todas as contas estiverem feitas, por ser mais barato que o da madeira. Paradoxo? Não. É fácil explicar: o trabalho do ENTALHADOR não era nada barato; e a seguir ao ENTALHADOR vinha o dourador que recobria o retábulo ou qualquer outra peça com folha de ouro de boa qualidade. E tudo quanto era madeira deveria estar recoberto de ouro: retábulos, sanefas, sanefões, castiçais...
http://www.center.pt/PT/roteiro.php?roteiroid=17&pag=2

--------------------------------------------------
Note added at 12 hrs 12 mins (2004-04-05 13:35:44 GMT)
--------------------------------------------------

Para EMBUTIDOR veja aqui Colega:

Curso de Iniciação à Marcenaria
Curso de Iniciação à Pintura Decorativa

Artífice Qualificado
- Marceneiro
- Marceneiro/Entalhador
- Marceneiro/Embutidor
em : http://www.fress.pt/port/iao_oferta.htm

OU
.....
As madeiras mais utilizadas na arte do embutido na Ilha da Madeira são as do Til, Peredo, Barbusano, Urze, Massaroco, Laranjeira, Nogueira, Buxo, Vinhático, Cedro, Etc. Fazem-se na Madeira com EMBUTIDOS os mais variados objectos de uso corrente: mesas de jogo (damas e xadrez); jardineiras, tabuleiros e bandejas; caixas de costura, de lenços, de luvas, de agulhas e alfinetes; pastas facas para papel; pequenos cofres; etc. O EMBUTIDOR executa o seu trabalho talhando pequenos fragmentos de espécies florestais e introduzindo-os em aberturas feitas com as mesmas dimensões, noutras madeiras, de modo a produzir os mais diversos, e por vezes complicados e artísticos desenhos ornamentais....
EM: http://www.madeiratourism.org/pt/infogerais/artesanato.htm

Madeira e Mobiliário
Serrador de Madeiras (II)
Preparador-Afiador de Ferramentas (II)
Mecânico de Madeiras (II)
Marceneiro (II)
Carpinteiro de Limpos (II)
ENTALHADOR-EMBUTIDOR de Madeiras (II)
Prensador-Folheador (II)
Acabador de Mobiliário (II)

EM: http://www.drec.min-edu.pt/ciep/x1f.html



María Leonor Acevedo-Miranda
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 78

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marcelo Fogaccia: "embutidor" ou "marcheteiro".
18 mins
  -> Marcheteiro? Que graça de palavra. Não conheço. Olhe a definição: Oficial de Marchetaria. Obrigada Marcelo, um abraço do Porto