KudoZ home » Spanish to Portuguese » Transport / Transportation / Shipping

Cojinete: Pieza de hierro fundido con la que se sujeta el carril a la traviesa.

Portuguese translation: mancal do eixo / coxim de trilho / chumaceira /


17:49 Apr 7, 2008
Spanish to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Transport / Transportation / Shipping / Manual de instruções de maquinas ferroviarias
Spanish term or phrase: Cojinete: Pieza de hierro fundido con la que se sujeta el carril a la traviesa.
Lubricación central con aceite del eje excéntrico, los cojinetes del portabates y las vigas guía.
Lubricación central de los cojinetes y pernos de las bielas.
Ines Neuparth
Portugal
Portuguese translation:mancal do eixo / coxim de trilho / chumaceira /
Explanation:
No IATE: coxim de trilho, mancal, chumaceira,

mancal s. m.,
pau ferrado para o jogo do fito;
peça de ferro ou de bronze nos engenhos de açúcar;
gonzo de porta.


coxim do Lat. pop. coxinum s. m.,
almofada para assento ou encosto;
espécie de sofá sem costas;
parte da sela em que se assenta o cavaleiro;
galapo.

chumaceira s. f., peça que nos carros, nas máquinas, etc. , serve para abrandar o atrito;
pedaço de madeira ou coiro sobre que se move o remo;
peça de ferro que se põe ao lado do dente da charrua ou do arado quando esse dente se adelgaçou com o uso.

Bom lavoro
mirta

--------------------------------------------------
Note added at 14 min (2008-04-07 18:03:32 GMT)
--------------------------------------------------

Veja no IATE que tem muitas outras definições possíveis.
Selected response from:

mirta diez
Italy
Grading comment
mancal do eixo ou pivot
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4Chumaceira (OU Mancal): peça de ferro fundido com a qual se prende o vagão ao eixorhandler
3mancal do eixo / coxim de trilho / chumaceira /
mirta diez


  

Answers


11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
mancal do eixo / coxim de trilho / chumaceira /


Explanation:
No IATE: coxim de trilho, mancal, chumaceira,

mancal s. m.,
pau ferrado para o jogo do fito;
peça de ferro ou de bronze nos engenhos de açúcar;
gonzo de porta.


coxim do Lat. pop. coxinum s. m.,
almofada para assento ou encosto;
espécie de sofá sem costas;
parte da sela em que se assenta o cavaleiro;
galapo.

chumaceira s. f., peça que nos carros, nas máquinas, etc. , serve para abrandar o atrito;
pedaço de madeira ou coiro sobre que se move o remo;
peça de ferro que se põe ao lado do dente da charrua ou do arado quando esse dente se adelgaçou com o uso.

Bom lavoro
mirta

--------------------------------------------------
Note added at 14 min (2008-04-07 18:03:32 GMT)
--------------------------------------------------

Veja no IATE que tem muitas outras definições possíveis.


mirta diez
Italy
Works in field
Native speaker of: Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 39
Grading comment
mancal do eixo ou pivot

1 hr   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Chumaceira (OU Mancal): peça de ferro fundido com a qual se prende o vagão ao eixo


Explanation:
cojinete = mancal (também se diz chumaceira). Veja como o Houaiss define: peça, em geral de metal, com rebaixo cilíndrico ou esférico onde se aloja a ponta do eixo girante de uma máquina; chumaceira

rhandler
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 48