Passar recibo verde antes do pagamento
Thread poster: Marlene Vilela

Marlene Vilela  Identity Verified
Portugal
Local time: 12:09
Member (2008)
English to Portuguese
+ ...
Jul 7, 2008

Olá a todos!

Há alguns meses fiz um trabalho de revisão e tradução parcial de um guia de viagem para uma editora. Chegada a hora de receber o meu pagamento, contactei a mesma via e-mail para fornecer os meus dados bancários, de modo a que pudessem proceder ao pagamento. A resposta que obtive foi que para que pudessem proceder ao pagamento, eu teria de enviar uma factura/recibo, uma vez que sem este(s) o departamento de contabilidade da editora não poderia efectuar o dito pagamento. Ora, esta exigência deixou-me bastante surpreendida, uma vez que como trabalhadora independente não posso passar facturas, restando-me o recibo verde. No entanto, o recibo serve de comprovativo de um pagamento. Se não me pagaram, como posso eu mandar o recibo de um pagamento "fantasma"? Expliquei a situação à minha interlocutora, sem que esta tivesse cedido na sua posição. Na minha opinião isto é contranatura, uma vez que não se pode começar um processo de pagamento pelo fim, ou seja, primeiro recibo, depois pagamento. O problema é que a editora não compreende este facto.
A minha pergunta é: já vos aconteceu uma situação destas? Acham que a editora tem razão em exigir o recibo de um pagamento que ainda não foi feito? Para mim isto é totalmente despropositado e inacreditável! Ainda para mais quando a minha interlocutora afirma que é "um procedimento contabilisticamente válido"! Ou eu não percebo mesmo nada de contabilidade básica ou então o contrário. Além disso, durante o trabalho, realizei um relatório detalhado do preço por página (448 no total). portanto, o que poderá faltar?
E se passar recibo antes e não me pagarem? Além de trabalhar gratuitamente ainda tenho de pagar impostos!

Agradeço desde já os vossos comentários.

Ligia Dias Costa  Identity Verified
Portugal
Member (2008)
English to Portuguese
+ ...
É assim mesmo. Jul 7, 2008

Trabalhei em empresas durante muito tempo e pagava comissões a agentes de vendas. É assim mesmo, ou seja, a empresa só pode passar o cheque ou fazer a transferência, contra um documento que suporte a diferença do dinheiro. O que para recibos verdes, nos leva a um impasse. Ou se confia na empresa, ou se apresenta uma "factura" que tenha validade fiscal. De qualquer das formas, devo dizer-lhe que nunca assisti a nenhum problema relativamente a este assunto.

Ana Rita Simões  Identity Verified
Portugal
Member (2009)
English to Portuguese
+ ...
procedimento habitual, mas.... Jul 7, 2008

Infelizmente acho que é um procedimento habitual. Há pouco tempo também tive de o fazer, mas como era um cliente no qual confiava absolutamente, e que precisava de uma recibo com uma data específica, fi-lo sem problemas. No entanto, penso que se deve evitar ao máximo - pelo menos na minha opinião, que sou sempre um pouco desconfiadaicon_wink.gif

Não sei muito bem como funciona, mas por exemplo, com clientes estrangeiros, emito uma factura em Word para que possam efectuar o pagamento, e passo o recibo depois. Penso que talvez o possa fazer também neste caso.

Contudo, parece-me bastante estranho pois trabalhei numa editora até há pouco tempo e a factura era produzida internamente - nós fazíamos o cálculo e passávamos a folha de pagamento, que depois seguia para a contabilidade, e os tradutores enviavam os recibos após terem recebido a totalidade do valor. Não sei se será este o procedimento em todas as editoras, mas penso que não deverá ceder.

Carla Guerreiro  Identity Verified
France
Local time: 13:09
French to Portuguese
+ ...
Repartição de finanças Jul 7, 2008

Olá Marlene,

O melhor que tem a fazer é entrar em contacto com a repartição de finanças da sua área de residência, pois eles poderão dar-lhe todas as informações de que precisa.

Carla Guerreiro

Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Member (2003)
English to Portuguese
+ ...
Recibos verdes vs. facturas Jul 8, 2008

Marlene Vilela wrote:

Ora, esta exigência deixou-me bastante surpreendida, uma vez que como trabalhadora independente não posso passar facturas, restando-me o recibo verde.

Marlene,

Como a Carla Guerreiro já sugeriu, informe-se na sua repartição de finanças.
Os recibos verdes podem ser substituídos por um software de facturação ou por um livro de facturas encomendado numa gráfica.
Assim pode enviar a factura juntamente com o trabalho e depois emitir o respectivo recibo quando receber o pagamento. É muito mais prático, principalmente para quem trabalha para clientes estrangeiros.

Rosa Alves  Identity Verified
Portugal
German to Portuguese
+ ...
Software de facturação? Jul 8, 2008

Os recibos verdes podem ser substituídos por um software de facturação ou por um livro de facturas encomendado numa gráfica.

Olá Carla,

É mesmo verdade isso que está a dizer? Os recibos verdes podem mesmo ser subtituídos por um software de facturação? Confirmou isso com as Finanças? É que dava-me muito jeito mesmo, pois já ando um pouco farta de explicar às empresas estrangeiras com quem trabalho o sistema de recibos verdes. Podia dar-me um exemplo de software de facturação, por favor? As facturas podem ser enviadas electronicamente ou só em papel?

Obrigada!
Rosa

PS - Relativamente ao assunto em questão, é verdade que é muito comum as empresas pedirem o recibo antes de efectuar o pagamento. Até agora, nunca tive problemas, mas também é verdade que são poucas as empresas portuguesas com quem trabalho. Uma delas pede-me a digitalização do recibo verde passado antes de efectuar o pagamento e só depois de receber é que eu envio o recibo por correio. Mas é claro que essa digitalização não constitui garantia para a empresa, pois eu posso anulá-lo e nem sequer o mandar.

[Edited at 2008-07-08 21:34]

Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Member (2003)
English to Portuguese
+ ...
Software de facturação Jul 9, 2008

Rosa Alves wrote:

É mesmo verdade isso que está a dizer? Os recibos verdes podem mesmo ser subtituídos por um software de facturação? Confirmou isso com as Finanças? É que dava-me muito jeito mesmo, pois já ando um pouco farta de explicar às empresas estrangeiras com quem trabalho o sistema de recibos verdes. Podia dar-me um exemplo de software de facturação, por favor? As facturas podem ser enviadas electronicamente ou só em papel?

Obrigada!
Rosa

Olá Rosa,

Sim, é possível fazê-lo.
Na altura em que optei por esta solução, era obrigatório entregar nas Finanças uma declaração em que abdicávamos dos recibos verdes a favor de um programa de facturação. Penso que agora já não é obrigatório, mas convém aconselhar-se junto da sua repartição.

Tem de ser mesmo um software de facturação, não são válidas facturas emitidas em Word, Excel, etc. Também não sei se serão aceites programas estrangeiros como o TO3000. Eu uso o Empresário, mas há outros.

Se lhe falarem na obrigatoriedade de um ficheiro chamado SAFT-PT, ignore, a menos que seja sujeito passivo de IRC. Tenho aqui outro programa arrumado por ter sido mal informada na altura.

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Passar recibo verde antes do pagamento

Advanced search

Protemos translation business management system
Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!

The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.

More info »
Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search