Países do segundo mundo
Thread poster: Luis DeGalocha
Luis DeGalocha
Luis DeGalocha  Identity Verified
Spain
Local time: 11:52
Member (2008)
English to Portuguese
+ ...
May 21, 2003

Caros colegas,



Gostaria de saber o que pensam sobre este assunto.



Ouvimos falar de países desenvolvidos, países em vias de desenvolvimento e países subdesenvolvidos. Ouvimos também falar de países do primeiro mundo e de países do terceiro mundo.



O que se passa com os países do segundo mundo? Posso não ter prestado a devida atenção, mas não me lembro de alguma vez ter ouvido que o país XPTO era um país do segundo mundo!
... See more
Caros colegas,



Gostaria de saber o que pensam sobre este assunto.



Ouvimos falar de países desenvolvidos, países em vias de desenvolvimento e países subdesenvolvidos. Ouvimos também falar de países do primeiro mundo e de países do terceiro mundo.



O que se passa com os países do segundo mundo? Posso não ter prestado a devida atenção, mas não me lembro de alguma vez ter ouvido que o país XPTO era um país do segundo mundo!



Cumprimentos,



Luís

Collapse


 
Gabriela Frazao
Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Local time: 10:52
English to Portuguese
+ ...
A sua questão é pertinente May 21, 2003

E se, entretanto, não houver algum colega a elucidar, vou tentar saber o que os meus familiares/amigos pensam sobre o assunto.

Se souber, volto aqui!



Aproveito esta ocasião para lhe pedir que preencha devidamente o seu perfil no ProZ.

Como moderadora e membro deste site não aceito bem que os colegas não publiquem algumas referências a seu respeito.

Assim, ficará mais à vontade para intervir aqui no fórum e no caso de precisar de alguma
... See more
E se, entretanto, não houver algum colega a elucidar, vou tentar saber o que os meus familiares/amigos pensam sobre o assunto.

Se souber, volto aqui!



Aproveito esta ocasião para lhe pedir que preencha devidamente o seu perfil no ProZ.

Como moderadora e membro deste site não aceito bem que os colegas não publiquem algumas referências a seu respeito.

Assim, ficará mais à vontade para intervir aqui no fórum e no caso de precisar de alguma ajuda.



Saudações

Gabriela Frazao
Collapse


 
Mónica Machado
Mónica Machado
United Kingdom
Local time: 10:52
English to Portuguese
+ ...
Tanto quanto sei May 21, 2003

Olá,



Tanto quanto sei os países de segundo mundo existem designados como tal. Há uns anos atrás eram assim designados os países ligados à União Soviética bem como os países que apesar de terem um bom nível de educação não tinham liberdade de expressão.



Não sei se esta designação se continua a aplicar mas em inglês parece-me que sim. Há até discussões sobre isto na Internet.



Fica então a discussão em aberto...... See more
Olá,



Tanto quanto sei os países de segundo mundo existem designados como tal. Há uns anos atrás eram assim designados os países ligados à União Soviética bem como os países que apesar de terem um bom nível de educação não tinham liberdade de expressão.



Não sei se esta designação se continua a aplicar mas em inglês parece-me que sim. Há até discussões sobre isto na Internet.



Fica então a discussão em aberto...



Um abraço

Mónica



P.S. 1: E concordo com a Gabriela. De facto nós gostamos mais de responder a quem tem um perfil preenchido. Falar sim, mas de cara destapada



P.S. 2: Obrigada Luis, por preencher o seu perfil. Tenho a certeza que vai ser bem recebido nesta comunidade. Bom trabalho!

[Edited at 2003-05-24 08:55]
Collapse


 
linapoabr
linapoabr
Local time: 11:52
English to Portuguese
+ ...
Segundo mundo May 21, 2003



2003-05-21 17:52 mmachado wrote:



Olá,



Tanto quanto sei os países de segundo mundo existem designados como tal. Há uns anos atrás eram assim designados os países ligados à União Soviética bem como os países que apesar de terem um bom nível de educação não tinham liberdade de expressão.



Não sei se esta designação se continua a aplicar mas em inglês parece-me que sim. Há até discussões sobre isto na Internet.



Fica então a discussão em aberto...



Um abraço

Mónica



P.S.: E concordo com a Gabriela. De facto nós gostamos mais de responder a quem tem um perfil preenchido. Falar sim, mas de cara destapada



 
linapoabr
linapoabr
Local time: 11:52
English to Portuguese
+ ...
SEGUNDO MUNDO May 21, 2003

Me lembro que aprendí na escola que haviam os países d primeiro mundo(desenvolvidos),do segundo(em desenvolvimento) e os países de terceiro mundo(subdesenvolvidos).Aprendíamos que o Brasil seria um país em desenvolvimento por não poder ser considerado um país subdesenvolvido(pois existem países em que padrão de vida é realmente caótico).

Mais tarde estes conceitos(primeiro,segundo,terceiro) foram revistos e considerados politicamente incorretos.

Hoje em dia não se
... See more
Me lembro que aprendí na escola que haviam os países d primeiro mundo(desenvolvidos),do segundo(em desenvolvimento) e os países de terceiro mundo(subdesenvolvidos).Aprendíamos que o Brasil seria um país em desenvolvimento por não poder ser considerado um país subdesenvolvido(pois existem países em que padrão de vida é realmente caótico).

Mais tarde estes conceitos(primeiro,segundo,terceiro) foram revistos e considerados politicamente incorretos.

Hoje em dia não se deve mais usar estes conceitos.

Quanto a liberdade de expressão, acho que não está diretamente ligada ao conceito de primeiro,segundo,terceiro.Acho que de forma indireta até poderia se dizer, poiís nos países onde a democracia impera o desenvolvimento se dá mais rapidamente.

Collapse


 
linapoabr
linapoabr
Local time: 11:52
English to Portuguese
+ ...
SEGUNDO MUNDO May 21, 2003

Aprendi na escola que existiam os países de primeiro mundo (também chamados de desenvolvidos), os de segundo(países em desenvolvimento) e os de terceiro(subdesenvolvidos).Antes ensinavam que existiam os desenvolvidos e os subdesenvolvidos mas estes conceitos foram contestados por países que achavam que nao eram tão subdesenvolvidos assim(Brasil,por exemplo).A classificação era dada de acordo com a situação socio-economica do país.Liberdade de expressão estava só indiretamente ligada ... See more
Aprendi na escola que existiam os países de primeiro mundo (também chamados de desenvolvidos), os de segundo(países em desenvolvimento) e os de terceiro(subdesenvolvidos).Antes ensinavam que existiam os desenvolvidos e os subdesenvolvidos mas estes conceitos foram contestados por países que achavam que nao eram tão subdesenvolvidos assim(Brasil,por exemplo).A classificação era dada de acordo com a situação socio-economica do país.Liberdade de expressão estava só indiretamente ligada pois é de conhecimento geral que em países onde há democracia, o desenvolvimento se dá mais facilmente.Hoje em dia ficou politicamente incorreto dividir o mundo em primeiro,segundo,terceiro.São conceitos não mais aceitos.

Collapse


 
Bruno Magne
Bruno Magne  Identity Verified
Local time: 06:52
English to French
+ ...
Fala-se agora em May 22, 2003

Novos países industrializados ou NPI. É o caso, entre outros, do Brasil.



... o facto de se utilizar o termo países na expressão \"Novos Países Industrializados\". ... Sudeste

Asiático grupo dos 7 países mais industrializados 7.0 7.3 ...

pascal.iseg.utl.pt/~cesa/files/DocTrab_42.PDF



Cordialmente desde Porto Alegre

Bruno Magne


 
Henrique Magalhaes
Henrique Magalhaes  Identity Verified
Local time: 10:52
English to Portuguese
+ ...
Os do 2º mundo são os que n/ estão ainda classificados May 23, 2003

Creio q. o facto de nunca ninguém ter classificado ninguém no 2º mundo se deve ao facto dum certo complexo em realação ao 1º, c/ efeito acho q. vário países da Europa mereciam ter a classificação de 2ºs...a começar infelizmente por nós Portugal,países de Leste, Grécia e vários outros da bacia mediterrânica. Para quem tiver dúvidas eu desafio-o a vir comigo a qq. urgência dum Hospital, a entrar e tentar fazer qq. coisa num Notário, Conservatória de Registo Comercial, Civil, e... See more
Creio q. o facto de nunca ninguém ter classificado ninguém no 2º mundo se deve ao facto dum certo complexo em realação ao 1º, c/ efeito acho q. vário países da Europa mereciam ter a classificação de 2ºs...a começar infelizmente por nós Portugal,países de Leste, Grécia e vários outros da bacia mediterrânica. Para quem tiver dúvidas eu desafio-o a vir comigo a qq. urgência dum Hospital, a entrar e tentar fazer qq. coisa num Notário, Conservatória de Registo Comercial, Civil, etc...pª nos apercebermos q. se podemos ser um pouco melhores q. os do 3º, tb. n/ podemos querer fazer parte de países como a Alemanha, Escandinávia, Canadá, etc. Para já n/ falar no (des) funcionamento da n/ (In)Justiça!!!Collapse


 
Mónica Machado
Mónica Machado
United Kingdom
Local time: 10:52
English to Portuguese
+ ...
Concordo totalmente May 23, 2003

Olá



Eu concordo com o Henrique. Se bem que lá fora a designação de segundo mundo existe (agora já menos em voga) e antes da queda do muro de Berlim estava mesmo associada aos países que, se bem que desenvolvidos tecnologicamente, tinham falta de liberdade de expressão. Pode não se concordar mas que era esta a definição lá isso era...



E quanto ao sermos de segundo mundo, bom eu diria pior mas é melhor não irmos por aí... é que poderia não
... See more
Olá



Eu concordo com o Henrique. Se bem que lá fora a designação de segundo mundo existe (agora já menos em voga) e antes da queda do muro de Berlim estava mesmo associada aos países que, se bem que desenvolvidos tecnologicamente, tinham falta de liberdade de expressão. Pode não se concordar mas que era esta a definição lá isso era...



E quanto ao sermos de segundo mundo, bom eu diria pior mas é melhor não irmos por aí... é que poderia não ser bem visto por outros colegas e não quero alimentar discussões. Mas de facto estamos muito longe dos países mais avançados e isto de estar na UE não quer dizer muito.



Um abraço e votos de paciência para aturar a desorganização total que abrange todas as áreas da nossa sociedade.



Cumprimentos

Mónica



Collapse


 
Gabriela Frazao
Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Local time: 10:52
English to Portuguese
+ ...
UMA NOTA DA MODERADORA... May 23, 2003

Caros colegas,



A partir de agora, não aceito questões levantadas por colegas cujo perfil não esteja devidamente publicado no ProZ.

Já pedi ao colega para o fazer e, se dentro de alguns dias tal não acontecer, esta questão será eliminada.



Saudações

Gabriela Frazão



 
Gabriela Frazao
Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Local time: 10:52
English to Portuguese
+ ...
Estou praticamente esclarecida May 23, 2003

por via dos comentários de alguns colegas.



E estou de acordo com o Henrique - o nosso país já deve pertencer ao 2º mundo. Tive disso, infelizmente, uma verdadeira constatação há 3 dias atrás no Hospital de Cascais, com a minha mãe de 82 anos. Impossível descrever!



Uma palavra para o colega Luís Degalocha. Todos lhe agradecemos ter-se inscrito devidamente no ProZ. Por certo, compreendeu a minha nota. Só não a retiro para que sirva de referên
... See more
por via dos comentários de alguns colegas.



E estou de acordo com o Henrique - o nosso país já deve pertencer ao 2º mundo. Tive disso, infelizmente, uma verdadeira constatação há 3 dias atrás no Hospital de Cascais, com a minha mãe de 82 anos. Impossível descrever!



Uma palavra para o colega Luís Degalocha. Todos lhe agradecemos ter-se inscrito devidamente no ProZ. Por certo, compreendeu a minha nota. Só não a retiro para que sirva de referência futura a outros colegas (ou pseudo-colegas).



Gabriela

Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Países do segundo mundo






CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

Buy now! »
TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »