Tradução dum LIVRO - tarifas, contrato..etc?
Thread poster: aishu
aishu
aishu
Portuguese to Spanish
+ ...
Apr 6, 2009

Boa noite,
Sou tradutora freelance em Portugal e recebi agora um pedido para traduzir um livro pela primeira vez (até agora fiz inúmeras traduções para empresas, mas nunca um livro...)

Não sei muito bem se devo cobrar o mesmo valor por palavra que para uma tradução normal ou mais ou menos..
Também não sei se deverei fazer um contrato com o autor do livro por causa dos "direitos de autor"..etc

E por último, quanto é que se paga a um revisor?
... See more
Boa noite,
Sou tradutora freelance em Portugal e recebi agora um pedido para traduzir um livro pela primeira vez (até agora fiz inúmeras traduções para empresas, mas nunca um livro...)

Não sei muito bem se devo cobrar o mesmo valor por palavra que para uma tradução normal ou mais ou menos..
Também não sei se deverei fazer um contrato com o autor do livro por causa dos "direitos de autor"..etc

E por último, quanto é que se paga a um revisor?

Agradeço muitíssimo vossa ajuda porque sinto-me perdida com este assunto.
Collapse


 
Francesco Mai
Francesco Mai  Identity Verified
Spain
Local time: 14:14
Portuguese to Italian
+ ...
traduzir um livro Apr 7, 2009

Bom dia,

não percebi: foi o próprio autor que te pediu a tradução ou é a Editora que te contactou?

Se for a Editora, não te preocupes com os direitos de autor: no contrato vai aparecer uma alinha onde abdicas de qualquer direito relativo à tradução.

Além disso, eles em princípio terão um departamento de revisão, escusas de te preocupar com o assunto.


 
aishu
aishu
Portuguese to Spanish
+ ...
TOPIC STARTER
obrigada Apr 7, 2009

Obrigada pela resposta Francesco
De facto foi o Autor, en não a editora, que me pediu a tradução.
neste caso tenho que fazer algum contrato com ele ou alguma coisa fora do normal para uma tradução simples?

posso perguntar também se as tarifas que se aplicam à tradução de livros são igual às normais ou mais ou menos?
obrigada!


 
Francesco Mai
Francesco Mai  Identity Verified
Spain
Local time: 14:14
Portuguese to Italian
+ ...
tradução livro Apr 7, 2009

não sei com certeza,

neste momento encontro-me a traduzir um livro, sendo que a tradução foi uma minha iniciativa.
assim, concordei com o Autor que quando (e se) a tradução for publicada, vou receber uma % (ainda por definir) dos direitos de autor.

no teu caso, uma vez que foste "contratada" pelo autor, devias ter o cuidado de estabelecer uma remuneração base + eventualmente algumas "royalties" quando a tradução for publicada.
Obviamente seria id
... See more
não sei com certeza,

neste momento encontro-me a traduzir um livro, sendo que a tradução foi uma minha iniciativa.
assim, concordei com o Autor que quando (e se) a tradução for publicada, vou receber uma % (ainda por definir) dos direitos de autor.

no teu caso, uma vez que foste "contratada" pelo autor, devias ter o cuidado de estabelecer uma remuneração base + eventualmente algumas "royalties" quando a tradução for publicada.
Obviamente seria ideal assinares um contrato: ficas mais "protegida", principalmente se optarem por incluir a tal % dos lucros após a publicação.

Que queres dizer com "tarifa normal"?

Eu, infelizmente, no que diz respeito às traduções literárias nunca tive margem de manobra: a Editora propõe um valor e eu aceito o recuso.
Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Tradução dum LIVRO - tarifas, contrato..etc?






Wordfast Pro
Translation Memory Software for Any Platform

Exclusive discount for ProZ.com users! Save over 13% when purchasing Wordfast Pro through ProZ.com. Wordfast is the world's #1 provider of platform-independent Translation Memory software. Consistently ranked the most user-friendly and highest value

Buy now! »
Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »