Pages in topic:   [1 2] >
Livros sobre tradução
Thread poster: Salvador Scofano and Gry Midttun

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Local time: 00:08
Member (2006)
English to Portuguese
+ ...
May 24, 2009

Bom dia colegas,

Estou a procurar livros sobre a arte de traduzir.

Um pouco teórico se possível, já que a parte prática (uso de ferramentas de CAT, pesquisas etc) conheço relativamente bem.

Sei que existem livros em que o autor dá vários exemplos de traduções de um mesmo parágrafo, mostrando as diferenças de estilo. Infelizmente não sei o nome do livro.

Busco cada vez mais traduzir as idéias e fugir um pouco das traduções literais. É claro que no caso de traduções técnicas isso não se aplica muito.

O livro pode ser em português ou inglês. Pode ser também algum texto disponível na internet.

Sugestões e comentários são muito benvindos.

Agradeço desde já.
Salvador

Direct link Reply with quote

Christina Paiva  Identity Verified
Brazil
Local time: 21:08
Portuguese to English
+ ...
Um livro básico... May 24, 2009

Oi Salvador!

Este livro é bem básico - na verdade um curso - com atividades e referências bibliográficas.

Título: Traduzir com autonomia - estratégias para o tradutor em formação
Autores: Fábio Alves, Célia Magalhães, Adriana Pagano
Editora: Editora Contexto - São Paulo - 2003
ISBN 85-7244-146-8

Have fun

Christina

Katarina Peters  Identity Verified
Canada
Local time: 18:08
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Livros sobre tradução May 24, 2009

Olá Salvador,

O Amazon oferece uma grande variedade de livros sobre tradução em inglês, é só ir a "amazon.com" e digitar "translation" no "search".

Eu tenho um livro interessante e util sobre tradução literária (não confundir com literal):
"Performing Without a Stage - the Art of Literary Translation" by Robert Wechsler, Catbird Press, 1998. É disponível no Amazon.

Boa sorte
Katarina

Luís E. dos Santos
Brazil
Local time: 20:08
English to Portuguese
+ ...
Curso de tradução May 24, 2009

Caro Salvador,

O site www.logos.it oferece um curso de tradução em vários idiomas, português e inglês incluídos.
O site www.dbb.com.br oferece um curso de tradução a distância.

Boa sorte,
Luís

Galina Mitrohovitch  Identity Verified
Local time: 23:08
Portuguese to Russian
+ ...
Umberto Eco May 24, 2009

Umberto Eco. "Dire quase la stessa cosa".
Há tradução portuguesa, "Dizer quase a mesma coisa":

http://www.difel.pt/catalog/product_info.php?products_id=472&osCsid=c49d5892665aef1ced7a55f35347a

Mas este livro é mais sobre a tradução literária.

Boa leitura!

Marcos Antonio
English to Portuguese
+ ...
Livros sobre tradução May 26, 2009

São antigos mas bem interessantes. Normalmente encontrados em sebos ou livrarias que vendem livros usados.
- Escola de Tradutores , de Paulo Ronai . Editora Nova Fronteira.
- A arte de traduzir, de Breno Silveira. Edições Melhoramento.

Norway
Member (2006)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Agradecimento Jun 5, 2009

Agradeço a todos que participaram pelas valiosas sugestões. Deixo o tópico aberto, caso outros queiram contribuir com novas sugestões. Assim outros poderão também ter continuamente acesso a essas sugestões.

Susana Valdez  Identity Verified
Portugal
Member (2006)
English to Portuguese
+ ...
Algumas referências (entre tantas) Jun 15, 2009

Olá a todos(as),

Aqui ficam algumas sugestões, entre tantas possíveis:

Venuti, L. (1992) Rethinking Translation: discourse, subjectivity, ideology, London: Routledge.

Venuti, L. (1995) The Translator’s Invisibility, London and New York: Routledge.

Venuti, L. (1998) The Scandals of Translation – Towards an Ethics of Difference, London and New York: Routledge.

Toury, G. (1995) Descriptive Translation Studies and Beyond, Amesterdam: Jonh Benjamin.

Rosa, A. (2003) Tradução, Poder e Ideologia. Retórica Interpessoal no Diálogo Narrativo Dickensiano em Português (1950-1999), Tese de doutoramento, Universidade de Lisboa.

Munday, J. (2001) Introducing translation studies: theories and applications, Londres: Routledge.

Lambert, J and H. van Gorp (1985) “On Describing translations”, in Hermans, T. (eds) The manipulation of literature. Studies in literary translation, London and Sydney: Croom Helm, pp. 42-53.

Levỳ, J. (1989) “Translation as a Decision Making Process”, in A. Chesterman (ed.) Reading in Translation Theory, Helsinki: FinnLectura, pp. 38-52.

Baker, M. (ed.) (1998) Routledge Encyclopedia of Translation Studies, London and New York: Routledge.

Almeida e Pinho, J. (2006) O escritor invisível, Matosinhos e Lisboa: Quidnovi.

Arrojo, R. (1993) Tradução, desconstrução e psicanálise, Rio de Janeiro: Imago.

Ronivaldo Sales
Brazil
English to Portuguese
+ ...
tradução Oct 13, 2009

Susana Valdez wrote:

Eu gostaria de aproveitar este tópico e pedir aos colegas, além das sugestões em relação aos livros sobre tradução, também algo sobre como treinar a concetração em termos de tradução consecutiva e silmultânea. Que tipo de técnica é usada, como treinar etc?

Eu agradeço aos colegas!

Rony

Ronivaldo Sales
Brazil
English to Portuguese
+ ...
O livro "Construindo o tradutor"? Nov 17, 2009

Marcos Antonio wrote:

São antigos mas bem interessantes. Normalmente encontrados em sebos ou livrarias que vendem livros usados.
- Escola de Tradutores , de Paulo Ronai . Editora Nova Fronteira.
- A arte de traduzir, de Breno Silveira. Edições Melhoramento.

Olá,

Aproveitando esse tópico, eu gostaria de saber se alguém aqui já leu esse livro, "Construindo o tradutor" de ROBINSON, Douglas.

Eu preciso ler livros relacionados a tradução, estou pensando em comprar esse. O que vocês acham?

Aguardo a opinião dos colegas

Um abraço!

Ronysalles.

Norway
Member (2006)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Escola de Tradutores Nov 17, 2009

Rony, se você ainda não leu Escola de Tradutores, eu recomendaria começar com esse. É fácil de ler e dá uma boa visão dos vários aspectos da tradução. É um livro antigo, mas ainda importante.

Esse que vc mencionou eu não conheço.

Um abraço,
Salvador

Fabio Said  Identity Verified
Germany
Member (2008)
German to Portuguese
+ ...
Mais um livro sobre tradução Jul 8, 2010

O Salvador já sabe disso, porque estivemos trocando mensagens meses atrás sobre o assunto, mas ressuscito este tópico para deixar registrado aqui que um dos livros recentes sobre tradução como atividade profissional (não é sobre teoria da tradução, é sobre o mercado de tradução e aspectos do dia-a-dia da prática da atividade profissional de tradutor) é este, que pode ser lido em amostra grátis:

http://issuu.com/fidusinterpres/docs/fabiomsaid_fidusinterpres_amostra

Metallica81
United Kingdom
English to Portuguese
+ ...
Tradução especializada Aug 25, 2010

Olá a todos,

gostaria de saber se há algum livro de tradução focado na especialização de Relações Internacionais/Governo e Política. Eu estou-me a especializar nestes temas e gostava de ter mais conhecimentos acerca de siglas, formalidades, etc.

Agradeço qualquer ajuda,
Luís

Fabio Said  Identity Verified
Germany
Member (2008)
German to Portuguese
+ ...
Segunda edição de "Fidus Interpres", o manual da tradução Jun 16, 2011

Caros colegas,

Anuncio o lançamento da segunda edição do meu livro "Fidus interpres: a prática da tradução profissional", que é um manual de 256 páginas sobre o mercado de tradução e sobre a profissão de tradutor no mundo de hoje.

O livro contém, inclusive, um longo tópico sobre como tirar o máximo proveito do portal ProZ.com, que foi e tem sido um importante elemento de minha estratégia de negócios como tradutor profissional.

A segunda edição está disponível tanto em formato impresso (vendido no Brasil, com entrega em todo o Brasil, e nos Estados Unidos, com entrega mundial), como em formato digital ePub (vendido somente no Brasil). Quem quiser comprar com dedicatória personalizada, pode adquirir o livro direto com o autor.

Todos os detalhes sobre o livro "Fidus interpres: a prática da tradução profissional", inclusive uma amostra grátis e informações sobre onde e como comprá-lo, estão reunidos nesta página:

http://fidusinterpres.com/?page_id=3492

Stephania Matousek  Identity Verified
France
Member (2014)
English to Portuguese
+ ...
Mais referências bibliográficas sobre tradução? Aug 30, 2014

Olá, caros colegas,

Embora este tópico seja antigo, vi que muitos o ressuscitaram ao longo dos anos. Vou fazer o mesmo, pois recentemente li um livro muito interessante sobre tradução literária. Gostaria de compartilhar essa referência, pois vale a pena ler:

BRITTO, Paulo Henriques. A tradução literária. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012.

Se alguém tiver mais dicas, acho que seria uma boa ideia retomar esta discussão! Também estou sempre em busca de embasamento teórico para a nossa atividade.

Abraços,

Stephania

Pages in topic:   [1 2] >

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Livros sobre tradução

Advanced search

BaccS – Business Accounting Software
Modern desktop project management for freelance translators

BaccS makes it easy for translators to manage their projects, schedule tasks, create invoices, and view highly customizable reports. User-friendly, ProZ.com integration, community-driven development – a few reasons BaccS is trusted by translators!

More info »
PerfectIt consistency checker
Faster Checking, Greater Accuracy

PerfectIt helps deliver error-free documents. It improves consistency, ensures quality and helps to enforce style guides. It’s a powerful tool for pro users, and comes with the assurance of a 30-day money back guarantee.

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search