Curiosidade (alcoolismo x interpretação simultânea)
Thread poster: Ronivaldo Sales

Ronivaldo Sales
Brazil
Local time: 13:20
English to Portuguese
+ ...
Feb 8, 2010

Talvez minha pergunta pareça muito idiota, mas ela vai esclarecer uma grande curiosidade. Bem, eu gosto de estudar coisas relacionadas à Psicologia, Educação etc. Enfim, eu gostaria de saber dos colegas se o alcoolismo, ou o hábito de beber nos fins de semana etc. prejudica o desempenho de um interprete de conferência, ou mesmo de um tradutor. Visto que esses tipos de profissionais precisam de amplo grau de concentração, me surgiu essa dúvida.

Seria possível um bebedor habitual se tornar uma interprete de conferência? Isso é apenas pra matar minha curiosidade, caso vocês possam dar alguma opinião.

Um abraço e tenham um ótimo dia.

Rony

Maria Amorim (X)  Identity Verified
Sweden
Local time: 18:20
Swedish to Portuguese
+ ...
Alcoolismo x Trabalho Mar 20, 2010

Rony,

Não conheço nenhum material bibliográfico específico que relacione álcool e trabalhos de tradução/interpretação.

Entretanto um das consequências do alcoolismo percebidas em trabalhadores é o aumento de falhas na execução das tarefas. Estamos a falar de alcoolismo e, portanto, penso que tal consequência pode ser generalizada para atividades de trabalho de qualquer natureza, física ou intelectual.

Outro fator relevante é que o álcool afeta a memória, tão importante para um tradutor/interpréte. “Afeta especialmente a memória de curta duração, o que prejudica a habilidade de reter novas informações. Estudos mostraram que mesmo a ingestão de baixas quantidades de bebida alcoólica durante toda a semana interfere com a habilidade de lembrar” http://www.cerebromente.org.br/n01/memo/memoria.htm

Quanto à ingestão moderada ou não sistemática de álcool penso ser outro assunto, a analisar consoante os diferentes padrões e hábitos culturais em distintos países.

Paula Borges  Identity Verified
Brazil
Local time: 13:20
Member (2010)
English to Portuguese
+ ...
Acredito que... Apr 19, 2010

Acredito que a ingestão exagerada de alcóol prejudica a concentração em geral.

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Curiosidade (alcoolismo x interpretação simultânea)

Advanced search

SDL Trados Studio 2019 Freelance
The leading translation software used by over 250,000 translators.

SDL Trados Studio 2019 has evolved to bring translators a brand new experience. Designed with user experience at its core, Studio 2019 transforms how new users get up and running and helps experienced users make the most of the powerful features.

More info »
WordFinder Unlimited
For clarity and excellence

WordFinder is the leading dictionary service that gives you the words you want anywhere, anytime. Access 260+ dictionaries from the world's leading dictionary publishers in virtually any device. Find the right word anywhere, anytime - online or offline.

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search