Cliente recusa-se a dar nº de contribuinte
Thread poster: Ivana de Sousa Santos

Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 06:01
French to Portuguese
+ ...
May 31, 2010

Olá a todos,

Deparei-me este mês com uma situação insólita.

Um cliente americano recusa-se a dar-me o nº de contribuinte para eu passar recibo verde.

Falei com a minha contabilista que me disse que se ele se recusa o que tenho a fazer é cobrar-lhe IVA e passar o recibo sem número.

É claro que não vou dizer ao cliente "não dá o nº, paga IVA" porque o cliente vai certamente mandar-me dar uma volta e não o queria perder.

A solução passaria por tirar os 20% de IVA ao valor total pago pelo cliente, mas seria dinheiro do meu trabalho que ia dar de mão beijada ao estado.

Alguém já passou por uma situação destas? Tem alguma solução diferente?

Agradeço desde já o feedback.

Ivana

Direct link Reply with quote

Steven Capsuto  Identity Verified
United States
Local time: 01:01
Spanish to English
+ ...
Se o cliente é americano, isso é normal May 31, 2010

Nos Estados Unidos, o SSN é considerado um dado muito pessoal e aconselham-nos a não divulgar este número a ninguém a menos que seja absolutamente necessário. Se você não deve presentar declaracoes às autoridades fiscais dos Estados Unidos, não tem o direito legítimo de saber o SSN de ninguem.

Em qualquer caso, não há IVA neste país.

[Edited at 2010-05-31 22:34 GMT]

Wanda de Melo
United States
Local time: 01:01
English to Portuguese
E isso mesmo. Corretissimo. Jun 1, 2010

Steven Capsuto wrote:

Nos Estados Unidos, o SSN é considerado um dado muito pessoal e aconselham-nos a não divulgar este número a ninguém a menos que seja absolutamente necessário. Se você não deve presentar declaracoes às autoridades fiscais dos Estados Unidos, não tem o direito legítimo de saber o SSN de ninguem.

Em qualquer caso, não há IVA neste país.

[Edited at 2010-05-31 22:34 GMT]

Jose Ruivo  Identity Verified
Portugal
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Recibo s/ nº. contribuinte Jun 1, 2010

Viva,

Sugiro que passe o recibo, sem o nº. de contribuinte do cliente. Tenha o cuidado apenas de colocar no recibo o nome e morada do cliente.

Um profissional em PT não pode cobrar IVA a um cliente nos EUA, e vice-versa - quando compro uma licença de software, por ex., a uma firma nos EUA, pago normalmente o preço base isento de impostos.

As Finanças em PT não poderão obrigá-la a pagar IVA ao Estado por essa factura/recibo.

Cumprimentos,
José Ruivo

Teresa Borges
Portugal
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Até agora nenhum dos meus clientes se recusou Jun 1, 2010

a indicar o número de contribuinte ou o número de IVA, mas é verdade que não tenho clientes americanos. De qualquer maneira, o meu contabilista aconselhou-me a fazer a seguinte menção nas facturas (em francês, no meu caso). Aqui vai, sirva-se dela à vontade (caso seja útil):
Prestations de services non soumises à la TVA belge, Art.21 §2, C.TVA – Article 44, Directive 2006/112/CE

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Cliente recusa-se a dar nº de contribuinte

Advanced search

memoQ translator pro
Kilgray's memoQ is the world's fastest developing integrated localization & translation environment rendering you more productive and efficient.

With our advanced file filters, unlimited language and advanced file support, memoQ translator pro has been designed for translators and reviewers who work on their own, with other translators or in team-based translation projects.

More info »
PerfectIt consistency checker
Faster Checking, Greater Accuracy

PerfectIt helps deliver error-free documents. It improves consistency, ensures quality and helps to enforce style guides. It’s a powerful tool for pro users, and comes with the assurance of a 30-day money back guarantee.

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search