Como obter certificação digital (no Brasil)?
Thread poster: Paul Dixon

Paul Dixon  Identity Verified
Brazil
Local time: 10:09
Portuguese to English
+ ...
Dec 29, 2010

Acabei de ler no site da prefeitura de São Paulo que a partir do ano que vem será necessário ter certificação digital para emissão de nota fiscal eletrônica (NF-e). Gostaria de saber o que isso significa exatamente e se é possível conseguir este documento sem usar um contador, já que os honorários da minha contadora são altíssimos, e a maioria dos serviços são cobradas a parte, em cima dos honorários normais.

Direct link Reply with quote

José Henrique Lamensdorf  Identity Verified
Brazil
English to Portuguese
+ ...
Autônomo ou empresa Dec 29, 2010

Paul, você é autônomo ou empresa?

Por enquanto, os autônomos continuam na base do RPA. Se a prefeitura emitir a NF de autônomo, o INSS "dança" com relação à contribuição patronal do cliente (20% - sem teto). Atualmente o tradutor autônomo na cidade de São Paulo é dispensado da emissão de NF

As empresas prestadoras de serviços terão de comprar a tal certificação digital. Parece que é um "token" em USB que dura 3 anos. Pelo que disse o jornal, o preço varia bastante, convém pesquisar.

Paul Dixon  Identity Verified
Brazil
Portuguese to English
+ ...
TOPIC STARTER
Empresa Dec 30, 2010

Sou registrado como empresa, já que os clientes não costumam aceitar o RPA.

Onde posso comprar a certificação digital?

Christina Paiva  Identity Verified
Brazil
Portuguese to English
+ ...
Google :) Dec 31, 2010

Paul, você pode encontrar no Google várias empresas que emitem certificação digital.

Meu contador providenciou tudo e eu só precisei assinar e pagar ...

Não tenho e-NF, aqui no interior ainda não está em vigor... Mas os clientes podem verificar a situação fiscal da empresa através do certificado digital antes de pagar pelo serviço.

Tem mais informações aqui:

http://www.receita.fazenda.gov.br/atendvirtual/defaultatendCertDigital.htm

HTH!

Feliz 2011!!!

[Edited at 2010-12-31 04:49 GMT]

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Como obter certificação digital (no Brasil)?

Advanced search

PerfectIt consistency checker
Faster Checking, Greater Accuracy

PerfectIt helps deliver error-free documents. It improves consistency, ensures quality and helps to enforce style guides. It’s a powerful tool for pro users, and comes with the assurance of a 30-day money back guarantee.

More info »
BaccS – Business Accounting Software
Modern desktop project management for freelance translators

BaccS makes it easy for translators to manage their projects, schedule tasks, create invoices, and view highly customizable reports. User-friendly, ProZ.com integration, community-driven development – a few reasons BaccS is trusted by translators!

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search