Portugal: Envio de facturas a clientes no estrangeiro
Thread poster: Diana Tarré

Diana Tarré
Portugal
Local time: 14:42
English to Portuguese
+ ...
Mar 14, 2011

Caros colegas,

Fui aconselhada por um TOC a fazer o download de um software de gestão comercial gratuito (Primavera Express) para que as facturas enviadas a clientes sediados no estrangeiros estejam dentro da legalidade.

E os colegas, em que formato enviam facturas aos vossos clientes estrangeiros?

Obrigada, desde já, pelas informações!

Diana Tarré


 

MARK ROBERTSON
Local time: 14:42
Member (2010)
Portuguese to English
+ ...
The nice an easy rules for the invoicing of translation work to foreign clients from Portugal Mar 14, 2011

Em sede de IVA, as prestações de serviços seguem, regra geral, a tributação no país onde o prestador tem a sua sede, estabelecimento estável ou, na sua falta, o domicílio a partir do qual os serviços sejam prestados, conforme dispõe o n.º 4 do art.º 6º do CIVA.
Todavia, aquela regra comporta várias excepções descritas nos n.º 5 a 23 do mesmo art.º 6º, tendo cada uma delas regras próprias de localização.
Os serviços de tradução, quer efectuados por pessoas colectivas, quer por trabalhadores independentes, configuram o tipo de operações previstas no art.º 6º, n.º 8, alínea c) do CIVA.
Por este facto, as prestações de serviços de tradução efectuadas a um adquirente domiciliado num outro Estado membro, que prove que nesse país têm a qualidade de sujeito passivo, ou a um adquirente domiciliado num país não pertencente à Comunidade Europeia, não se encontram sujeitas a IVA em Portugal, nos termos, respectivamente, das alíneas a) ou b) do n.º 9 do art.º 6º do CIVA, conjugadas com a alínea c) do n.º 8 do mesmo artigo.
O número de identificação fornecido pelo adquirente dos serviços, sujeito passivo na Comunidade Europeia, poderá ser confirmado através do site da DGCI: http://www.portaldasfinancas.gov.pt.
Na factura ou documento equivalente emitido deverá constar o motivo da não liquidação do imposto, conforme o exigido no art.º 36º, n.º 5, alínea e) do CIVA, neste caso apondo a menção “Artigo 6º, nº 9 alínea a) ou b) do CIVA”.
Relativamente ao preenchimento da declaração periódica, os valores referentes às operações realizadas / localizadas fora do território nacional deverão ser indicados no quadro 06 – campo 8 (operações previstas na alínea b) do n.º 1 do art. 20º do CIVA).


 

Diana Tarré
Portugal
Local time: 14:42
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Mar 14, 2011

Agradeço o seu contributo, Mark!

No entanto, o que pretendo saber é se os colegas (sediados em Portugal) criam facturas no Microsoft Word/Excel e as enviam por email, se possuem um qualquer software de facturação reconhecido (ou não) pelas finanças através do qual fazem chegar a factura ao cliente por via electrónica, ou se possuem livro de facturas ou de recibos verdes e fazem chegar a factura/recibo verde ao cliente pelo correio normal.

Obrigada!

Diana


 

Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Local time: 14:42
Member (2003)
English to Portuguese
+ ...
Aconselho a consulta do fórum Mar 14, 2011

Olá Diana,

Este assunto já foi debatido várias vezes neste fórum.

De qualquer forma, e resumidamente, as facturas em Word/Excel não são válidas perante o fisco.
Os recibos verdes podem ser substituídos por um software de facturação, o qual pode usar para todos os clientes (nacionais ou estrangeiros). Tem é de optar por um destes sistemas, ou seja, para começar a passar facturas tem de deixar de passar recibos verdes.


 

Diana Tarré
Portugal
Local time: 14:42
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Mar 14, 2011

Obrigada pela informação, Carla.

Vou aproveitar para explorar os tópicos anteriores sobre a mesma questão.

Bom trabalho!

Diana


 

Carla Araújo  Identity Verified
Portugal
Local time: 14:42
Member (2003)
English to Portuguese
+ ...
Apoio ao contribuinte Mar 14, 2011

Diana,

Quando tiver dúvidas, também pode recorrer à linha de apoio ao contribuinte (707 206 707).
É bem atendida e rapidamente esclarecida.


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Portugal: Envio de facturas a clientes no estrangeiro

Advanced search






BaccS – Business Accounting Software
Modern desktop project management for freelance translators

BaccS makes it easy for translators to manage their projects, schedule tasks, create invoices, and view highly customizable reports. User-friendly, ProZ.com integration, community-driven development – a few reasons BaccS is trusted by translators!

More info »
Déjà Vu X3
Try it, Love it

Find out why Déjà Vu is today the most flexible, customizable and user-friendly tool on the market. See the brand new features in action: *Completely redesigned user interface *Live Preview *Inline spell checking *Inline

More info »



Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search