Petição
Thread poster: oxygen4u

oxygen4u
Portugal
Local time: 07:50
English to Portuguese
+ ...
May 23, 2012

Tive conhecimento desta petição há pouco e resolvi partilhá-la.

Assiná-la fica ao vosso critério.icon_smile.gifhttp://www.peticaopublica.com/?pi=P2012N25005


 

Carla Guerreiro  Identity Verified
France
Local time: 08:50
French to Portuguese
+ ...
Petição assinada May 23, 2012

Já está. Assinei-a e partilhei-a no Facebook.

 

Galina Mitrohovitch  Identity Verified
Local time: 07:50
Portuguese to Russian
+ ...
CNT - Conselho Nacional de Tradução May 23, 2012

Seria interessante se o CNT que no dia 25 de Maio vai debater precisamente este tema ("A tradução em Portugal - o estado das coisas") pudesse receber esta petição. "O estado das coisas" está lá todinho. Já falta pouco tempo e não sei quantas assinaturas tem. Vou pôr a minha.
http://www.apet.pt/site/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=41


 

oxygen4u
Portugal
Local time: 07:50
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada May 24, 2012

Obrigada Carla e Galina por terem assinado.

Não sei quantas pessoas assinaram, mas divulguei a petição no meu Facebook e espero que esta colega tradutora consiga fazer ouvir a sua (nossa) voz.icon_smile.gif


 

Svetlana Podkolzina  Identity Verified
Portugal
Member (2007)
English to Russian
+ ...
O problema é geral May 24, 2012

Infelizmente, este problema aplica-se aos todos trabalhadores independentes aqui em Portugal, não só aos tradutores. Não sei, se existe a associação dos trabalhadores independentes, mas acho que seria melhor juntarmo-nos á petição com os outros profissionais para obter o número maior.

 

Barbara Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 08:50
German to Portuguese
+ ...
Compreendo a situação, May 24, 2012

mas parece-me que a petição tem um erro factual: se as contribuições para a Seg. Soc. estiverem em ordem, qualquer trabalhador/a independente tem direito a subsídio de parentalidade e outras prestações familiares. Pelo menos é essa a minha experiência.

A problemática não diz só respeito aos tradutores freelancer e, como diz a Svetlana, esta questão devia ser abordada de um ponto de vista global, do trabalhador independente, seja qual for a profissão desempenhada, e não do ponto de vista das dificuldades quotidianas. Além disso, na minha opinião, a escolha de uma profissão e do modo de a exercer não é responsabilidade do Estado e não pode, por isso, servir de argumento para reivindicar alterações estruturais.

Duas questões, talvez um pouco heréticas: e se surgisse uma petição para que todos os tradutores e trabalhadores independentes pagassem os impostos sobre o seu rendimento efectivo (pelos comentários de muitos colegas, parece haver uma percentagem significativa de pessoas que não o faz)? E uma outra para que todos os tradutores se comprometessem a não aceitar traduções abaixo de 0,08€/palavra? Nestes casos, aposto que surgiriam vários argumentos contra, desde o clássico "não pago porque o país não merece" até ao "o padrão de vida em Portugal é baixo para esses preços"?

No fundo, acho que a questão abordada pela petição abrange a larga maioria dos trabalhadores, independentes ou não, em Portugal, i.e. viver condignamente com o produto do seu trabalho.

Os meus cinco cêntimos...


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Petição

Advanced search






SDL Trados Studio 2019 Freelance
The leading translation software used by over 250,000 translators.

SDL Trados Studio 2019 has evolved to bring translators a brand new experience. Designed with user experience at its core, Studio 2019 transforms how new users get up and running and helps experienced users make the most of the powerful features.

More info »
Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »



Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search