Vídeo sobre a evolução de PT-BR
Thread poster: Danik 2014

Danik 2014
Brazil
German to Portuguese
+ ...
Jun 29, 2015

Gostaria de compartilhar esse vídeo com todos interessados. Quem sabe algúm colega traz uma discussão semelhante sobre PT-PT.
http://revistapesquisa.fapesp.br/2015/04/29/as-marcas-do-portugues-brasileiro/

Fabio M. Caldas  Identity Verified
Indonesia
Local time: 16:05
English to Portuguese
+ ...
Muito bom! Jun 29, 2015

Obrigado por compartilhar Dani!
Vídeo bastante interessante.

Também aguardo alguém do Pt-Pt se pronunciar sobre isso.

Abraço

Danik 2014
Brazil
German to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada pelo comentário, Fábio! Jun 30, 2015

Um bom dia pra você!

Viviane Marx  Identity Verified
Local time: 11:05
German to Portuguese
+ ...
Muito interessante Jun 30, 2015

Obrigada por compartilhar. Muito interessante!!

expressisverbis
Portugal
Local time: 10:05
Member (2015)
English to Portuguese
+ ...
Olá a todos Jul 2, 2015

Não consigo visualizar o "link", a página não me abre.

Danik 2014
Brazil
German to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Link demora para abrir! Jul 2, 2015

Oi, Expressis!
O link demora a abrir, talvez por ser o link de um vídeo!
Vou te enviá-lo por outro meio para ver se você consegue abrí-lo.
Abraço,

expressisverbis
Portugal
Member (2015)
English to Portuguese
+ ...
Olá Danik e demais colegas Jul 2, 2015

Não sei porquê, mas devo ter as minhas definições erradas aqui para receber as vossas respostas neste fórum "Portuguese"... tenho de verificar.

Ora bem... estou a ver o vídeo à medida que escrevo e acho muito legal!

Sobre a redução de sílabas em certas palavras, como o "t'fone", penso que se sente mais isto no Sul, não? (Pergunto aos colegas de pt-pt se vierem até aqui).
Por cá, eu, pelo menos, continuo a pronunciar "telefone"... talvez pela minha formação (académica e familiar).

O gerúndio... ora aí está algo que eu não sabia! Então, nós, largámos assim o tempo verbal já utilizado em Camões (é bem verdade) e fomos numa de conjugação perifrástica? Por esta "inovação" eu não contava!icon_smile.gif
É verdade que há quem o evite ("mea culpa", admito que eu também, por vezes), mas não quer dizer que o tenhamos "abolido" definitivamente. Ainda hoje o utilizei duas vezes numa traduçãoicon_wink.gif

Estou a gostar destes depoimentos e descobertas, especialmente (ora cá estou eu a utilizar a "perifrástica"icon_smile.gif), da expansão do português pelo Brasil.

Sempre achei o "r" caipira ou retroflexo muito bonito.
É curioso, porque cá em cima, há um ou outro falante (não são muitos) que pronuncia um pouco assim a consoante, como que um "r" enrolado (roulé) mas mais suavemente.

Terminei agora de ver o vídeo.
Acho muito interessante o trabalho de corpora que estão a desenvolver na Faculdade e esta distância que nos separa, mas no bom sentido. Gostei dos três locutores, em especial do primeiro e de os ouvir falar com ou sem "r" característicoicon_smile.gif

Nós, cá no Norte, também temos consoantes não "caipiras", mas sim "tripeiras".
Temos uma característica muito típica que é logo (a)percebida por outros falantes de pt-pt - a troca do "v" pelo "b", as nasais mais acentuadas, sobretudo, os ditongos (-ão) ("canção" = "cançom") e muito mais.
Como Lindley Cintra afirmou, a região do Porto "tem no aspecto fonético uma personalidade muito vincada".

É assim que eu também vejo este vosso "r": bonito e com uma personalidade vincada!

Obrigada por partilhar o vídeo e por mo ter enviado por e-mail, Danik, pois assim consegui vê-lo e... "escreber pro mundial"icon_smile.gif

Abraços!

[Edited at 2015-07-02 22:00 GMT]

Danik 2014
Brazil
German to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Link sobre a pronúncia pt-pt Jul 2, 2015

Obrigada pelo comentário Expressis!icon_smile.gif
Deixo aqui para os interessados o link do seu thread com a discussão sobre a pronúncia portuguesa do "b" e do "v".
http://www.proz.com/forum/portuguese/282442-uma_forma_«diferente»_de_falar.html

expressisverbis
Portugal
Member (2015)
English to Portuguese
+ ...
Olá Danik e colegas, Jul 3, 2015

Danik 2014 wrote:

Deixo aqui para os interessados o link do seu thread com a discussão sobre a pronúncia portuguesa do "b" e do "v".

Foi bom ter estabelecido aqui uma ligação com essa discussão. Obrigada por ter colocado.
Vou tentar ir implementando com outros falares e seria "legal" a Danik ir estendendo esta discussão com outras variações regionais de pt-br.
Bom trabalho e continuação de uma excelente sexta... com um saltinho para o fim-de-semana!

expressisverbis
Portugal
Member (2015)
English to Portuguese
+ ...
Olá Danik e colegas Jul 3, 2015

expressisverbis wrote:

Danik 2014 wrote:

Foi bom ter estabelecido aqui uma ligação com essa discussão. Obrigada por ter colocado.
Vou tentar ir implementando com outros falares e seria "legal" a Danik ir estendendo esta discussão com outras variações regionais de pt-br.
Bom trabalho e continuação de uma excelente sexta... com um saltinho para o fim-de-semana!

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Vídeo sobre a evolução de PT-BR

Advanced search

Protemos translation business management system
Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!

The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.

More info »
WordFinder Unlimited
For clarity and excellence

WordFinder is the leading dictionary service that gives you the words you want anywhere, anytime. Access 260+ dictionaries from the world's leading dictionary publishers in virtually any device. Find the right word anywhere, anytime - online or offline.

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search