Mudando para Portugal
Thread poster: Luciana Jesus

Luciana Jesus  Identity Verified
Brazil
Member (2014)
English to Portuguese
+ ...
Jul 25, 2016

Boa tarde colegas,

É quase certo (99%) que vou me mudar para Portugal em setembro e gostaria de tirar algumas dúvidas. Algumas informações já encontrei aqui nos fóruns e na internet. Se algumas das minhas questões já foram respondidas por outros colegas e alguém puder me encaminhar às respostas eu agradeço.

1 - Sobre abrir atividades nas finanças, eu tenho que registar todos os trabalhos no sistema cada vez que eu emitir uma fatura? No Brasil tem um valor anual máximo de rendimentos que não precisamos declarar de onde veio, assim que só declaro o valor total anual no Imposto de Renda e pronto. As faturas eu guardo, mas não preciso declarar cada cliente individualmente. E como achei informações diferentes, gostaria de confirmar se vocês declaram mensalmente no sistema.

2 - Tem algum banco que seja mais fácil abrir conta pela internet e chegar lá já com a conta aberta e cartão disponível? Já tenho um endereço em Portugal onde uma pessoa de confiança mora, o que tornaria tudo mais fácil, e como vou levar dinheiro em espécie queria chegar já depositando.

(Editado para incluir: tem que ser algum banco que aceite uma declaração e cópia de documentos de morada de outra pessoa, porque não tenho contas no meu nome ainda. O ActivoBank, indicado por outros colegas aqui no Proz, não aceita isso, por exemplo.)

Como meu marido não é português, vamos ter que passar pelo "agradável" processo do SEF, assim que quero resolver tudo o que puder aqui do Brasil e chegar dando entrada nos papéis dele.

Obrigada a todos!

[Edited at 2016-07-25 14:37 GMT]


Direct link Reply with quote
 

Teresa Borges
Portugal
Local time: 13:47
Member (2007)
English to Portuguese
+ ...
Boa tarde, Luciana! Jul 25, 2016

Quanto às finanças: Eu registo mensalmente todas as faturas no sistema. Faço mensalmente um ficheiro SAFT que envio para o contabilista que, por sua vez, remete para as autoridades fiscais.

Quanto ao banco: suponho que a abertura de conta tem de ser presencial. Mas sei que o Santander (onde eu tenho conta) tem agências no Brasil, talvez seja melhor falar com eles…

Boa sorte!


Direct link Reply with quote
 

Luciana Jesus  Identity Verified
Brazil
Member (2014)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Teresa! Jul 26, 2016

Vou dar uma olhada no Santander. É engraçado ver que até os supostos bancos "online" pedem para você ir pessoalmente lá...

Direct link Reply with quote
 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Mudando para Portugal

Advanced search






BaccS – Business Accounting Software
Modern desktop project management for freelance translators

BaccS makes it easy for translators to manage their projects, schedule tasks, create invoices, and view highly customizable reports. User-friendly, ProZ.com integration, community-driven development – a few reasons BaccS is trusted by translators!

More info »
SDL MultiTerm 2017
Guarantee a unified, consistent and high-quality translation with terminology software by the industry leaders.

SDL MultiTerm 2017 allows translators to create one central location to store and manage multilingual terminology, and with SDL MultiTerm Extract 2017 you can automatically create term lists from your existing documentation to save time.

More info »



Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search