Contêm ou Contém
Thread poster: Rafa Lombardino

Rafa Lombardino
United States
Local time: 18:31
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
Jan 10, 2006

Se o verbo "conter" tem sua conjugação baseada no verbo "ter", a terceira pessoa do plural no presente do indicativo deve ser "contêm", certo? Tenho visto tanto "contém" por aí que agora estou com dúvida. Os gramáticos atuais estão aceitando ambas? Qual é o correto?

E, como pergunta complementar, qual gramática vocês recomendaria para o português brasileiro?

Obrigada!

Gabriela Frazao  Identity Verified
Portugal
Local time: 02:31
Member (2002)
English to Portuguese
+ ...
muito fácil Jan 10, 2006

contêm = vários
contém = só um

e tão simples tanto isto.

Gabriela

Rafa Lombardino
United States
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Muito bem! Jan 10, 2006

Obrigada Gabriela!

Então as regras não mudaram, hein?icon_smile.gif Eu tenho visto tantos "eles contém" que comecei a ficar com uma pulguinha atrás da orelha. Ou será que eu deveria dizer "ouvido"?icon_biggrin.gif Eu fiquei mesmo na dúvida porque ouvi dizer que várias mudanças estão sendo implementadas na gramática da Língua Portuguesa usada no Brasil, incluindo a troca de "orelha" por "ouvido" (ou vice-versa...).

Falando nisso, por um acaso conheces algum livro (ou mesmo site) que trate profundamente as diferenças entre o seu portugués e o meu português? Agradeço de antemão.

ooooo (X)
English to Portuguese
+ ...
That simple: singular e plural... Jan 10, 2006

Atualizada e com todas as mudanças do Português no Brasil, vale a pena dar uma olhada no trabalho de Eduardo Martins "COM TODAS AS LETRAS - O Português Simplificado" - Editora Moderna.
Boa sorte!

Rafa Lombardino
United States
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Obrigada Jan 11, 2006

Fico contente em saber que não estou doida e que a gramática não mudou de uma hora para a outra.

Quanto à sugestão feita pelo Elliot, agradeço e vou procurar esse título assim que chegar ao Brasil de férias. Estou mesmo precisando de uma boa gramática para servir de fonte e de citação quando alguns clientes me perguntam o porquê de esta ou aquela modificação em projetos de revisão de texto. Bom, pelo menos posso falar com toda convicção que a regra do "contém" para singular e "contêm" para o plural ainda está valendo!

Obrigada!

[Edited at 2006-01-11 19:22]

Fred Neild (X)  Identity Verified
English to Spanish
+ ...
Excelente Gabriela Jan 11, 2006

Gabriela Frazao wrote:

contêm = vários
contém = só um

e tão simples tanto isto.

Gabriela

Excelente Gabrielaicon_smile.gif

Só para confirmar, no Brasil é igual.

Fred

Rafa Lombardino
United States
Member (2005)
English to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Pois é... Jan 11, 2006

Fred Neild wrote:

Só para confirmar, no Brasil é igual.

Fred

Mas, Fred, você também tem percebido quantas vezes o plural aparece com acento agudo? Por isso eu acabei pensando que alguma mudança havia sido aprovada para acabar com o circunflexo para conjugações na 3ª pessoa do plural! Preciso urgentemente comprar uma gramática atualizada...

E a pergunta continua: alguém conhece uma boa fonte (site ou livro) que fale das diferenças entre portugués e português? Encontrei um ótimo dicionário sobre as diferenças no mundo hispanofalante e gostaria de ter uma fonte tão boa para as diferenças da Língua Portuguesa.

Obrigada a todosicon_smile.gif

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Contêm ou Contém

Advanced search

CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use SDL Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

More info »
Déjà Vu X3
Try it, Love it

Find out why Déjà Vu is today the most flexible, customizable and user-friendly tool on the market. See the brand new features in action: *Completely redesigned user interface *Live Preview *Inline spell checking *Inline

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search