Que valor passar no recibo verde perante a seguinte situação?
Thread poster: Ivana de Sousa Santos

Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 03:39
French to Portuguese
+ ...
Mar 2, 2006

O ano passado fiz uns trabalhos para uma empresa canadiana no total de 222,32€.

Quando recebi o dinheiro na minha conta recebi apenas 173€.

Falei com a cliente a ver se havia algum erro e ela disse-me que tinham pago as despesas da transferência bancária com os meus os 222,32€, pois são sempre os tradutores que assumem esse valor e pediu-me desculpas por não ter mencionado isso anteriormente (nem o PO mencionava tal coisa).

Enviou-me a ordem de transferência e efectivamente estava descrito o valor que o banco cobrou para fazer a transferência: 24,32€, o que fez com que a quantia enviada fosse 198€.

Contudo, apenas recebi 173€ porque, de acordo com o que a cliente me disse, o banco intermediário entre o banco do Canadá e o meu banco - CGD - também poderá ter cobrado dinheiro. (198€ - 173€ = 25€ que o banco intermediário - BCP - me terá cobrado). Não tive conhecimento da cobrança deste valor pelo BCP (e ainda não tive tempo de ir à CGD confirmar isto porque entretanto fui viajar, mas acredito que seja possível).

1ª questão: é normal um banco intermediário tirar-nos assim 25€ sem "dizer água vai nem água vem"?

2ª questão: que valor passo no recibo verde que tenho agora de entregar à cliente? (por isso é que é tão importante passarmos os recibos apenas depois de recebermos o dinheiro e não antes como muitas agências de tradução portuguesas nos fazem passar...):

a) 222,32€ que foi o valor do trabalho que realmente fiz? Ou seja, declaro tudo mesmo tendo-me sido tirado o MEU dinheiro para a transferência e tendo recebido apenas 173€ no final?

b) 198€ que foi o dinheiro que a cliente realmente me enviou pois pagou as despesas da transferência com o meu dinheiro?

c) ou 173€ que foi o dinheiro que reamente recebi na minha conta depois do BCP me ter ficado com 25€, de que também não tive conhecimento nem culpa?

Coloquei a mesma questão à cliente e perguntei-lhe neste caso que valor é que ela ia declarar na declaração de impostos dela, uma vez que foi utilizado o meu dinheiro para o pagamento das ditas transferências, pois o valor dela tinha de coincidir com o meu.

Ela nunca me respondeu a esta questão.

Eu acho que devia passar o recibo no valor daquilo que recebi - 173€, mas a cliente também não tem culpa que o BCP me tenha cobrado 25€. Porém, também não posso declarar ao fisco um valor (ou os 222,32€ ou os 198€) que na verdade nunca cheguei a receber, pois acho que é muito injusto.

Alguém já teve um caso semelhante?

Mesmo que não, gostaria de ler algumas opiniões sobre o que deverei fazer.

Obrigada desde já.

Ivana

Jorge Freire  Identity Verified
English to Portuguese
+ ...
Passar o recibo na totalidade e, na declaração de rendimentos, incluir os 25 € nas despesas Mar 2, 2006

Não estou muito dentro do assunto, mas salvo melhor opinião de um contabilista, é o que posso sugerir

[Edited at 2006-03-02 11:37]

Ines Burrell  Identity Verified
United Kingdom
Member (2004)
English to Latvian
+ ...
Two possibilities Mar 2, 2006

You can either pass a receipt for € 223 but then you need both a receipt from your client bank saying they deducted a certain amount and a receipt from your bank. As it looks like your client is not a very friendly one, you can pass a receipt for €198 and get your bank to issue the receipt for charges they deucted. Check first if your client is willing to help you with this. And I would think twice before working for this client again - all the bank fees on their side should be covered by the client regardless of what they are trying to tell you.

Ines

António Ribeiro  Identity Verified
Local time: 12:39
English to Portuguese
+ ...
Recibo sem sair prejudicado. Mar 3, 2006

Jorge Freire wrote:

Não estou muito dentro do assunto, mas salvo melhor opinião de um contabilista, é o que posso sugerir

[Edited at 2006-03-02 11:37]

Eu passaria um recibo de modo a não sair prejudicado na altura de pagar impostos. Como o Jorge disse, fale com o seu contabilista.

E essa do banco se cobrar pela transacção e não dizer nada, pois no mínimo é uma vergonha. Pessoalmente, não deixaria passar a questão em claro e faria muita confusão no banco e na defesa do consumidor.

Um abraço,

António

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

Que valor passar no recibo verde perante a seguinte situação?

Advanced search

CafeTran Espresso
You've never met a CAT tool this clever!

Translate faster & easier, using a sophisticated CAT tool built by a translator / developer. Accept jobs from clients who use SDL Trados, MemoQ, Wordfast & major CAT tools. Download and start using CafeTran Espresso -- for free

More info »
PerfectIt consistency checker
Faster Checking, Greater Accuracy

PerfectIt helps deliver error-free documents. It improves consistency, ensures quality and helps to enforce style guides. It’s a powerful tool for pro users, and comes with the assurance of a 30-day money back guarantee.

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search