Pages in topic:   < [1 2]
Deixar de pagar a segurança social
Thread poster: ncfialho (X)
Sandrine Martins
Sandrine Martins  Identity Verified
Portugal
Local time: 23:32
French to Portuguese
+ ...
Alteração da contribuição na prática Mar 25, 2006

Eis o que diz a Segurança Social:

Situações de baixos rendimentos:

Nos casos em que os trabalhadores independentes, num determinado ano civil, auferiram rendimentos ilíquidos inferiores a 18 X RMMM, podem, requerer que lhes seja considerado, como base de incidência de contribuições, o valor do duodécimo daquele rendimento, com o limite mínimo de 50% do RRM.

Para tal, há-de preencher o Mod. RC3001 (
... See more
Eis o que diz a Segurança Social:

Situações de baixos rendimentos:

Nos casos em que os trabalhadores independentes, num determinado ano civil, auferiram rendimentos ilíquidos inferiores a 18 X RMMM, podem, requerer que lhes seja considerado, como base de incidência de contribuições, o valor do duodécimo daquele rendimento, com o limite mínimo de 50% do RRM.

Para tal, há-de preencher o Mod. RC3001 (disponível na net www.seg-social.pt) e juntar uma cópia da declaração de IRS apresentada nas Finanças.

Ora, se apresentamos a declaração em Março-Abril, temos de pagar as contribuições dos meses de Janeiro-Fevereiro-Março e/ou Abril sem essa incidência? Temos de continuar a pagá-las até receber a «luz verde» da S.S.? Alguém sabe-me dizer??

Obrigada

Sandrine
Collapse


 
ncfialho (X)
ncfialho (X)  Identity Verified
Local time: 23:32
German to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
@ Sandrine Mar 25, 2006

Ola Sandrine,
por acaso achei ontem o seuginte:

Presentemente, por força do disposto no artº 49 nº 1 da Lei nº 32/2002, de 20.12 (Lei de Bases da Segurança Social) a obrigação de pagamento das cotizações e contribuições à Segurança Social prescreve no prazo de 5 anos a contar da data em que a obrigação deveria ter sido cumprida

Aqui o link:
www.vidaeconomica.pt/gen.pl?p=stories& op=view&fokey=ve.stories/5633

Espero que ajude,
Natália


Sandrine Martins wrote:

Olà Natália e colegas,

Também ando indignada e não é pouco com a Segurança Social porque também tive a minha carga de problemas com eles... e continuo.

Estou indignada com a falta de informação, com o atendimento de certos/as funcionários/as e agora com uma linda lista pormenorizada da dívida que «acumulei» junto da S.S. por não pagamento das contribuições do ano de 2001. Porque não paguei? Simplesmente porque não estava a facturar o suficiente. Na altura, e porque andava preocupada, fui à Loja do Cidadão pedir informação nomeadamente sobre o que devia fazer dado que não podia pagar as contribuições. Foi-me dito que consoante os valores apresentados na declaração de IRS, e porque estes eram poucos, não pagaria contribuições. E toca a andar! Nada de preencher impressos ou coisas do género! Claro que fiquei aliviada e claro que não me preocupei mais com essa situação.

No ano passado, qual o meu espanto ao receber uma carta onde a S.S. me pedia para solver a minha dívida o mais rápido possível (não me comunicaram valores nem nada , a carta apenas dizia isso). Como estava de férias no Norte, enviei uma carta registada com aviso de recepção (sempre guardar provas do que enviamos e pedimos) na qual pedia que me explicassem essa situação (também juntei uma fotocópia da declaração de IRS daquela época). Nunca me responderam. Voltei para Lisboa, e fui nada mais do que 3 vezes à S.S., em Setembro, Outubro e Novembro. Fiz pedidos para apurar a situação e NUNCA me responderam, limitaram-se a dizer-me para enviar cartas pedindo esclarecimento da situação em causa. Em Janeiro, já bastante preocupada com a situação, voltei à S.S., pedindo para falar com a responsável do meu processo, a qual obviamente não me podia atender porque não atende pessoas apenas trata dos processos das ditas «pessoas». Preenchi uma carta bastante explícita e bastante ressabiada. Passado um mês, recebi uma carta discriminada com todas as contribuições + juros por pagar.

Hoje, em dia essa situação ainda está por resolver. Tenho uma dívida de 1517,02 € (1057,29 € de conteibuições + 459,73 € só de juros) que não pára de aumentar com o tempo.

Confesso que não sei o que fazer. Só sei é que na época não fui devidamente informada pelos próprios serviços, pois bastava preencher um impresso de redução ou isenção de contribuições. Mas o que fazer? Parece que é a minha palavra contra a deles! Uma pessoa não informada não pode errar e nem o facto de ter vivido no estrangeiro e por isso desconhecer o sistema português seja compreensível.

Enfim Natália, depois dessa história toda, posso te garantir que estou disposta a me juntar a ti caso queiras avançar com qualquer tipo de acção.

Um abraço e força!
Sandrine


 
ncfialho (X)
ncfialho (X)  Identity Verified
Local time: 23:32
German to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Baixos rendimentos Mar 25, 2006

Se meteres o requerimento tens de continuar a pagar até receberes a resposta da Segurança Social e se a resposta for positiva aí a Segurança Social irá proceder ao reembolso, fui assim que a minha contabilista me disse.
Natália


Sandrine Martins wrote:

Eis o que diz a Segurança Social:

Situações de baixos rendimentos:

Nos casos em que os trabalhadores independentes, num determinado ano civil, auferiram rendimentos ilíquidos inferiores a 18 X RMMM, podem, requerer que lhes seja considerado, como base de incidência de contribuições, o valor do duodécimo daquele rendimento, com o limite mínimo de 50% do RRM.

Para tal, há-de preencher o Mod. RC3001 (disponível na net www.seg-social.pt) e juntar uma cópia da declaração de IRS apresentada nas Finanças.

Ora, se apresentamos a declaração em Março-Abril, temos de pagar as contribuições dos meses de Janeiro-Fevereiro-Março e/ou Abril sem essa incidência? Temos de continuar a pagá-las até receber a «luz verde» da S.S.? Alguém sabe-me dizer??

Obrigada

Sandrine


 
Sandrine Martins
Sandrine Martins  Identity Verified
Portugal
Local time: 23:32
French to Portuguese
+ ...
Obrigada Natália Mar 26, 2006

Confesso que também vi no site da S.S. isso da prescrição, mas a carta que recebi para regularizar a situação, foi em Agosto de 2005. Por isso é que eles me dizem que não há prescrição! Por pouco, não é?

um abraço,
Sandrine


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 23:32
French to Portuguese
+ ...
Natália Apr 13, 2006

Dei a minha resposta no outro dia baseada no meu caso, que desconto o mínimo equivalente ao salário mínimo, por isso é que recebi 4X o salário mínimo.

No seu caso, é claro que receberá consoante o escalão para o qual desconta.

Há mais novidades quanto a uma acção contra a S.S.? Também não aderiram muitas pessoas, certo?

Um abraço,
Ivana


 
Pages in topic:   < [1 2]


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Deixar de pagar a segurança social






Protemos translation business management system
Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!

The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.

More info »
TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »