Off topic: Aumento da Segurança Social
Thread poster: Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:04
French to Portuguese
+ ...
Jun 6, 2006

Caros colegas,

Para quem ainda não pagou este mês, preparem-se: o valor mínimo passou de 142,76€ para 147,03€.

Fui hoje pagar e até me ia "dando uma coisa má"!

Um abraço,
Ivana


 
Marina Oliveira
Marina Oliveira  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:04
English to Portuguese
+ ...
Já desde Março! Jun 7, 2006

Olá Ivana,

Só pagaste aumento agora? Então ando a ser enganada desde Março! A minha prestação de Fevereiro, paga em Março, já levou esse aumento.

É verdade, menos de 6 meses depois do famoso "aumento" de 50% sofrido no último trimestre de 2005, já estávamos a ser penalizados de novo!

Enfim...

Marina


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:04
French to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Pois é, Marina! Jun 7, 2006

Afinal fui ver o recibo do mês passado e também paguei os 147,03€.

Como pago por Multibanco, nem reparei na quantia pois esta só vem especificada no talão que sai da máquina no fim e guardo-o logo sem olhar para ele. E ontem só notei porque fui consultar o saldo na net e aí é que vi que tinha pago 147,03€.

Quanto ao mês de Março não notei o aumento porque estive de licença de maternidade até ao dia 6 e só paguei a partir de dia 7, por isso o valor era
... See more
Afinal fui ver o recibo do mês passado e também paguei os 147,03€.

Como pago por Multibanco, nem reparei na quantia pois esta só vem especificada no talão que sai da máquina no fim e guardo-o logo sem olhar para ele. E ontem só notei porque fui consultar o saldo na net e aí é que vi que tinha pago 147,03€.

Quanto ao mês de Março não notei o aumento porque estive de licença de maternidade até ao dia 6 e só paguei a partir de dia 7, por isso o valor era menor e nem dei por isso.

Não há direito que 5 meses depois do aumento nos façam isto! Ao menos poderiam ter implementado esse aumento em Fevereiro em vez de em Outubro! É indecente!

Um abraço,
Ivana
Collapse


 
Mariana Moreira
Mariana Moreira
Portugal
Local time: 18:04
Member (2004)
English to Portuguese
+ ...
Upps Jun 7, 2006

Eu já paguei e nem reparei:):), mas fui confirmar e é verdade. Não parece um pouco demasiado mas tão poucas contrapartidas??

 
Ana Alves
Ana Alves
Local time: 17:04
English to Portuguese
poucas contrapartidas? Sep 14, 2006

Poucas contrapartidas? Eu ainda gostava de saber quais as contrapartidas que temos, é uma vergonha. Uma pessoa farta-se de trabalhar para largar uma pipa de massa em impostos... sem receber nada em troca... que furia!

Pronto, agora já desabafei.

Ana

PS - Já agora, sou nova nestas andanças e um pouco "maçarica" no mundo da tradução, mas estou a gostar bastante do que tenho lido por aqui, no que respeita aos colegas e às condições inerentes à nossa profissão.


 
Ivana de Sousa Santos
Ivana de Sousa Santos  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:04
French to Portuguese
+ ...
TOPIC STARTER
Bem vinda ao proZ Ana Sep 15, 2006

E ao mundo da tradução também.

Quanto às contrapartidas da nossa "querida" Seg. Social não são quase nenhumas, não.

As únicas que tive foi receber durante 4 meses a licença de maternidade e agora receber um abono para o meu filho de cerca de 100€, mas que já sei que agora volvido quase um ano vai diminuir para uma vergonha que ainda nem sei qual é porque depende do IRS dos pais (tenho o papel à minha frente para enviar para a SS).

Ouvi falar
... See more
E ao mundo da tradução também.

Quanto às contrapartidas da nossa "querida" Seg. Social não são quase nenhumas, não.

As únicas que tive foi receber durante 4 meses a licença de maternidade e agora receber um abono para o meu filho de cerca de 100€, mas que já sei que agora volvido quase um ano vai diminuir para uma vergonha que ainda nem sei qual é porque depende do IRS dos pais (tenho o papel à minha frente para enviar para a SS).

Ouvi falar que a partir do ano que vem a Segurança Social vai ser paga mediante os nossos rendimentos. Ou seja, já vão 20% para IRS, mais X% para a SS... não sei como vai ser. Só espero é que as contrapartidas mudem, porque isto de não termos direito a baixa quando pagamos o mínimo e quando temos direito só recebemos se estivermos de baixa mais de um mês... não há direito!

Mas não vou entrar em "politiquices" porque não é permitido pelo site. É melhor ambientares-te com isto por aqui, leres bem as regras dos fóruns, kudoz, etc. para não te cortarem as intervenções que acharem impertinentes, por exemplo, por serem contra as regras do sítio.

Qualquer dúvida ou questão não hesites em contactar-me, ou por este fórum ou para o meu e-mail através do meu perfil.

Um abraço e boas traduções,
Ivana
Collapse


 
Mariana Moreira
Mariana Moreira
Portugal
Local time: 18:04
Member (2004)
English to Portuguese
+ ...
Mais um desabafo Sep 15, 2006

Pois contrapartidas... também eu queria... descontamos uma fortuna e descobri há pouco que nem sequer tenho direito a abono pelo meu filho porque contabilizam a facturação e não o rendimento efectivo, portanto para o Estado se facturo muito - sou rica, mesmo que o dinheiro seja para pagar o trabalho de outros e despesas.

Furiosa (como está na moda dizer) ai pois estou, não que o que se recebe desse para sustentar uma criança, mas sempre era melhor que nada.

E pa
... See more
Pois contrapartidas... também eu queria... descontamos uma fortuna e descobri há pouco que nem sequer tenho direito a abono pelo meu filho porque contabilizam a facturação e não o rendimento efectivo, portanto para o Estado se facturo muito - sou rica, mesmo que o dinheiro seja para pagar o trabalho de outros e despesas.

Furiosa (como está na moda dizer) ai pois estou, não que o que se recebe desse para sustentar uma criança, mas sempre era melhor que nada.

E para deitar mais lenha na fogueira, quem esteve de licença do meu filho foi o meu marido que é trabalhador por conta de outrém, começou em 18 de Maio e pensam que já recebeu algum dinheiro?? É claro que não, estamos em Setembro e ainda não vimos um cêntimo e quando perguntou à Segurança Social se ia receber juros de mora, escuso de dizer qual foi a resposta para além de uma boca aberta por onde entraria um enxame inteiro de vespas.

Pronto, já desabafei..........gggggggrrrrrrrrrrrrr

e Ana, bem vinda ao ProZ

Mariana
Collapse


 
Teresa Bento
Teresa Bento  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:04
English to Portuguese
+ ...
Aiaiai Sep 16, 2006

Eu estou isenta este ano (o primeiro), mas estou a assustar-me com as vossas histórias. :s Acho que ainda vou aparecer por aqui muitas vezes esclarecer dúvidas e partilhar preocupações.

Ao menos, temos aqui o fórum para desabafar...


 
Ana Alves
Ana Alves
Local time: 17:04
English to Portuguese
obrigada Sep 17, 2006

Obrigada a todas pelas boas-vindas. Sim, também já ouvi dizer que a Segurança Social vai passar a ser calculada à percentagem, mas estou para ver duas coisas:

- a percentagem que será (se for tipo 20% estamos feitos ao bife);

- se vai haver percentagem miníma que tenhamos de pagar. Neste momento, quer trabalhemos, quer não, temos sempre aquele valor para pagar. Se for à percentagem, então se não trabalharmos nada, também não pagamos nada, certo? Mas cheira-m
... See more
Obrigada a todas pelas boas-vindas. Sim, também já ouvi dizer que a Segurança Social vai passar a ser calculada à percentagem, mas estou para ver duas coisas:

- a percentagem que será (se for tipo 20% estamos feitos ao bife);

- se vai haver percentagem miníma que tenhamos de pagar. Neste momento, quer trabalhemos, quer não, temos sempre aquele valor para pagar. Se for à percentagem, então se não trabalharmos nada, também não pagamos nada, certo? Mas cheira-me que ainda vão impor um "valor minímo" que teremos de pagar, mesmo que não tenhamos apresentados rendimentos nesse mês...

Eu tenho contactos na Segurança Social, conforme for sabendo mais novidades/notícias vou-vos dizendo - é que a ignorância pode resultar no pagamento posterior do valor em atraso + os juros... e sempre é melhor sabermos tudo direitinho.

E o pior é que as empresas agora recorrem todas aos recibos verdes, mesmo que tenhamos um horário fixo... escapam-se ao pagamento à Segurança Social, aos subsídios de Natal/Férias e nós é que temos de arcar com tudo...

Ana
Collapse


 
Clara Duarte
Clara Duarte  Identity Verified
Portugal
Local time: 18:04
English to Portuguese
+ ...
Impostos e mais impostos... Nov 22, 2006

O meu pai é técnico oficial de contas e eu estou a tirar uma segunda licenciatura em contabilidade e administração. Quando tive de pensar em números, aconselhei-me junto do meu pai e ele disse-me para ficar um ano em acto isolado e consoante corria bem ou mal a minha actividade de tradutora, ou abria mesmo uma empresa ou colectava-me.

Ter de pagar 21% do que ganho às finanças de toda a vez que me entra dinheiro na conta é uma frustração. É mesmo penoso......
See more
O meu pai é técnico oficial de contas e eu estou a tirar uma segunda licenciatura em contabilidade e administração. Quando tive de pensar em números, aconselhei-me junto do meu pai e ele disse-me para ficar um ano em acto isolado e consoante corria bem ou mal a minha actividade de tradutora, ou abria mesmo uma empresa ou colectava-me.

Ter de pagar 21% do que ganho às finanças de toda a vez que me entra dinheiro na conta é uma frustração. É mesmo penoso...

Às vezes dou por mim a fazer contas na calculadora e a imaginar o que seria se em vez de 21% fossem 16... ou até 19... *sigh*
Collapse


 


To report site rules violations or get help, contact a site moderator:


You can also contact site staff by submitting a support request »

Aumento da Segurança Social






TM-Town
Manage your TMs and Terms ... and boost your translation business

Are you ready for something fresh in the industry? TM-Town is a unique new site for you -- the freelance translator -- to store, manage and share translation memories (TMs) and glossaries...and potentially meet new clients on the basis of your prior work.

More info »
Anycount & Translation Office 3000
Translation Office 3000

Translation Office 3000 is an advanced accounting tool for freelance translators and small agencies. TO3000 easily and seamlessly integrates with the business life of professional freelance translators.

More info »