APT ou ATLP
Thread poster: Ines Cas (X)

Ines Cas (X)

Mar 1, 2007

Caros colegas,
Estou a pensar filiar-me a uma das Associacoes de Tradutores portuguesas, mas estou indecisa entre a APT e a ATLP.
Sem querer entrar em polemicas nem falar mal de nenhuma, gostaria que me dissessem qual pensam ser a mais adequada (a que tem mais vantagens) para uma interprete/tradutora portuguesa a viver no estrangeiro.
Agradeco de antemao.

(Enrique – se que no se puede hablar mal de las asociaciones de traductores, solo quiero saber cual de
... See more
Caros colegas,
Estou a pensar filiar-me a uma das Associacoes de Tradutores portuguesas, mas estou indecisa entre a APT e a ATLP.
Sem querer entrar em polemicas nem falar mal de nenhuma, gostaria que me dissessem qual pensam ser a mais adequada (a que tem mais vantagens) para uma interprete/tradutora portuguesa a viver no estrangeiro.
Agradeco de antemao.

(Enrique – se que no se puede hablar mal de las asociaciones de traductores, solo quiero saber cual de estas dos asociaciones tiene mas ventajas)
Collapse

Susana Valdez  Identity Verified
Portugal
Local time: 19:15
Member (2006)
English to Portuguese
+ ...
APT, ATELP ou SNATTI Mar 6, 2007

Inês,

Sem querer entrar em polémicas, embora este assunto seja muito delicado, eis a minha perspectiva.

Tudo depende do que tens em mente....

A ATELP é uma associação cultural e científica que tem como objectivo "cultivar, desenvolver, promover e divulgar a prática, o estudo, o ensino, a investigação e as aplicações da tradução em geral e da tradução especializada em particular, de e para a língua portuguesa." Não se trata portanto de um
... See more
Inês,

Sem querer entrar em polémicas, embora este assunto seja muito delicado, eis a minha perspectiva.

Tudo depende do que tens em mente....

A ATELP é uma associação cultural e científica que tem como objectivo "cultivar, desenvolver, promover e divulgar a prática, o estudo, o ensino, a investigação e as aplicações da tradução em geral e da tradução especializada em particular, de e para a língua portuguesa." Não se trata portanto de um sindicato. Se estás interessada em participar activamente no desenvolvimento de actividades que promovam a tradução, esta pode ser a tua escolha.

O SNATTI - Sindicato Nacional de Actividade Turística, Tradutores e Intérpretes - é como o próprio nome indica um sindicato. Não tenho conhecimento do que fazem quanto à parte da tradução, mas sei que, por exemplo, quanto aos guias-intérpretes, este sindicato é muito zeloso e defende-os com garras. Por exemplo, se um guia participar que uma agência contrata guias piratas (pessoas sem a carteira de guia) eles chamam as autoridades!

A APT tem como objectivo a defesa dos tradutores e da língua portuguesa. Se estiveres interessada em descobrir mais acerca desta associação, podes ir à Expolíngua agora nos próximos dias e ouvir o Presidente a falar.

Espero que tenha ajudado!

PS. Se por desconhecimento, afirmei algumas coisas que não são verdadeiras, peço já que me corrijam. Obrigada.

Susana
Collapse

To report site rules violations or get help, contact a site moderator:

You can also contact site staff by submitting a support request »

APT ou ATLP

Advanced search

Protemos translation business management system
Create your account in minutes, and start working! 3-month trial for agencies, and free for freelancers!

The system lets you keep client/vendor database, with contacts and rates, manage projects and assign jobs to vendors, issue invoices, track payments, store and manage project files, generate business reports on turnover profit per client/manager etc.

More info »
SDL Trados Studio 2019 Freelance
The leading translation software used by over 250,000 translators.

SDL Trados Studio 2019 has evolved to bring translators a brand new experience. Designed with user experience at its core, Studio 2019 transforms how new users get up and running and helps experienced users make the most of the powerful features.

More info »

Forums
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search