due for payment

Portuguese translation: (passaram-se 12 anos) da data de vencimento de...

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:due for payment
Portuguese translation:(passaram-se 12 anos) da data de vencimento de...
Entered by: ndengue

15:47 Oct 19, 2017
English to Portuguese translations [PRO]
Bus/Financial - Accounting
English term or phrase: due for payment
This document is the Articles of Association of a Private Angolan Company Limited by Shares

Division 6 - Distributions

6.2 Unclaimed distributions

A distribution recipient is no longer entitled to a dividend or other sum and it ceases to remain owing by
the company, if—
a) 12 years have passed from the date on which the dividend or other sum became due for payment;
ndengue
United Kingdom
(passaram-se 12 anos) da data de vencimento de...
Explanation:
IMO, é melhor reconstruir a frase de forma que fique mais eufônica em PT.
Selected response from:

Mario Freitas
Brazil
Grading comment
Obrigada Mário
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +1(passaram-se 12 anos) da data de vencimento de...
Mario Freitas
4(se tornaram) vencidos
Oliveira Simões
4(se tornou) vencida
Teresa Borges
4pendente de pagamento
Mariana Carmo
3era devido(a) / exigível
Ana Vozone


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
pendente de pagamento


Explanation:
Sug.

Mariana Carmo
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

11 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
era devido(a) / exigível


Explanation:
Sugestão.

Example sentence(s):
  • O dividendo era devido em 1o de março de 2010, e os Direitos emitidos foram registrados na SEC em 23 de fevereiro de 2010.
Ana Vozone
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 27

16 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(became) due for payment
(se tornou) vencida


Explanation:
Diria assim em PT(pt)...

Deste modo, provado que, após a venda do automóvel entregue pela Oponente para que o respectivo valor fosse imputado na quantia em dívida, o Exequente remeteu à opoente um escrito, datado de 03-11-2009 em que lhe dava conta que, de acordo com o clausulado, deveria proceder ao pagamento de 13.966,04 euros, de acordo com o que se deixou dito, haverá que concluir que a obrigação se tornou vencida, logo, exigível.
http://www.dgsi.pt/jtrg.nsf/86c25a698e4e7cb7802579ec004d3832...

A dívida de € 22.745,00 teve origem no IRC relativo a 2006, pelo que só em 1 de junho de 2007, é que tal dívida se tornou vencida e não paga;
http://www.dgsi.pt/jtrg.nsf/86c25a698e4e7cb7802579ec004d3832...


Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 78

48 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(se tornaram) vencidos


Explanation:
Segundo o NormaCulta.com.br, a conjunção "ou" representa um caso especial de concordância verbal:

"Quando no sujeito aparecerem as conjunções 'ou' e 'nem', transmitindo ideia de inclusão, o verbo deverá aparecer no plural. Quando transmitirem ideia de exclusão, o verbo deverá aparecer no singular."

Ao meu ver, o vencimento aplica-se aos dois casos, isto é, ao dividendo e a outro valor, e não a um ou ao outro exclusivamente. Portanto, a menos que a fonte acima esteja errada, creio ser necessário o uso do verbo no plural.

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2017-10-19 16:51:38 GMT)
--------------------------------------------------

Encontrei suporte para a minha argumentação no site MundoVestibular.com.br. Creio ser isso mesmo. Geralmente, os sites que têm a ver com concursos públicos ou vestibulares são muito bem informados sobre gramática. Infelizmente, não disponho de um Mattoso Câmara ou um Celso Cunha que eu possa consultar. Colo abaixo a regra e o endereço da fonte.

"Quando os núcleos do sujeito vierem ligados pela conjunção "ou" , o verbo ficará no singular se houver idéia de exclusão. Se houver idéia de inclusão o verbo irá para o plural."

http://www.mundovestibular.com.br/articles/5405/1/Concordanc...


    https://www.normaculta.com.br/concordancia-verbal-com-sujeito-composto/
Oliveira Simões
United States
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 18

4 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
(passaram-se 12 anos) da data de vencimento de...


Explanation:
IMO, é melhor reconstruir a frase de forma que fique mais eufônica em PT.

Mario Freitas
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 73
Grading comment
Obrigada Mário

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  LJohns
9 hrs
  -> Obrigado, LJohns!




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search