input VAT

Portuguese translation: IVA pago a montante

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:input VAT
Portuguese translation:IVA pago a montante
Entered by: Mariana Moreira

15:10 Oct 9, 2004
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Accounting / Value-added tax
English term or phrase: input VAT
Colegas,
Encontrei este termo num artigo relacionado ao Imposto sobre o valor acrescentado (IVA).
A dificuldade que tenho é esta:
Depois de muita pesquisa pensei em usar:
input tax = imposto a montante
output tax = imposto a jusante
output VAT = IVA liquidado
input VAT = ?
Serão estas traduções aceitáveis e qual posso usar para o último termo ?
Uma ajuda seria estimada.
Norberto
Norberto (X)
IVA pago a montante
Explanation:
Em todos os documentos que tenho traduzido para as instituições europeias, esta é a tradução consagrada.

Ex.:Terra Baubedarf then brought an appeal on a point of law (Revision') against that decision before the Bundesfinanzhof, claiming that a time- limit had been placed on its right to deduct the input VAT paid, in breach of the Sixth Directive.

A Terra Baubedarf interpôs então recurso de revista dessa decisão para o Bundesfinanzhof, sustentando que o seu direito à dedução do IVA pago a montante tinha sofrido uma limitação no tempo em violação da Sexta Directiva.
------------
Está autorizado a exercer, neste contexto, o direito de dedução do IVA
pago a montante.

No entanto, nos termos do artigo 5.° do regulamento grão ducal, a administração recusou a dedução de 50% do IVA pago a montante dado que a locação ...
Selected response from:

Mariana Moreira
Portugal
Grading comment
Colega Mariana,
Muito agradecido pela tradução do termo. Agradeço também aos outros contribuintes.
Norberto

4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5IVA pago a montante
Mariana Moreira
4IVA dedutível
MLeiria
2IVA sobre os custos de produção / os custos conexos / os custos de aquisição
jorges


  

Answers


2 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
input vat
IVA dedutível


Explanation:
+

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2004-10-09 15:14:36 GMT)
--------------------------------------------------

Se \"output VAT\" for IVA liquidado sobre as vendas, \"input VAT\" seria IVA dedutível sobre as compras.

--------------------------------------------------
Note added at 7 mins (2004-10-09 15:17:56 GMT)
--------------------------------------------------

... Input VAT: Amount paid by a buyer as a percentage of the gross purchase price for goods or services used in production. UMKC. Bloch School. ...

MLeiria
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

47 mins   confidence: Answerer confidence 2/5Answerer confidence 2/5
IVA sobre os custos de produção / os custos conexos / os custos de aquisição


Explanation:
Será o IVA sobre os custos a montante

jorges
PRO pts in category: 8

1 hr   confidence: Answerer confidence 5/5
input vat
IVA pago a montante


Explanation:
Em todos os documentos que tenho traduzido para as instituições europeias, esta é a tradução consagrada.

Ex.:Terra Baubedarf then brought an appeal on a point of law (Revision') against that decision before the Bundesfinanzhof, claiming that a time- limit had been placed on its right to deduct the input VAT paid, in breach of the Sixth Directive.

A Terra Baubedarf interpôs então recurso de revista dessa decisão para o Bundesfinanzhof, sustentando que o seu direito à dedução do IVA pago a montante tinha sofrido uma limitação no tempo em violação da Sexta Directiva.
------------
Está autorizado a exercer, neste contexto, o direito de dedução do IVA
pago a montante.

No entanto, nos termos do artigo 5.° do regulamento grão ducal, a administração recusou a dedução de 50% do IVA pago a montante dado que a locação ...


    www.trf4.gov.br/trf4/upload/arquivos/ ji_decisoes_4b04/ue_-_iva_-_isencao_-_locacao.pdf
    Reference: http://europa.eu.int/comm/research/contract/vat-pt.pdf
Mariana Moreira
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 67
Grading comment
Colega Mariana,
Muito agradecido pela tradução do termo. Agradeço também aos outros contribuintes.
Norberto




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search