smart cookie

Portuguese translation: espertalhão/sabichão

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:smart cookie
Portuguese translation:espertalhão/sabichão
Entered by: Eduardo López

14:44 Oct 18, 2004
English to Portuguese translations [Non-PRO]
Advertising / Public Relations
English term or phrase: smart cookie
Not bad. You could be perfect next go round...
Great job. You're one smart cookie.
Good try. But the correct answer was xxx.
You are correct the answer is x

Sei que em espanhol pode ser traduzido como "sabelotodo", mas em português?
Eduardo López
Puerto Rico
espertalhão/sabichão
Explanation:
Sera lo más adequado para este contexto.
Selected response from:

Manzoni (X)
Portugal
Grading comment
Obrigado a todas vocês!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +5sabichão
lenapires
5 +4espertalhão/sabichão
Manzoni (X)
5Chico Esperto
María Leonor Acevedo-Miranda
4Tu sabes o que fazes!
Sara Santa Clara


Discussion entries: 1





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +5
sabichão


Explanation:
A minha sugestão!

lenapires
United States
Works in field
Native speaker of: Portuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Luciano Monteiro: boa
0 min
  -> Obrigado.

agree  Céline Godinho
4 mins
  -> Obrigado.

agree  Sormane Fitzgerald Gomes: Good to see you here, Lena.
36 mins
  -> Thanks Sormane. It's been a while. It's good to be back!!! ;-)

agree  Isabel Pinto
1 hr
  -> Obrigado Isabel

agree  Javier Ramos
10 hrs

5 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +4
espertalhão/sabichão


Explanation:
Sera lo más adequado para este contexto.

Manzoni (X)
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Grading comment
Obrigado a todas vocês!

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Celestino Guimaraes
1 hr
  -> Grata pelo feedback Paulo!

agree  Jussara Simoes (X)
1 hr
  -> Grata pelo feedback Jussara!

agree  María Leonor Acevedo-Miranda: Espertalhão é fantastica.
2 hrs
  -> Obrigada pela nota positiva Maria Leonor!

agree  Jorge Santos: espertalhão
21 hrs
  -> Obrigada Jorge! Também é a minha opção preferida.

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Chico Esperto


Explanation:
Outra sugestão bem Portuguesinha...
iUn abrazo y buen trabajo!

Mais Futebol - Sobe e desce
... à Rússia (7-1) Deco e Ronaldo: magia em Alvalade 14/10/2004 | 00:58 Tanto queria ser esperto que acabou por fazer figura de «chico esperto» Ó Beckham ...
www.maisfutebol.iol.pt/sobedesce.php - 30k - 16 Out 2004

JORNAL DE ANGOLA online - Notícias de Angola para o Mundo
... Atolado de culpas, e por se armar em “chico-esperto”, Felício Pontes pôs o pé na poça e cavou, sem apelo nem agravo, a sua própria sepultura, não no ...
www.jornaldeangola.com/artigo. php?ID=26053&Seccao=desporto - 32k -

PUBLICO.PT - Última Hora
... Não bastou a vergonha dos atestados médicos de Guimarães, em que os próprios pais quiseram mostrar aos filhos que ser chico-esperto é o que ...
www.ultimahora.publico.pt/comentarios.asp?Origin=Via Tecla& id=1204174&idCanal=10&Start=4 - 24k


María Leonor Acevedo-Miranda
Portugal
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese, Native in SpanishSpanish
PRO pts in category: 4

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mariana Moreira: há por cá muitos....
20 mins
  -> Hombre....Pero si les decimos sea lo que sea se enfadan como críos....By the way: A Fundação começa amanhã, mas é PRO BONO (e ainda bem).

agree  Jorge Freire: Boa alternativa!
4 hrs
  -> Obrigada Jorge

disagree  Sara Santa Clara: "chico-esperto" é sempre negativo - nunca se elogia alguém dizendo que é um chico-esperto...
17 hrs
  -> E sabichão também....Eu não diria como cumprimento a um dos meus filhos: és um espertalhão. Era BEM NEGATIVO! Obrigada pela opinião

disagree  Jorge Santos: Concordo com a SaraSC. Chico-esperto é negativo.
19 hrs
  -> Tanto Sabichão como Espertalhão tem conotações negativas, Colega. Obrigada.

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Tu sabes o que fazes!


Explanation:
Eu utilizaria uma expressão deste género neste contexto. Imagino que sejam respostas automáticas a algum questionário, não? Em Português nestes casos convém ter algo "neutro", ou seja sem género para não estarmos depois a chamar "sabichão" a uma "sabichona" ;-)
Espero que ajude!

Sara Santa Clara
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  María Leonor Acevedo-Miranda: De maneira nenhuma concordo com a sua opção mas não quero pôr Disagree que a Sara podia interpretar mal...E não quero isso de forma nenhuma. É complicado quando nós já sugerimos também.
2 hrs
  -> Nunca levaria a mal se explicasse porquê :-) - só acho que todas as opções até agora têm conotações que "you are one smart cookie" não tem.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search