sounding devices

Portuguese translation: dispositivos de sondagem

12:59 Jul 31, 2020
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Aerospace / Aviation / Space
English term or phrase: sounding devices
A variety of scientific instruments are carried to enact these tasks, including cameras capable of taking images in a variety of spectrums, sounding devices for measuring cloud cover, and radar systems for mapping the surface.

Por favor coloquem referências, amigos. Quero saber qual é o termo consagrado. Desde já, obrigado.
Augusto Rochadel
Brazil
Portuguese translation:dispositivos de sondagem
Explanation:
Acredito que existam mais de um dispositivo para medições de dados de nuvens como sugere no seu contexto, dentre alguns deles que encontrei em um glossário:

Ceilômetro: Instrumento utilizado para medir a elevação da base de uma nuvem. Pode basear-se na utilização de laser, através do registro do tempo necessário para que o raio de luz emitido seja refletido pela base da nuvem e retorne para o equipamento. Procedimentos de triangulação são aplicados quando utilizadas outras fontes de luz.

Clinómetro: instrumento usado para medir a elevação angular de uma luz projetada na base de uma nuvem. Mede o ângulo da base da nuvem incluído pelo observador ou equipamento, a lanterna e a mancha iluminada na nuvem.

Por favor, da uma olhada neste glossário que encontrei com alguns destes possíveis dispositivos de medição a nuvens:

https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionai...

Espero ter ajudado!
Selected response from:

Eduan Moraes
Brazil
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2sondas
Matheus Chaud
5instrumentos/dispositivos de sondagem
William Passarini
3dispositivos de sondagem
Eduan Moraes


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
dispositivos de sondagem


Explanation:
Acredito que existam mais de um dispositivo para medições de dados de nuvens como sugere no seu contexto, dentre alguns deles que encontrei em um glossário:

Ceilômetro: Instrumento utilizado para medir a elevação da base de uma nuvem. Pode basear-se na utilização de laser, através do registro do tempo necessário para que o raio de luz emitido seja refletido pela base da nuvem e retorne para o equipamento. Procedimentos de triangulação são aplicados quando utilizadas outras fontes de luz.

Clinómetro: instrumento usado para medir a elevação angular de uma luz projetada na base de uma nuvem. Mede o ângulo da base da nuvem incluído pelo observador ou equipamento, a lanterna e a mancha iluminada na nuvem.

Por favor, da uma olhada neste glossário que encontrei com alguns destes possíveis dispositivos de medição a nuvens:

https://www.anac.gov.br/assuntos/setor-regulado/profissionai...

Espero ter ajudado!

Eduan Moraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12

32 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
sounding devices
sondas


Explanation:

Conforme o English - Portuguese Dictionary of Military Terminology:

echo-sounding device: sonda acústica

Matheus Chaud
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 164

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Nick Taylor
23 mins
  -> Thanks, Nick!

agree  ferreirac
1 hr
  -> Obrigado, Cicero!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
instrumentos/dispositivos de sondagem


Explanation:
Existem vários "sounding devices", e são dispositivos usados para efetuar medições. Veja os dois links abaixo e compare-os nas versões inglês e português.


    https://pt.wikipedia.org/wiki/Foguete_de_sondagem
    https://en.wikipedia.org/wiki/Meteorological_instrumentation#:~:text=A%20ceilometer%20is%20a%20device,aerosol%20concentration%20within%20the
William Passarini
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search