field emergence

Portuguese translation: manifestação em campo / ocorrências em campo / adventos em campo

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:field emergence
Portuguese translation:manifestação em campo / ocorrências em campo / adventos em campo
Entered by: Mario Freitas

17:13 Mar 12, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Tech/Engineering - Agriculture
English term or phrase: field emergence
Reference value bread rye
male
Silage corn
field emergence 50%
Andre Damasceno
Brazil
manifestação em campo / ocorrências em campo / adventos em campo
Explanation:
É "emergence" e não "emergency"!!
Selected response from:

Mario Freitas
Brazil
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5 +3manifestação em campo / ocorrências em campo / adventos em campo
Mario Freitas
5Emergência de campo
Neyf Almeida
4porcentagem de emergência
Andrea Pilenso
3 +1taxa de emergência
Ana Vozone
4emergência no campo
Matheus Chaud


Discussion entries: 6





  

Answers


3 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
taxa de emergência


Explanation:
https://www.google.com/search?ei=MumHXPz5IYuvUvSgsYgH&q="tax...

https://www.google.com/search?q="taxa de emergência" trigo&o...

Ana Vozone
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 28

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Matheus Chaud: Sim, é um conceito de biologia (emergência = ato de emergir).
3 hrs
  -> Obrigada, Matheus!

4 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
Emergência de campo


Explanation:
Sugestão.

Neyf Almeida
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

35 mins   confidence: Answerer confidence 5/5 peer agreement (net): +3
manifestação em campo / ocorrências em campo / adventos em campo


Explanation:
É "emergence" e não "emergency"!!

Mario Freitas
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 87
Grading comment
Selected automatically based on peer agreement.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  airmailrpl: the others are technically correct but could lead to confusion
1 hr
  -> Exactly, Robert. That's exactly what I meant in the discussion. Thank you!

agree  César Nascimento
1 hr
  -> Obrigado, César!

agree  Tereza Rae: Gostei de ocorrências no sentido de emergir e para evitar, como o Robert falou, a confusão com emergência (meaning emergency).
7 hrs
  -> Exatamente! Há outras sugestões plausíveis na discussão em vez de "emergência". Obrigado, Tereza!

3 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
emergência no campo


Explanation:

emergência (de machos) no campo

Poderia ser em laboratório, por exemplo.

Ex.:
https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/12250/1/CCurs...
.... emergência no campo com a germinação em laboratório...

--------------------------------------------------
Note added at 4 mins (2019-03-12 17:18:21 GMT)
--------------------------------------------------

Aqui fala em proporção de emergência:
https://revista.iptsp.ufg.br/up/63/o/2009_38_1_45_51.pdf

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs (2019-03-13 03:04:51 GMT)
--------------------------------------------------

Fiocruz e Embrapa, duas referências no assunto:

http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/textos/oportunista.html
Geralmente, a hematofagia é mais voraz a partir do segundo ou terceiro dia depois da emergência da pupa e da cópula com o macho.

http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/gestor/feijao/arvore/CO...
A emergência dos adultos ocorre entre os meses de setembro a dezembro, correspondendo ao período de emergência de plantas de soja ou feijão

É o termo usado na área. Entendo a questão da ambiguidade, mas não usaria um termo que tecnicamente não fosse o correto ou equivalente. Preferiria adaptar o texto para evitar a ambiguidade

Ex.: repetir a palavra machos: emergência de machos em campo,
usar proporção de emergência no campo, etc.

--------------------------------------------------
Note added at 10 hrs (2019-03-13 03:15:56 GMT)
--------------------------------------------------

Aliás, é mais provável que emergência se refira ao milho, no texto acima.

https://www.google.com/search?q=emergência milho campo&oq=em...
Emergência em campo de híbridos de milho
...
Emergência em campo de sementes de milho
...
emergência de plântulas em condições de campo
...
emergência das plântulas de milho em campo...

etc.

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 72

21 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
porcentagem de emergência


Explanation:
Nos sites especializados de Agricultura em português o processo de "field emergency" é chamado apenas de "emergência", e para demonstrar o desempenho de algum plantio encontrei "porcentagem de emergência".


    https://www.agrolink.com.br/sementes/tecnologia-sementes/qualidade_361339.html
    Reference: http://coral.ufsm.br/sementes/images/vigor.pdf
Andrea Pilenso
Brazil
Meets criteria
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 36




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search