Grid-patterned

Portuguese translation: formato quadriculado (retangular), padrão quadriculado (retangular)

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:Grid-patterned
Portuguese translation:formato quadriculado (retangular), padrão quadriculado (retangular)
Entered by: Daniela de Oliveira

10:23 Apr 25, 2013
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Architecture
English term or phrase: Grid-patterned
"The island has a sheltered harbour and a grid-patterned 'upper town'."

Em PT-BR, obrigada!
Daniela de Oliveira
Portugal
formato quadriculado (retangular), padrão quadriculado (retangular)
Explanation:
no caso de um bairro, ou uma cidade.

A cidade de Belo Horizonte - Governo do Estado
www.mg.gov.br/governomg/portal/c/governomg/...cidade.../504...
A cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, tem história recente, num ... De traçado geométrico, com ruas em formato quadriculado e avenidas no ...
Selected response from:

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Grading comment
Muito obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2traçado urbano em quadrícula
Teresa Borges
5Planta em quadrícula
Toupeira (X)
5traçado urbano ortogonal / hipodâmico / em quadrícula
Leonor Machado
4formato quadriculado (retangular), padrão quadriculado (retangular)
Salvador Scofano and Gry Midttun
4com um padrão/formato em ângulos retos (formando uma rede)
Marlene Curtis
3(padrão) reticulado/a
Claudio Mazotti
3traçado regular
Elcio Gomes


  

Answers


14 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
grid-patterned
formato quadriculado (retangular), padrão quadriculado (retangular)


Explanation:
no caso de um bairro, ou uma cidade.

A cidade de Belo Horizonte - Governo do Estado
www.mg.gov.br/governomg/portal/c/governomg/...cidade.../504...
A cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, tem história recente, num ... De traçado geométrico, com ruas em formato quadriculado e avenidas no ...

Salvador Scofano and Gry Midttun
Norway
Native speaker of: Native in NorwegianNorwegian, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 63
Grading comment
Muito obrigada!

18 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
grid-patterned
com um padrão/formato em ângulos retos (formando uma rede)


Explanation:
The grid plan, grid street plan or gridiron plan is a type of city plan in which streets run at right angles to each other, forming a grid. In the context of the culture of Ancient Rome, the grid plan method of land measurement was called Centuriation.

com um padrão em ângulos retos

Marlene Curtis
United States
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 99

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
neutral  T o b i a s: http://en.wikipedia.org/wiki/Grid_plan HIH
14 hrs

22 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
grid-patterned
(padrão) reticulado/a


Explanation:
www.linguee.com.br/portugues-ingles/.../reticulado.ht...Translate this page
Desenho esquemático do núcleo, indicando a disposição geral, o reticulado, ... a razor blade or a needle into a grid of squares approximately 2 mm × 2 mm.

www.eudict.com/?lang=poreng&word... reticular, reticulado
Results for: semelhante a uma rede, reticular, reticuladoTranslations 1 - 29 of 29. Portuguese, English ... rede · mesh, net; netting, network; lace; grid, snare, cast ...


Claudio Mazotti
Brazil
Works in field
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 44

27 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
grid-patterned
traçado urbano em quadrícula


Explanation:
Sugestão em PT(pt)...

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 34

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Marlene Curtis: Traçado urbano (muito bom!)
27 mins
  -> Obrigada, Marlene!

agree  T o b i a s
14 hrs
  -> Obrigada, Tobias!

3 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
grid-patterned
traçado regular


Explanation:
Mais uma sugestão, que combina com o contexto.

"A ilha tem um porto abrigado e uma 'Cidade Alta' com traçado regular."

Elcio Gomes
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
grid-patterned
traçado urbano ortogonal / hipodâmico / em quadrícula


Explanation:
arquitextos 148.06 brasil/portugal: Paradigmas da urbanística ...



www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/.../450...

http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/13.148...

Translate this page
A experiência urbanística seminal de Portugal e Espanha e alguns de seus ... também conhecido como “quadrícula” ou hipodâmico (associado ao nome de .... africanos e asiáticos, utilizou-se também de planejamento para a concepção e ...

Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 42

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
grid-patterned
Planta em quadrícula


Explanation:
Significa que a planta topográfica pela qual foi erigida a cidade, segue uma organização em quadrícula.

Toupeira (X)
Portugal
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search