gilt-bronze mounts

Portuguese translation: ornamentos (de bronze) folhados a ouro

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:gilt-bronze mounts
Portuguese translation:ornamentos (de bronze) folhados a ouro
Entered by: Klebiano Barbosa de Souza

20:43 Nov 5, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Architecture / interior design
English term or phrase: gilt-bronze mounts
Olá, colegas. Gostaria de pediar a ajuda de vocês. Estou procurando uma tradução para o termo em destaque, utilizado no contexto de design de interiores/decoração:

The paintings were hung in carefully arranged groups above elegant furniture with elaborate veneers or incorporating porcelain and
hardstone panels with *gilt-bronze mounts*.

Agradeço desde já o apoio!
Klebiano Barbosa de Souza
Brazil
ornamentos (de bronze) folhados a ouro
Explanation:
Trago essa sugestão pois não sei exatamente quem será o público-alvo do texto (mais especializado ou não, também não sei se cabe uma nota explicativa).

O termo técnico “ormolu”, conforme sugestão do Matheus, é, sem dúvida, o correto.
Porém, o processo de douração (gilding) da época era feito com pó de ouro, e não com uma folha de ouro, talvez a minha sugestão caiba nesse caso.
https://www.metmuseum.org/toah/hd/gilt/hd_gilt.htm

https://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/english/gildi...

Quanto aos “mounts”, eles são na verdade todo e qualquer ornamento decorativo feito a partir desse bronze folhado, conforme o vídeo a seguir:

https://youtu.be/_jZfqdbCHew

Espero ter ajudado! :)

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2019-11-05 23:52:50 GMT)
--------------------------------------------------

O "porém" ficou na posição errada naquela frase, deveria ser
O processo de douração (gilding) da época era feito com pó de ouro e não com uma folha de ouro, porém a minha sugestão talvez caiba nesse caso.
Selected response from:

Cristina Mantovani
Brazil
Grading comment
Obrigado pela sugestão e pelas referências, Cristina! :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +3suportes de ormolu (metal dourado)
Matheus Chaud
4ferragens em bronze dourado
reginalobo
4suportes de bronze dourados
Nick Taylor
4montagens duradas de bronze
Eduan Moraes
3ornamentos (de bronze) folhados a ouro
Cristina Mantovani


  

Answers


5 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
montagens duradas de bronze


Explanation:
sugestão

Eduan Moraes
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigado pela sugestão, Eduan.


6 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +3
suportes de ormolu (metal dourado)


Explanation:

mount = mounting consisting of a piece of metal (as in a ring or other jewelry) that holds a gem in place
(fonte: WordNet)

mount = suporte
(fonte: IATE)

gilt-bronze = ormolu (metal dourado)
(fonte: dicionário Avro)

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 42
Notes to answerer
Asker: Obrigado pela sugestão, Matheus.


Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Paulo Gasques
2 mins
  -> Obrigado, Paulo!

agree  Luiz Fernando Santos Perina
23 mins
  -> Obrigado, Luiz Fernando!

agree  Clauwolf
15 hrs
  -> Obrigado, Clau!

53 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
suportes de bronze dourados


Explanation:
suportes de bronze dourados

Nick Taylor
Works in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 24
Notes to answerer
Asker: Obrigado pela sugestão, Nick.


2 hrs   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5
ornamentos (de bronze) folhados a ouro


Explanation:
Trago essa sugestão pois não sei exatamente quem será o público-alvo do texto (mais especializado ou não, também não sei se cabe uma nota explicativa).

O termo técnico “ormolu”, conforme sugestão do Matheus, é, sem dúvida, o correto.
Porém, o processo de douração (gilding) da época era feito com pó de ouro, e não com uma folha de ouro, talvez a minha sugestão caiba nesse caso.
https://www.metmuseum.org/toah/hd/gilt/hd_gilt.htm

https://dictionary.cambridge.org/us/dictionary/english/gildi...

Quanto aos “mounts”, eles são na verdade todo e qualquer ornamento decorativo feito a partir desse bronze folhado, conforme o vídeo a seguir:

https://youtu.be/_jZfqdbCHew

Espero ter ajudado! :)

--------------------------------------------------
Note added at 3 hrs (2019-11-05 23:52:50 GMT)
--------------------------------------------------

O "porém" ficou na posição errada naquela frase, deveria ser
O processo de douração (gilding) da época era feito com pó de ouro e não com uma folha de ouro, porém a minha sugestão talvez caiba nesse caso.

Cristina Mantovani
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Obrigado pela sugestão e pelas referências, Cristina! :)

20 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
ferragens em bronze dourado


Explanation:
.

reginalobo
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
Notes to answerer
Asker: Obrigado pela sugestão, reginalobo.





The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search