bodkin

Portuguese translation: passa elástico / passa fita / sovela / estilete / furador manual para tecidos / agulha curvada e grossa

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:bodkin
Portuguese translation:passa elástico / passa fita / sovela / estilete / furador manual para tecidos / agulha curvada e grossa
Entered by: Karolinska

13:38 Mar 17, 2014
English to Portuguese translations [PRO]
Art, Arts & Crafts, Painting
English term or phrase: bodkin
A sharp slender instrument for making holes in cloth.

An ornamental hairpin shaped like a stiletto.


A blunt needle with a large eye for drawing tape or ribbon through a loop or hem.

A thicker, curved needle called a "bodkin" is used with thicker cotton lacing thread to sew braided strips.
Karolinska
Brazil
passa elástico / passa fita
Explanation:
sugestão de acordo com a terceira definição mencionada pela Karolinska
Selected response from:

Claudia Marques
Brazil
Grading comment
Pessoal, quero agradecer a todos porque, de fato, todas as respostas definem o que seja "bodkin". Mas, no contexto que eu precisava, a resposta da Claudia foi a mais precisa. Vou colocar todas as respostas no glossário.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2passa elástico / passa fita
Claudia Marques
5Agulha grossa
Nick Taylor
4furador manual para tecidos
Leonor Machado
4Sovela / estilete
Sarita Kraus


Discussion entries: 2





  

Answers


9 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
Sovela / estilete


Explanation:
Acho que é sovela: 1. Instrumento de ferro ou de aço, em forma de haste cortante e pontuda, que os sapateiros e correeiros usam para furar o couro a fim de coser.

Ou pode ser estilete mesmo

Sarita Kraus
Israel
Native speaker of: Portuguese

40 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
passa elástico / passa fita


Explanation:
sugestão de acordo com a terceira definição mencionada pela Karolinska


    Reference: http://www.casa609.com.br/produto/3720959/PASSA-FITA-PASSA-E...
Claudia Marques
Brazil
Specializes in field
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 12
Grading comment
Pessoal, quero agradecer a todos porque, de fato, todas as respostas definem o que seja "bodkin". Mas, no contexto que eu precisava, a resposta da Claudia foi a mais precisa. Vou colocar todas as respostas no glossário.

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas:
5 mins
  -> Obrigada Mario!

agree  Francisco Jose Fernandes: Nos tempos beeem idos isto era feito com um alfinete....
7 hrs
  -> Obrigada Francisco. Em casa eu faço com um alfinete de segurança ou até um clip de papel, hahahaha.

3 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
furador manual para tecidos


Explanation:
https://www.google.pt/#q=furador manual para tecido

Leonor Machado
Native speaker of: Portuguese
PRO pts in category: 28

4 hrs   confidence: Answerer confidence 5/5
Agulha grossa


Explanation:
Agulha grossa

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 40




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search