artificial tableaux

Portuguese translation: completamente encenado/composição artificial

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:artificial tableaux
Portuguese translation:completamente encenado/composição artificial
Entered by: Iara Fino Silva

14:57 Aug 18, 2014
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Art, Arts & Crafts, Painting / livro sobre arte
English term or phrase: artificial tableaux
Wall produces immaculate cibachrome photographs presented in steel frames and illuminated from behind by fluorescent tubes. The expectation created by their detailed photographic realism is that they are “from life”. In fact, they are carefully selected and posed artificial tableaux, maybe using actors. A neat play on what is reality and what is art.
Iara Fino Silva
completamente encenado/composição artificial
Explanation:
completamente encenado/composição artificial
Selected response from:

Nick Taylor
Grading comment
Obrigada!
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
5completamente encenado/composição artificial
Nick Taylor
4 +1quadros vivos artificiais / representações artificiais
Vitor Pinteus
4tableaux artificiais
Danik 2014


  

Answers


15 mins   confidence: Answerer confidence 5/5
completamente encenado/composição artificial


Explanation:
completamente encenado/composição artificial

Nick Taylor
Specializes in field
Native speaker of: Native in EnglishEnglish
PRO pts in category: 40
Grading comment
Obrigada!

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +1
quadros vivos artificiais / representações artificiais


Explanation:
Julgo que o texto refere-se a arte do tipo hiper-realismo, em que este tipo de "quadros vivos" é vulgar.
Neste contexto, julgo que estes "tableaux" são "tableaux vivants", "quadros vivos" ou "representações" encenadas por actores/ figurantes/modelos que permanecem estáticos como numa foto.
(vd. link: http://www.thefreedictionary.com/tableau vivant)
Faço notar que a conjugação "vivos" e "artificiais" não é o paradoxo que pode parecer: é deliberado, e vulgar em hiper-realismo, onde se juntam muitas vezes expressões como "realidade artificial", precisamente para reforçar o contraste (parece real, mas de fato é artificial/feito pelo artista).
Mais links:
1. http://www.thefreedictionary.com/tableaux
2. https://www.google.com/search?q=iperrealismo quadros artific...

Julgo que a tradução para o "posed" é "posicionados" (posicionados cuidadosamente para otimizar a ilumunação).

--------------------------------------------------
Note added at 2 hrs (2014-08-18 17:54:47 GMT)
--------------------------------------------------

Em vez de "representações" pode optar por "cenas"/ "encenações", etc., ou outra palavra com o mesmo significado.
Julgo que expressões/palavras como "arranjos"/"montagens" já não são tão adequadas neste caso pois não têm tão explicita a noção de "vivos" (seriam talvez igualmente válidas nos casos de "naturezas-mortas").

Vitor Pinteus
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Danik 2014
6 hrs

9 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
tableaux artificiais


Explanation:
O termo é utilizado em português com frequência na arte ou na literatura como sinônimo de quadro vivo(Dicionário Houaiss- p. 2654).

--------------------------------------------------
Note added at 9 hrs (2014-08-19 00:21:31 GMT)
--------------------------------------------------

Desconsiderem por favor. Só depois de postar verifiquei que o Vitor já tinha mencionado o termo na sua explicação.

Danik 2014
Brazil
Works in field
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 20




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search