stippled

Portuguese translation: teto texturizado

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:stippled ceiling
Portuguese translation:teto texturizado
Entered by: Teresa Borges

13:53 Jun 15, 2019
English to Portuguese translations [PRO]
Art/Literary - Art, Arts & Crafts, Painting / Arquitecture, Interior Design
English term or phrase: stippled
stippled ceiling"- A stippled ceiling or a slap brush finish is a textured paint job that adds depth and hides imperfections on your ceiling. Stippled ceilings are achieved by painting your ceiling with a drywall mixture with either a slap brush and roller or a specialized texture paint gun and hopper.Mar

https://www.google.com/search?biw=1260&bih=580&tbm=isch&sa=1...
Alda Lima
Brazil
texturizado
Explanation:
Em PT(pt), chamam-se tetos texturizados e parece-me que em PT(br) também:

https://pt.softwaresolus.com/68104-textured-ceilings-vs-smoo...



--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2019-06-15 14:12:34 GMT)
--------------------------------------------------

Também são chamados na linguagem corrente de tetos de pipoca, ver:

O tipo potencialmente perigoso de tetos de pipoca foi instalado em casas até a década de 1980. O termo teto de pipoca refere-se a um revestimento pulverizado ou escovado no teto que seca a um acabamento texturizado. O revestimento oferece vantagens acústicas ao abafar o som. Tectos danificados ou irregulares, muitas vezes solicitado a aplicação de um teto de pipoca. O problema com alguns destes revestimentos ocorre porque eles contêm amianto. O amianto só se torna prejudicial se o teto se deteriorar ou for danificado.
https://pt.softwaresolus.com/18079-are-popcorn-ceilings-dang...

Casas mais antigas podem ter tetos texturizados que são chamados de tetos de pipoca, porque eles são pulverizados com pedaços que se parecem com grãos de pipoca, de acordo com Stanton Homes.
https://por.thehomelifemag.com/types-of-ceilings
Selected response from:

Teresa Borges
Portugal
Grading comment
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +2texturizado
Teresa Borges
4(teto) pontilhado
Oliveira Simões


  

Answers


13 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +2
texturizado


Explanation:
Em PT(pt), chamam-se tetos texturizados e parece-me que em PT(br) também:

https://pt.softwaresolus.com/68104-textured-ceilings-vs-smoo...



--------------------------------------------------
Note added at 19 mins (2019-06-15 14:12:34 GMT)
--------------------------------------------------

Também são chamados na linguagem corrente de tetos de pipoca, ver:

O tipo potencialmente perigoso de tetos de pipoca foi instalado em casas até a década de 1980. O termo teto de pipoca refere-se a um revestimento pulverizado ou escovado no teto que seca a um acabamento texturizado. O revestimento oferece vantagens acústicas ao abafar o som. Tectos danificados ou irregulares, muitas vezes solicitado a aplicação de um teto de pipoca. O problema com alguns destes revestimentos ocorre porque eles contêm amianto. O amianto só se torna prejudicial se o teto se deteriorar ou for danificado.
https://pt.softwaresolus.com/18079-are-popcorn-ceilings-dang...

Casas mais antigas podem ter tetos texturizados que são chamados de tetos de pipoca, porque eles são pulverizados com pedaços que se parecem com grãos de pipoca, de acordo com Stanton Homes.
https://por.thehomelifemag.com/types-of-ceilings

Teresa Borges
Portugal
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 46

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Ana Vozone
18 mins
  -> Obrigada, Ana!

agree  ulissescarvalho
2 days 6 hrs
  -> Obrigada, Ulisses!

41 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
(teto) pontilhado


Explanation:
stippling: (in drawing, painting, and engraving) Mark (a surface) with numerous small dots or specks: "the miniaturist's use of stippling". https://www.studystack.com/flashcard-1162288

stippled: pontilhado
https://dictionary.reverso.net/english-portuguese/stippled

Entendo que "stippled ceiling" e "slap brush finish" são sinônimos de "slapbrush" (também mencionado no contexto).

slapbruch: Also known as "Crows Feet", "Stippling or Stippled", "Panda Paw" or ""Stomped Celing". - https://www.youtube.com/watch?v=aNC8Ygvv6Mw

Sendo assim, penso que há outras possibilidades de tradução:

acabamento pé de galinha: https://www.dalttex.com.br/item/Pano-Prato-Liso-Sem-Acabamen...

textura de pé de galinha: https://pt.depositphotos.com/148958967/stock-photo-texture-o...

teto pisado: http://www.archiexpo.com/pt/prod/klafs/product-49514-1713466...

textura: característica visual ou tátil resultante da forma como a tinta se dispõe na superfície impressa. http://www.aulete.com.br/textura

Uma textura pode ter os mais variados aspectos visuais. Neste caso específico, trata-se de textura em "pé de galinha", também conhecida como "teto pontilhado" ou "teto pisado".






--------------------------------------------------
Note added at 54 mins (2019-06-15 14:47:38 GMT)
--------------------------------------------------

Different Types of Wall Textures and Techniques

Nota: "stippled ceiling" aparece na lista como "slap brush":
https://www.joycepainting.com.au/blog/different-types-of-wal...

Esta página contém uma grande variedade de tipos de textura: https://www.pinterest.com/pin/232146555764542534/?lp=true

Sugiro evitar o uso da sinédoque (i.e. o todo pela parte), uma vez que existe um termo específico para este tipo de textura!

Example sentence(s):
  • Possui 15 maravilhosos vitrais, separados por colunas muito finas que se erguem por 15 metros até o teto pontilhado de estrelas
  • Ela olhou para o teto pontilhado, vendo somente o rosto dele. Sasha.

    https://www.facebook.com/itinerariodeviagem/photos/a.489494904567083/877082082475028/?type=3&theater
    https://books.google.com/books?id=7_VqDwAAQBAJ&pg=PT13&lpg=PT13&dq=%22teto+pontilhado%22&source=bl&ots=gEeEnUZ4VF&sig=ACfU3U3ofz9z8mloBXxrvi
Oliveira Simões
United States
Native speaker of: Portuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search