"rises" e "sets"

Portuguese translation: nasce / põe-se

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:\"rises\" e \"sets\"
Portuguese translation:nasce / põe-se
Entered by: Teresa Bento

14:16 Mar 28, 2017
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Astronomy & Space / International Space Station
English term or phrase: "rises" e "sets"
Olá colegas,

Estou a traduzir uma app para telemóvel sobre o espaço.

Como traduziriam "rises" e "sets" nesta frase sobre a Estação Espacial Internacional?

Se fosse sobre o Sol ou a Lua, diria "nasce" e "põe-se" às x horas, mas como é um pouco mais complicado decidi pedir a vossa ajuda.

"International space station flyover starts at XX, it's duration is XX. International space station rises at (time) and sets at (time)."

Obrigada desde já!

Teresa
Teresa Bento
Portugal
nasce/se põe
Explanation:
:) À semelhança dos astros
Selected response from:

Clauwolf
Grading comment
Muito obrigada pela ajuda! :)
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
3 +2nasce/se põe
Clauwolf
4torna-se visível e desaparece
Matheus Chaud
3 +1começa a subir/desce
Danik 2014


Discussion entries: 3





  

Answers


21 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +1
\"rises\" e \"sets\" (neste contexto específico)
começa a subir/desce


Explanation:

" Lentamente, a nave começa a subir da plataforma de lançamento."

https://educacaoespacial.wordpress.com/recursos-2/materiais-...

Danik 2014
Brazil
Native speaker of: Native in GermanGerman, Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  expressisverbis: Ou ascende e descende... não tenho a certeza, não é a minha área, gosto de andar com os pés bem assentes na Terra ;)
1 hr
  -> Obrigada, Sandra!Também pensei primeiro nestes termos que você sugeriu, mas não encontrei nenhuma entrada para esse contexto.

24 mins   confidence: Answerer confidence 3/5Answerer confidence 3/5 peer agreement (net): +2
\"rises\" e \"sets\" (neste contexto específico)
nasce/se põe


Explanation:
:) À semelhança dos astros

Clauwolf
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 4
Grading comment
Muito obrigada pela ajuda! :)

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Maria Teresa Bermudes: (nasce e põe-se em Portugal):
18 mins
  -> isso, obrigado!

agree  Mario Freitas: Não conheço uma alternativa para isto.
6 hrs
  -> obrigado

12 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
"rises" and "sets"
torna-se visível e desaparece


Explanation:

to rise = to come up (to become visible)
to set = to disappear beyond the horizon
(fonte: WordNet)

Ex.:
https://www.newspapers.com/newspage/179110944/May 10, 2006
The International Space Station rises from west of northwest after 10:04 p.m. tonight. In less than a minute, it disappears into shadow above the...


Sugestão para a frase:

International space station rises at (time) and sets at (time).
A estação espacial internacional torna-se visível (ou aparece) às 00h00, desaparecendo às 11h11

Matheus Chaud
Brazil
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search