Faint star

Portuguese translation: estrela tênue

GLOSSARY ENTRY (DERIVED FROM QUESTION BELOW)
English term or phrase:faint star
Portuguese translation:estrela tênue
Entered by: Jeronymo Andrade

17:54 Nov 23, 2018
English to Portuguese translations [PRO]
Science - Astronomy & Space
English term or phrase: Faint star
Texto de uma pulicação em mídia social de astronomia:

"This diagram compares the orbits of the newly-discovered planets around the faint red star..."

Imagino se não há um termo mais cientificamente apropriado do que simplesmente "estrela fraca".

Estou considerando usar "estrela vermelha fria", conforme indicação em https://pt.wikipedia.org/wiki/TRAPPIST-1
Jeronymo Andrade
Brazil
estrela tênue
Explanation:
Encontrado no site do UOL:

"A IC 1295 é verde, brilhante e rodeia uma estrela tênue situada a cerca de 3300 anos-luz de distância, na constelação do Escudo." - https://www.band.uol.com.br/amp/100000589683

Veja outros exemplos abaixo.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-11-23 18:56:28 GMT)
--------------------------------------------------

faint: (adj) tênue
https://michaelis.uol.com.br/moderno-ingles/busca/ingles-por...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-11-23 19:06:48 GMT)
--------------------------------------------------

"Tênue" se refere à luminosidade da estrela. Parece-me que o termo cai bem num contexto científico. Para evitar qualquer ambiguidade, sugiro colocar o adjetivo logo após o substantivo: "estrela tênue vermelha". Se puser "vermelha" no meio, fica parecendo que a cor é tênue, e não a estrela.

--------------------------------------------------
Note added at 22 hrs (2018-11-24 15:56:19 GMT)
--------------------------------------------------

Numa pesquisa adicional, cheguei à conclusão de que o termo "luminosidade" é relativo. No Diagrama de Hertzsprung-Russell, por exemplo, o Sol aparece com luminosidade 1, considerada baixa se levarmos em conta a luminosidade das supergigantes. "Tênue" se refere à percepção de alguém que observa a estrela a partir da Terra. É uma estrela tênue, quase imperceptível. http://astronomy.swin.edu.au/cosmos/h/hertzsprung-russell di...
Selected response from:

Oliveira Simões
United States
Grading comment
Obrigado @Oliveira. Tênue descreve muito bem o sentido desejado no texto, pois situa-se entre o coloquial esperado em redes sociais, e entre o científico de uma publicação especializada.
4 KudoZ points were awarded for this answer



Summary of answers provided
4 +4estrela de baixa luminosidade
Matheus Chaud
4estrela tênue
Oliveira Simões
4brilho aparente reduzido
BV1
4 -1estrela vermelha fraca
airmailrpl
4 -1estrela pouco ativa
Teresa Borges


Discussion entries: 10





  

Answers


4 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): +4
faint star
estrela de baixa luminosidade


Explanation:

Ex.:
https://www.galeriadometeorito.com/2018/11/planeta-rochoso-e...
Apesar da grande proximidade, por Barnard ser uma estrela de baixa luminosidade, o exoplaneta recém-descoberto recebe apenas 2% da energia que a Terra recebe do Sol.

Matheus Chaud
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
agree  Mario Freitas: Também vi "estrela apagada" e "estrela pálida", mas não me arrisco a dar palpite.
46 mins
  -> Obrigado, Mário! Agradeço também as sugestões adicionais.

agree  Rosana de Almeida
2 hrs
  -> Obrigado, Rosana!

agree  Martin Riordan
16 hrs
  -> Obrigado, Martin!

agree  BV1: É preciso especificar que se trata da luminosidade APARENTE.
18 hrs
  -> Obrigado, Paulo!

56 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
faint star
estrela pouco ativa


Explanation:
Diria assim em PT(pt), ver:

Localizado a apenas 11 anos-luz de distância da Terra, o exoplaneta Ross 128 b tem o tamanho do nosso planeta e orbita uma estrela anã vermelha pouco ativa, sendo o segundo planeta temperado mais próximo de nós.
https://noticias.up.pt/portugues-na-descoberta-de-novo-plane...

O exoplaneta – assim chamado por não pertencer ao Sistema Solar – orbita em torno de uma estrela-anã vermelha pouco ativa, muito próxima do Sol, o que indica que é potencialmente habitável.
https://observador.pt/2017/11/15/ross-128-b-ha-um-segundo-pl...

Teresa Borges
Portugal
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  BV1: Não necessariamente, penso. Uma estrela pode ser muito ativa (emitir muita energia) e de pouco brilho aparente ao observador terrestre, se estiver muito longe de nós.
17 hrs
  -> O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço chama-lhe assim...

2 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5 peer agreement (net): -1
faint red star
estrela vermelha fraca


Explanation:
faint red star => estrela vermelha fraca

Comparação dos tamanhos dos planetas da TRAPPIST-1 com os ...
https://www.eso.org/public/brazil/images/eso1706d/
Feb 22, 2017 - Este diagrama compara os tamanhos dos recém descobertos planetas situados em torno da estrela vermelha fraca TRAPPIST-1 com os

Trio de exoplanetas ao redor de estrela fria poderá revelar vida
https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?...
May 3, 2016 - ... nós descobrimos não apenas um único planeta isolado em torno de uma estrela vermelha fraca, mas um sistema completo de três planetas!

Possível “Super-Terra” encontrada após décadas de buscas | National ...
www.nationalgeographicbrasil.com/.../espaco-universo-sol-es...
21 hours ago - Por Nadia Drake. Uma fraca estrela vermelha se eleva sobre a paisagem nesta ilustração do planeta recém-descoberto. foto de Illustration by ...

airmailrpl
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in EnglishEnglish, Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 16

Peer comments on this answer (and responses from the answerer)
disagree  BV1: Acho que não tem, necessariamente, nada a ver com o tipo espectral (vermelho) da estrela.
16 hrs
  -> IYHO ?? - I, of course, disagree with you..."around the faint red star..."

17 hrs   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
faint star
brilho aparente reduzido


Explanation:
Fala-se também de "magnitude aparente". Entretanto, a escala de magnitude é inversa: quanto MAIOR a magnitude aparente, mais fraca a estrela se apresenta ao observador.

--------------------------------------------------
Note added at 18 horas (2018-11-24 11:59:16 GMT)
--------------------------------------------------

A palavra chave é "aparente", quer digamos brilho, quer luminosidade, quer magnitude ou grandeza.

BV1
Brazil
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese

59 mins   confidence: Answerer confidence 4/5Answerer confidence 4/5
faint star
estrela tênue


Explanation:
Encontrado no site do UOL:

"A IC 1295 é verde, brilhante e rodeia uma estrela tênue situada a cerca de 3300 anos-luz de distância, na constelação do Escudo." - https://www.band.uol.com.br/amp/100000589683

Veja outros exemplos abaixo.



--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-11-23 18:56:28 GMT)
--------------------------------------------------

faint: (adj) tênue
https://michaelis.uol.com.br/moderno-ingles/busca/ingles-por...

--------------------------------------------------
Note added at 1 hr (2018-11-23 19:06:48 GMT)
--------------------------------------------------

"Tênue" se refere à luminosidade da estrela. Parece-me que o termo cai bem num contexto científico. Para evitar qualquer ambiguidade, sugiro colocar o adjetivo logo após o substantivo: "estrela tênue vermelha". Se puser "vermelha" no meio, fica parecendo que a cor é tênue, e não a estrela.

--------------------------------------------------
Note added at 22 hrs (2018-11-24 15:56:19 GMT)
--------------------------------------------------

Numa pesquisa adicional, cheguei à conclusão de que o termo "luminosidade" é relativo. No Diagrama de Hertzsprung-Russell, por exemplo, o Sol aparece com luminosidade 1, considerada baixa se levarmos em conta a luminosidade das supergigantes. "Tênue" se refere à percepção de alguém que observa a estrela a partir da Terra. É uma estrela tênue, quase imperceptível. http://astronomy.swin.edu.au/cosmos/h/hertzsprung-russell di...

Example sentence(s):
  • Astrônomos também registraram erradamente observações de uma estrela dupla em lugar de J900 e uma estrela tênue da constelação de Gemini.
  • A estrela tênue e discreta 51 Pegasi, assinalada com um círculo vermelho e que pode ser observada vagamente a olho nu, tem em sua órbita o planeta 51...

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Estrela_dupla
    https://www.eso.org/public/brazil/images/eso1517b/
Oliveira Simões
United States
Meets criteria
Native speaker of: Native in PortuguesePortuguese
PRO pts in category: 8
Grading comment
Obrigado @Oliveira. Tênue descreve muito bem o sentido desejado no texto, pois situa-se entre o coloquial esperado em redes sociais, e entre o científico de uma publicação especializada.




The KudoZ network provides a framework for translators and others to assist each other with translations or explanations of terms and short phrases.


See also:

Your current localization setting

English

Select a language

Term search
  • All of ProZ.com
  • Term search
  • Jobs
  • Forums
  • Multiple search